Autores: BRUNA PIRES DOS SANTOS E DIONE TOZZI BUENO
Apresentador (a):BRUNA PIRES DOS SANTOS
Orientador (a): CARMO THUM
Outros Trabalhos:
Instituição: FURG
Área: 4 - Educação
Título: A influência do desenho animado no contexto escolar
Resumo: A televisão tornou-se para a sociedade
atual um objeto indispensável, é muito
rara uma casa que não possua este
aparelho familiar. Desta forma, a TV serve
como meio de entretenimento, determina
padrões éticos, dita comportamentos,
altera a linguagem popular, conduzindo
informações questionáveis, mas muitas
vezes atua na função de babá,
transmitindo desenhos animados com
conteúdos desapropriados para as
crianças, que são assistidos sem a
supervisão dos pais. A estrutura familiar
presente sofreu algumas alterações, como
por exemplo, as mulheres além de
trabalharem fora continuam realizando as
tarefas domésticas e ainda são
responsáveis pelo cuidado com os filhos,
outro exemplo é a questão estrutural da
família que nem sempre é pai, mãe e
filhos, logo estas peculiaridades são
fatores que refletem no comportamento
infantil atual.
Em meio aos fatores expostos acima,
acredita-se que a TV com suas influências,
seja o principal agente causador do
fenômeno Bullying (palavra de origem
inglesa adotada em muitos países, o termo
sem equivalente no português, é um
conjunto de atitudes agressivas,
intencionais e repetitivas que ocorrem sem
motivação evidente , de forma velada ou
explícita , adotado por um ou mais
indivíduos contra outro(s), causando dor,
angústia e sofrimento. Está presente na
família, na escola, no trabalho, na
comunidade...Mas é na escola que o
fenômeno Bullying se revela, se acentua e
marca de forma indelével a alma do
indivíduo, aterrorizando-o e lavando-o a
reações desesperadas, podendo chegar
até o suicídio.Cleo Fante.)
ambiente escolar, pois é neste espaço que
o a criança reproduz os estilos de condutas
e comporta-se como os seus “heróis” nos
desenhos animados.
Partindo deste pressuposto, foi
entrevistado um certo número de crianças
de 1ª à 4ª série do ensino fundamental de
uma escola estadual do município de Rio
Grande, questionando quais os desenhos
que elas assistem, o por quê preferem tais
desenhos, se elas gostariam se ser estes
personagens, entre outras várias
questões. Tornou-se possível realizar esta
pesquisa, visto que a escola encontrava-se
como um grande problema no horário de
intervalos com relação às brincadeiras
violentas realizadas pelos alunos neste
período de tempo.
A partir dos resultados das entrevistas , foi
possível identificar que os alunos desta
escola não cultivavam o hábito de brincar,
assim foram organizadas atividades nos
horários de intervalo, com o objetivo de
restaurar o hábito de brincar através das
brincadeiras folclóricas, trabalhando com
os alunos questões como cidadania,
conscientizando estes das diferenças
físicas, sociais e econômicas para que o
fenômeno Bullying fosse erradicado do
convívio escolar destes futuros cidadãos.
Os resultados estão sendo muito ricos e
motivadores para que esta pesquisa
continue em atividade.
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