Trabalhos apresentados no II
Seminário de Ensino

Autores: LUCIANA BARBOSA DA SILVA VEGA
Apresentador (a):LUCIANA BARBOSA DA SILVA VEGA
Orientador (a): SIRLEI NADIA SCHIRMER
Outros Trabalhos:
Instituição: FURG
Área: 5 - Meio Ambiente
Título: EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: APRENDENDO COM AS OFICINAS PEDAGÓGICAS.
Resumo: O presente projeto realizou-se na turma do 1º ano da E.M.E.F. Bento Gonçalves e teve como objetivo analisar o processo de aprendizagem, ao inserir nas práticas educativas, as oficinas pedagógicas, abordando como temática a Educação Ambiental e as experiências do cotidiano. As oficinas pedagógicas são instrumentos de ação/reflexão, de inovação e problematização na aprendizagem e que unidas a temas mobilizadores como a Educação Ambiental, possibilitam contextualizar as atividades cotidianas dos educandos, integrando o trabalho individual e coletivo dessas construções e transformações da realidade. Foram realizadas três oficinas pedagógicas no período de uma semana, com o acompanhamento do educando em cada trajetória (pessoal e do grupo), nas atividades de interpretação, produção coletiva, trabalho com reciclagem e debates, enfatizando as relações entre as problemáticas locais e a Educação Ambiental, por uma ótica que respeita e valoriza a especificidade desse aluno. Ciente da abrangência da área de conhecimento que a Educação Ambiental contempla ficou acordado pela turma o tema: Meio Ambiente - conhecer, pensar e agir pela vida. Iniciou-se uma conversa informal com o grupo traduzindo idéias, descobertas e construções e que desse interagir, foram compondo um texto coletivo sobre poluição/preservação e a responsabilidade de cada um nesta luta. Posteriormente trabalhou-se com recortes/colagens de jornais e revistas onde os alunos expressavam suas interpretações e escolhas. Em outra dinâmica foi utilizado materiais de sucata para desenvolver a percepção social e ambiental, assim como,a criatividade, autonomia, cidadania e solidariedade. O projeto possibilitou o envolvimento integral e integrado dos educandos através das oficinas pedagógicas em um movimento de (re)construção de conhecimentos relacionados ao meio ambiente, inserindo-os na problemática local e global da Educação Ambiental. É essencial a escolha pelo educador de ferramentas que incentivem o desenvolver de uma educação libertadora, e que torne a escola e a sala de aula menos reprodutiva e mais criativa.
Bolsa: Sem Bolsa

voltar

Autores: RENNER, M. A. G.; PEREIRA, R. A.; HEINZ, W. P. P.
Apresentador (a):MARCO ANTÔNIO DA GAMA RENNER
Orientador (a): VICTOR HUGO GUIMARÃES RODRIGUES
Outros Trabalhos:
Instituição: FURG
Área: 8 - Trabalho
Título: Trabalho, Liberdade, Sonho e Loucura
Resumo: O objetivo desta apresentação é demonstrar como o indivíduo pode ser feliza no trabalho. Toda e qualquer atividade pode ter paixão, sonho e loucura. Não necessariamente o ser humano pode e deve estar atrelado, amaranhado, preso ao seu trabalho como se fosse um instrumento de tortura. A qualidade de vida que buscamos está associada com a idéia de que para sermos felizes temos que estar nas atividades que mais acumulam valor - o dinheiro! Dando a impressão de que para atingir a felicidade temos que nos manter sufocados em atividades que optamos pela materialidade imposta pelo modo de produção capitalista. Através desse estudo vamos mostrar que o indivíduo não pode sufocar seu inconsciente o sonho, o prazer e a satisfação de viver com liberdade e amor ao que faz e produz. Trabalho não deve ser uma pena, imposta por nós e a sociedade, deve ser algo para nós, prazeroso e vivificante. Através de uma entrevista simples e direta, procuramos demonstrar como isto é possível, pois a liberdade, o sonho e a loucura no trabalho passa pelo processo de quebra de pre- conceitos. estigmas e rótulos até a liberdade sonhada. Como disse Cecília Meirelles, in Romanceiro da Inconfidência: "Liberdade, essa palavra que o sonho humano alimenta, que não há ninguém que explique e ninguém que não entenda."
Bolsa: Sem Bolsa

voltar

Autores: LEMOS, MICHELE VELEDA; CAPPELLETTO, ELIANE
Apresentador (a):MICHELE VELEDA LEMOS
Orientador (a): ELIANE CAPPELLETTO
Outros Trabalhos:
Instituição: FURG
Área: 4 - Educação
Título: Práticas Pedagógicas em Física: rumo a um Ensino Inovador
Resumo: Relata-se o trabalho desenvolvido na disciplina Atividades de Ensino de Física II, da 3a série da Licenciatura em Física da FURG. Além de discutir aspectos conceituais, experimentais, didáticos, pedagógicos, epistemológicos e lúdicos do Ensino de Física, são propostas diversas práticas pedagógicas aos futuros licenciandos. Um dos trabalhos realizados foi a elaboração de aulas no PowerPoint, para o Ensino Médio, envolvendo a Termodinâmica, a partir de pesquisas na Internet e em livros de referência de Física. A escolha dos temas ficou a critério de cada licenciando, porém todos deveriam enfatizar a Física do cotidiano, fazer uma apresentação breve, resumida, mas conceitualmente correta, escolher imagens expressivas e explorar as aplicações tecnológicas do tema. O objetivo é mostrar a possibilidade de um Ensino de Física inovador, com ênfase na criatividade, na experimentação e na interdisciplinaridade. Espera-se modificar a visão corrente na escola de que a Física é uma ciência abstrata, aborrecida, difícil de ser entendida. Desafia-se o aluno através da aproximação com os fenômenos da natureza e os conceitos que a explicam. Pretende-se apoiar, também, os professores do Ensino Médio, estimulando-os a realizar aulas interessantes, práticas pedagógicas mais eficazes, pela introdução de novas mídias e tecnologias e pelo acesso a informações atualizadas, contribuindo assim para a formação docente tanto inicial como continuada. No ano de 2007, os 12 licenciandos mostraram suas produções em um seminário interno, onde os trabalhos foram analisados e receberam críticas construtivas. Ao final da revisão, serão disponibilizados na rede para acesso gratuito. Dentre os trabalhos, destacamos “Estados Físicos da Matéria” como um exemplo concreto da proposta.
Bolsa: Sem Bolsa

voltar

Autores: PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS (PCN´S), GENEBALDO FREIRE DIAS, PEDRINI, A. G., FERREIRA, C. A. S., LÜDKE, MENGA, ANDRÉ, MARLI, REIGOTA, MARCOS E SATO, MICHELE.
Apresentador (a):DANÚBIA GAUTÉRIO DA VEIGA
Orientador (a): JANAINA AMORIM NOGUEZ
Outros Trabalhos:
Instituição: FURG
Área: 4 - Educação
Título: A Educação Ambiental nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Resumo: Este estudo é parte de uma pesquisa que visa verificar como é trabalhado o tema Educação Ambiental numa escola pública de Rio Grande e também investigar a(s) concepção(s) dos professores sobre esse tema, além de conhecer as ações desenvolvidas por esses profissionais na escola a cerca desta temática através da interdisciplinaridade e da transversalidade. Na metodologia de investigação foi utilizado como instrumento de pesquisa um questionário aberto composto de cinco questões para os professores e seis questões para a coordenadora escolar, visando a compreensão de cada sujeito sobre o referido tema. Desenvolveu-se um estudo qualitativo através da análise interpretativa dos dados coletados dos profissionais da escola (cinco professores e uma coordenadora da rede pública), objetivando verificar o conhecimento destes a cerca do tema. Entre os dados coletados, analisou-se a interpretação que cada participante da pesquisa possui a respeito da Educação Ambiental, bem como se este tema é inserido nos conteúdos curriculares trabalhados por eles na escola. Para dar suporte teórico e metodológico a tudo o que foi analisado utilizou-se como referencial teórico à rede de significações: os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN´S), Genebaldo Freire Dias, PEDRINI, A. G., FERREIRA, C. A. S., LÜDKE, Menga, ANDRÉ, Marli, REIGOTA, Marcos e SATO, Michele. nullnull
Bolsa: Sem Bolsa

voltar

Autores: GIOVANE RODRIGUES JARDIM
Apresentador (a):GIOVANE RODRIGUES JARDIM
Orientador (a): DR. OSMAR MIGUEL SCHAEFER
Outros Trabalhos:
Instituição: OUTRO
Área: 4 - Educação
Título: HERBERT MARCUSE: A FELICIDADE HUMANA COMO OBRA DA EDUCAÇÃO
Resumo: A civilização estabelecida fora eficaz no controle social através da naturalização e da justificação do sofrimento infringido aos indivíduos em vista de uma Ananke (carência), as imagens de uma sociedade não-repressiva fora admitida somente nas idéias, ou adiadas para a eternidade. Esta identificação da razão como realidade, num movimento de positivação da realidade como a verdade e da razão como o logos de dominação, tem sido o instrumento de perpetuação não só da “repressão” biológica, como também da introjeção de nossas “necessidades”, ou seja, da “mais-repressão” na modificação histórica dos instintos humanos. Delinear o papel da educação nos limites deste “princípio de eficiência” dar-se-ia pela simples identificação do processo educativo como o responsável pela introjeção do “principio de realidade” ao protótipo do “pai primordial”, responsável por moldar nos indivíduos um interesse geral, não conflitante, que possibilite uma “servidão voluntária.” Mas tão assombroso quanto este projeto da razão personificada como tecnologia, é seu progresso como “luta pela existência” que a muito se tornou obsoleto, “as realizações desta mesma sociedade tornam seu fundamento lógico irracional.” Contudo na história da humanidade, desde a “horda primitiva”, perpassando pelo “clã dos irmãos” e a “sociedade de escravos” até a “democracia de massas,” esta lógica não progrediu sem oposições, o protesto, a recusa, a renúncia, caracterizaram dialeticamente a luta da vida contra os mecanismos mortificação e sofrimento, “é uma revolta biológica, contra os falsos líderes, falsos pais, falsos professores”. Marcuse baseando-se na teoria da mudança social, no delinear da possibilidade histórica do estabelecimento de “um novo princípio de realidade” sem o “ascetismo do mundo interior” que fora base para a dominação, define a educação como emancipação humana, ou seja, um processo “de conhecer seu verdadeiro interesse.” A eflorescência das potencialidades e capacidade é a obra da educação, realização da “felicidade humana”.
Bolsa: Sem Bolsa

voltar

Autores: FELIPE SOARES NASCIMENTO;ANDRÉ LEMES DA SILVA
Apresentador (a):FELIPE SOARES NASCIMENTO
Orientador (a): ANDRÉ LEMES DA SILVA
Outros Trabalhos:
Instituição: FURG
Área: 4 - Educação
Título: O Projeto de Arte e Reciclagem do CAIC/FURG como instrumento potencializador da criatividade ecológica
Resumo: Iniciado em 1999, o Projeto Arte e Reciclagem é uma atividade de extensão que vem sendo desenvolvida, no âmbito do Centro de Atenção Integral a Criança e ao Adolescente-CAIC/FURG. No ano de 2006, o projeto integrou-se às ações do Programa de Atenção às Famílias (realizado com apoio do MEC/SESU- PROEXT 2006), desenvolvido em parceria pelo CAIC e pelo Centro de Estudos Psicológicos Sobre Meninos e Meninas de Rua (CEP-Rua). Nesse sentido, além de atender aos alunos, o projeto estendeu suas ações às comunidades que se situam no entorno do CAIC. Neste ano, estamos trabalhando com uma turma de 12 alunos do CAIC e uma turma com 10 participantes da comunidade, objetivando oportunizar novas possibilidades de manejo com o papel reciclado e a sua articulação com as práticas artísticas e educativas. No que se refere a sua metodologia, o projeto está organizado através do desenvolvimento de diferentes oficinas que trabalham valores como a cooperação e o diálogo entre os indivíduos, o potencial criativo e a sensibilização ecológica dos educandos. São elas: Mão na Massa - Reciclagem de espírito; Composição de Mosaicos-Micro Reciclagem; Intercambio Estudantil- Reciclagem Cultural; Serigrafia- Reciclagem Gráfica; Estudo Antropológico do Lixo-Reciclagem de Conceitos; Jogos e Brincadeiras-Reciclagem Lúdica; Repertório-Reciclagem em Vídeo; Ambientações em Saídas de Campo. O trabalho com essas oficinas nos permite realizar ações que valorizam o desenvolvimento artístico, cultural, ecológico e humanístico dos envolvidos, oferecendo conhecimentos básicos que permitem a criação de conteúdos referentes às artes e as ciências ambientais, expressar a criatividade, preservar o meio ambiente e recuperar os valores humanos. Dessa forma, acreditamos que o Projeto de Arte e Reciclagem está contribuindo para a construção de espaços didático- pedagógicos, apresentando-se, ainda, como alternativa de geração de trabalho e renda para as famílias, assim como proporciona o espaço de re-construção do estabelecimento de relações mais harmoniosas entre ser humano e natureza.
Bolsa: FURG

voltar

Autores: SALOMÃO D.;TERRA,W.;QUADRADO,R.
Apresentador (a):DIANA PAULA SALOMÃO DE FREITAS
Orientador (a): RAQUEL PEREIRA QUADRADO
Outros Trabalhos:
Instituição: FURG
Área: 5 - Meio Ambiente
Título: “CONHECENDO A NOSSA FONTE DE ÁGUA, O CANAL SÃO GONÇALO”.
Resumo: No atual contexto sócio-ambiental da sociedade brasileira, os estudantes universitários, e em especial os de Biologia, devem buscar maneiras de superar o atual modelo transmissivo- repetitivo de ensino. Durante a realização da disciplina Estágio Supervisionado em Ciências III, em parceria com a Escola Estadual de Ensino Médio Silva Gama, foi construída uma proposta diferenciada. Os alunos da quinta-série, turma 51, junto com a professora Madelaine Leopoldo Carvalho, foram levados a conhecer e aprender sobre o canal São Gonçalo. Esse canal, que conecta a Lagoa dos Patos com a Lagoa Mirim, é a principal fonte de abastecimento de água doce do município de Rio Grande. Realizada no dia 10 de maio de 2007, 26 alunos, de idades entre 11 e 12 anos, exploraram esse ambiente de transição entre a água doce e salgada, sendo debatido as riquezas naturais e os impactos antrópicos no mesmo. Após o exposto pelos acadêmicos de Biologia, os alunos da quinta-série puderam descobrir o papel ecológico dos banhados, a mistura das águas do oceano com a lagoa e as implicações para a fauna e flora presentes devido a construção da Barragem – Eclusa que evita a passagem da água salgada,na época da estiagem. Também foram expostas as dificuldades enfrentadas pelos pescadores artesanais locais relacionadas à barragem mencionada. Os alunos demonstraram impressionante capacidade de desenvolver consciência sócio- ambiental, de identificar impactos gerados pela poluição da água e refletir sobre o futuro do nosso canal. Como resultado desse rico aprendizado, os alunos foram responsáveis pela transmissão de valores de conservação do São Gonçalo, sendo os próprios vetores de seus novos conhecimentos – foram distribuídos na comunidade local, o balneário Cassino, panfletos explicativos sobre o projeto. Nesse panfleto foram abordadas as atividades do projeto e as reflexões realizadas apartir do aprendizado.
Bolsa: Sem Bolsa

voltar

Autores: BARROS, SUZANA DA C. DE.
Apresentador (a):SUZANA DA CONCEIÇÃO DE BARROS
Orientador (a): PAULA REGINA COSTA RIBEIRO
Outros Trabalhos:
Instituição: FURG
Área: 4 - Educação
Título: A INCLUSÃO DE PORTADORES DE DEFICIÊNCIA FÍSICA NA ESCOLA.
Resumo: Esse trabalho foi desenvolvido para a disciplina Estágio III do Curso de Ciências Biológicas Licenciatura da Fundação Universidade Federal do Rio Grande. Esse tem como propósito problematizar o tema inclusão social na escola. A luta pela incorporação dos portadores de deficiência na escola tem criado força, e sendo a escola um micro-universo seria importante começar a inclusão nesse meio, já que ela reflete a situação da sociedade. Em meu estágio obtive a oportunidade de trabalhar com deficiente físico, e a experiência não foi nada fácil, pois tive que enfrentar a falta de estrutura da escola. Essa é localizada em um prédio antigo que comporta dois andares, sendo que o acesso ao segundo andar só é possível por escadas, além disso, a maioria das salas ficam localizada na parte superior da escola, apenas duas salas estão localizadas no fundo da escola, assim para o menino não ser prejudicado a turma foi colocada em uma dessas salas. Minha proposta pedagógica era resgatar a importância do uso de filmes infantis e da utilização do ambiente em que o aluno está inserido para o ensino de ciências. Acredito que consegui alcançar os meus objetivos, mas houveram diversas dificuldades, e percebi ao longo do meu estágio que as discussões sobre inclusão não foram realizadas, embora esse debate esteja presente na sociedade. Foram muitos os problemas enfrentados pelo menino, tantos que ele desistiu de estudar, porém não apenas ele sentia se prejudicado, mas toda a turma que sentiam se privados de estudarem juntos com as outras turmas. Com certeza a inclusão é necessária, pois ajuda a sociedades a aceitar as diferenças, mas as escolas devem ser reestruturadas e modificadas para receber esses alunos.
Bolsa: Sem Bolsa

voltar

Autores: LAURELIZE PEREIRA ROCHA, TÂNIA CRISTINA SCHÄFER VASQUES, VANESSA BITTENCOURT RIBEIRO, PABLO VITÓRIO ANNUNZIATO RUIVO, GIOVANA CALCAGNO GOMES
Apresentador (a):LAURELIZE PEREIRA ROCHA
Orientador (a): GIOVANA CALCAGNO GOMES
Outros Trabalhos:
Instituição: FURG
Área: 6 - Saúde
Título: Planejamento da Assistência de Enfermagem para uma paciente com diagnóstico de AIDS
Resumo: Sendo acadêmicas do curso de Enfermagem e Obstetrícia da Fundação Universidade Federal do Rio Grande, desenvolvemos um estudo na Disciplina de Prática de Enfermagem direcionado a uma paciente com diagnóstico de AIDS internada na Unidade de Serviço de Pronto Atendimento do Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Correa Jr.. Este teve por objetivo realizar um plano de assistência integral e específico. Após obtermos o consentimento da cliente, iniciamos a coleta de dados. Dessa forma, foi realizada a entrevista, análise documental no prontuário e exame físico completo. A partir destes dados realizamos a Sistematização da Assistência de Enfermagem, detectando diversos diagnósticos de enfermagem, entre os quais destacamos: dor aguda, fadiga, mobilidade física prejudicada, desobstrução das vias aéreas ineficaz, risco para infecção, proteção alterada, volume de líquidos deficiente, nutrição para menos que o corpo necessita, tristeza crônica, desesperança, impotência e ansiedade. Para cada um destes foram determinados planos assistenciais específicos de enfermagem. Assim sendo, constatamos que um Plano de Assistência sistematizado garante ao profissional enfermeiro a aplicação de seus conhecimentos técnicos - científicos qualificando o cuidado, possibilitando a realização de um trabalho organizado, individualizado e humanizado para com o paciente.
Bolsa: Sem Bolsa

voltar

Autores: RODRIGUES, D
Apresentador (a):DAIANE BORGES RODRIGUES
Orientador (a): JANAINA AMORIM NOGUEZ
Outros Trabalhos:
Instituição: FURG
Área: 4 - Educação
Título: Mídias e Infância
Resumo: Este artigo tem como tema central a discussão crítica sobre as influências que as propagandas veiculadas pela TV podem ter em nossas atitudes e principalmente em nossa formação. Através do estudo foi possível perceber a influência dos vários meios de comunicação na vida das crianças. Estas acabam sendo expostas a um alto índice de consumismo, violência e erotização precoce. Estes apelos ao público infantil influenciam diretamente no modo de agir e pensar das crianças, o que ocasiona a inserção do mundo das mídias também dentro da sala de aula. Sendo assim pesquisar tal temática é importante, pois compromete os profissionais da educação a trabalharem com alunos inseridos neste meio social. O objetivo desta pesquisa é identificar as influências que as mídias têm na vida das crianças.Além de reconhecer a importância das tecnologias, quando usadas de forma adequada; demonstrar que a escola precisa trabalhar com as mídias e por fim verificar se o professor possui uma preocupação em trazer para sala de aula as inovações tecnológicas. A orientação metodológica adotada será a observação durante os estágios realizados ao longo da formação profissional da autora. Os resultados parciais desta pesquisa remetem aos grandes efeitos da mídia sobre o mundo infantil, pois dentro da escola foi possível encontrar reflexos das mídias, tanto nas ações dos alunos, como nas dos próprios professores, que ainda se encontram perdidos neste novo “mundo”. A orientação teórica adotada teve como premissa influenciadora o livro “O que é Mídia” de Maria Luiza Belloni, que trabalha com a discussão sobre os meios de comunicação, propiciando uma forma ampla de conhecimentos. Para finalizar, é possível dizer que a pesquisa ainda não terminou, os achados são parciais, mas de grande valia, a medida em que trazem muitas discussões a respeito.
Bolsa: Sem Bolsa

voltar

Autores: JOICE REJANE PARDO MAURELL
Apresentador (a):JOICE REJANE PARDO MAURELL
Orientador (a): SIRLEI NADIA SCHIRMER
Outros Trabalhos:
Instituição: FURG
Área: 4 - Educação
Título: "Os leitores da turma 41 estiveram aqui!"
Resumo: O projeto de ensino que vou apresentar tem o título “Os leitores da turma 41 estiveram aqui” e caracteriza um trabalho que prevê o uso da literatura na sala de aula como forma de interligar o currículo. Foi confeccionado um cartaz, fixado em isopor, com o mapa mundi para ser preenchido com bandeirinhas da turma 41 em todos os países que tiveram seus textos lidos em aula. Para aproveitar o interesse das crianças, criei um novo quadro que chamei de “Quadro Relacional entre Países”, que era preenchido na sala de aula com a participação dos alunos à cada conto lido e teve os seguintes enfoques: país, capital, área, população, continente e governo. Toda aula foi aberta com a leitura de um conto e este foi escolhido de acordo com conteúdos que seriam trabalhados naquele momento. A proposta de trabalhar contos parte da reflexão, que em sociedades letradas, desde muito cedo, as crianças demonstram interesse e fazem reflexões sobre a função e o significado da língua. Para que a escola de continuidade a esse processo e não esteja dissociada da vida, é preciso que o professor desperte nas crianças o interesse de ler e ouvir contos, promovendo a confiança dos estudantes como leitores, criando expectativas ao manipular os livros e coordenando informações do textos e ilustrações. Os contos que utilizei no projeto eram contos de vários países, clássicos que se espalharam pelo mundo, tendo uma estrutura complexa, importante no processo de formar leitores. Os contos estão empregados de palavras novas, de significados e acontecem dentro de uma narrativa perfeita com a seqüência apresentada sempre da mesma forma: cenário, problema, construção de clímax da história, clímax, resolução do problema e desfecho.
Bolsa: Sem Bolsa

voltar

Autores: GABRIELE SCHEK; JOSANA BRODT; LISIANE CICOLELLA
Apresentador (a):LISIANE DE AGUIAR CICOLELLA
Orientador (a): GIOVANA CALCAGNO GOMES
Outros Trabalhos:
Instituição: FURG
Área: 6 - Saúde
Título: Planejamento da Assistência de Enfermagem a um paciente terminal
Resumo: PLANEJAMENTO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM A UM PACIENTE TERMINAL Gabriele Schek1 Josana Brodt2 Lisiane Cicolella3 Fernanda Lucas Lopes4 Giovana Calcagno Gomes5 Como acadêmicas do curso de Enfermagem e Obstetrícia da Fundação Universidade Federal do Rio Grande, desenvolvemos um estudo na Disciplina de Introdução à Enfermagem III voltado a um paciente com diagnóstico de câncer de esôfago em estágio terminal, internado na Unidade de Clínica Médica do Hospital Universitário. O objetivo foi realizar o plano de cuidados específico para este paciente. A partir do consentimento do paciente e de sua acompanhante foi realizada a coleta de dados. Realizamos entrevista com o paciente e sua acompanhante, análise documental no prontuário do paciente e exame físico completo. A partir destes dados realizamos a Sistematização da Assistência de Enfermagem. Detectamos diversos diagnósticos de enfermagem, os prioritários foram: dor crônica, síndrome do déficit do autocuidado, desobstrução ineficaz das vias aéreas, risco para infecção, alteração na nutrição para menos que o corpo necessita, mobilidade prejudicada e ansiedade. Para cada um deles foram determinados cuidados de enfermagem específicos. Concluímos que um Plano de Assistência sistematizado garante a realização de um trabalho organizado, individualizado e humanizado para com o paciente, possibilitando ao profissional enfermeiro aplicar seus conhecimentos técnico-científicos qualificando o cuidado. Palavras-chave: enfermagem, assistência, paciente, 1-Acadêmica do quinto semestre do curso de Enfermagem e Obstetrícia da Fundação Universidade Federal do Rio Grande – FURG. 2-Acadêmica do quinto semestre do curso de Enfermagem e Obstetrícia da Fundação Universidade Federal do Rio Grande – FURG. 3-Acadêmica do quinto semestre do curso de Enfermagem e Obstetrícia da Fundação Universidade Federal do Rio Grande – FURG 4-Enfermeira da UTI Neonatal do Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr do Rio Grande. Mestre em Enfermagem. Orientadora do trabalho. Membro do Grupo e Estudos e Pesquisas em Gerontogeriatria em Enfermagem, Saúde e Educação - GEP-GERON / FURG. 5-Professora do Departamento de Enfermagem da FURG. Doutora
Bolsa: Sem Bolsa

voltar

Autores: AMANDA MACHADO
Apresentador (a):AMANDA MACHADO
Orientador (a): JANAINA AMORIM NOGUEZ
Outros Trabalhos:
Instituição: FURG
Área: 4 - Educação
Título: A violência escolar em suas diversas facetas
Resumo: Este trabalho tem o objetivo de abordar o tema da Violência Escolar. A intenção em aprofundá-lo parte da motivação da autora, já que esta temática despertou o interesse durante a graduação no curso de Pedagogia. Como objetivo central, o trabalho pretende mostrar que a violência escolar só tem se agravado e não se pode fechar os olhos perante tamanha barbaridade que vêm ocorrendo no ambiente escolar e que muitas vezes é “abafado” pelos coordenadores, visto que, estes têm medo que a escola fique rotulada como violenta. Para desenvolver este trabalho foi possível fazer observações em cinco escolas da cidade, pesquisas, conversas com supervisores e coordenadores pedagógicos de duas delas e também contar com experiências próprias construídas durante o curso de graduação. A pesquisa pode proporcionar um entendimento sobre os diversos tipos de violência numa instituição de ensino, que são: humilhações, agressões físicas e verbais, danos materiais à escola (furtos, depredações,...), exclusão, racismo, desrespeito, entre outras. Violências estas que ocorrem tanto entre os alunos como também por parte dos professores com alunos e alunos com professores. Situação esta tão grave, mas tão comum, que não é vista mais como um problema, e sim, como parte da rotina escolar. Porém se vista com outros olhos é uma situação que pode ser revertida, basta comprometimento de toda comunidade escolar. Os resultados foram bem significativos, foi possível perceber que a violência não tem idade e nem classe social, só muda a maneira como é tratada. Na escola particular tem-se toda uma estrutura para lidar com tal situação, tanto verba para recuperar danos materiais como apoio e acompanhamento dos pais em se tratando de outros tipos de violência, já a realidade das escolas públicas é diferente, visto que, não há verba disponível e a escola nem sempre pode contar com o apoio da comunidade.
Bolsa: Sem Bolsa

voltar

Autores: MENEZES, F. L.; OLIVEIRA, F. S.; LORENZETI, L. L.; RIBEIRO, L. L.; MENESES, M. N.; DUTRA, V. Z.;
Apresentador (a):LETÍCIA LEAL LORENZETI
Orientador (a): JACQUELINE SALLETE DEI SVALDI
Outros Trabalhos:
Instituição: FURG
Área: 6 - Saúde
Título: Sistematização da Assistência de Enfermagem em portador de Anemia Falciforme
Resumo: Trata-se de um estudo de caso realizado na Disciplina de Prática de Enfermagem, oferecida no quarto semestre do Curso de Enfermagem e Obstetrícia/FURG. O objetivo foi relacionar teoria e prática no processo de trabalho em Enfermagem oportunizando a Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) a um paciente portador de “Anemia Falciforme”, patologia hematológica, crônica, hereditária e comum na humanidade. Escolheu-se este caso, por tratar-se de um adolescente, com quatro internações no ano de 2006, no Hospital Universitário do Rio Grande. Metodologia: Após obtenção verbal do consentimento para a realização do estudo efetuou-se leituras em textos acadêmicos, análise do prontuário do paciente e entrevista. Neste momento colheram-se dados, por meio de um questionário, para a realização do Processo de Enfermagem. Buscou-se investigar e conhecer hábitos referentes a aspectos biopsicossociais. Realizou-se o exame físico. Tratava-se de um paciente do sexo masculino, com 17 anos. Como diagnósticos de Enfermagem identificou-se: Dor Crônica, Distúrbio no padrão de sono, Fadiga, Nutrição inadequada: menos do que o corpo necessita, Rendimento intelectual comprometido. A partir dos dados coletados realizou-se a Prescrição de Enfermagem que direcionou e coordenou a Sistematização da Assistência de Enfermagem de forma individualizada e contínua. A avaliação cuidadosa das condições físicas e emocionais do paciente é a base fundamental para o planejamento da Assistência de Enfermagem a ser prestada. Assim, constatou-se que a Assistência de Enfermagem deve ir além do corpo-indivíduo internado, deve desencadear um processo de assistência que envolva as relações do corpo-indivíduo e deste com o meio social. Este estudo auxiliou a perceber que praticar Enfermagem não é simplesmente uma ordenação de procedimentos, mas é assistir um ser singular de forma humanizada, na qual o conjunto de cuidados necessita respeitar o querer, os valores, os hábitos e as crenças de cada paciente, incluindo este incondicionalmente como parte do processo saúde-doença.
Bolsa: Sem Bolsa

voltar

Autores: MAURICIO LEGEMANN MONTE
Apresentador (a):MAURICIO LEGEMANN MONTE
Orientador (a): MARIA DO CARMO GALIAZZI
Outros Trabalhos:
Instituição: FURG
Área: 4 - Educação
Título: Caminhos de novas aprendizagens: EJA e a formação inicial e continuada de professores.
Resumo: Com a implantação da (EJA), no Ensino Fundamental e o Ensino Médio, criou-se uma nova chance e expectativa para jovens e adultos que por motivos diversos não conseguiram concluir a Educação Básica. Deste modo a EJA assumi o compromisso de oportunizar outra chance para essa população de finalizar a Educação Básica. Ao observar as turmas da EJA Ensino Médio, é possível encontrar alunos com diferentes objetivos em cursá-la: Os que procuram almejando uma melhor oportunidade de trabalho, alunos jovens que procuram por acharem que é mais fácil de concluir o Ensino Médio e em menos tempo em relação com o Ensino Médio regular e pessoas que retornam à escola como lugar de encontrar amigos e aumentar a autoestima. Desta forma, procurando encontrar algumas características da EJA é que foi possível compreender a importância da formação inicial e continuada de professores. Ao encontrar a EJA durante os estágios que realizei no curso de Química Licenciatura, percebi a grande dificuldade e dúvidas que há entre os professores sobre quais aprendizagens eram possíveis construir na EJA, já que a dificuldade dos alunos em “aprender” conceitos é sempre dita como muito grande. Está dúvida era presente também, entre eu e o professor da turma. .Nesse momento difícil é possível observar as aprendizagens que podem ocorrem entre um aluno formando que está em fase inicial de formação e um professor com experiência que em uma rede de formação contribui para intensificar a aprendizagens de todos em processo de formação permanente. Nos estágios foi possível observar que a Química com disciplina na escola tem um papel importante como possibilidade de exercício da cidadania, entendida aqui como ação responsável de cada indivíduo com uma sociedade mais justa e um ambiente mais sustentável.
Bolsa: Sem Bolsa

voltar

Autores: SELAYARAN, J.
Apresentador (a):JESSICA LEMOS SELAYARAN
Orientador (a): JANAINA AMORIM NOGUEZ
Outros Trabalhos:
Instituição: FURG
Área: 4 - Educação
Título: A importância do brincar
Resumo: Este trabalho visa salientar a importância do ato de brincar durante a formação da criança nos anos iniciais e a contribuição deste para o processo de desenvolvimento e aprendizagem. Parte integrante da disciplina de seminário teórico prático da ação educativa, o trabalho foi desenvolvido no decorrer do sétimo semestre do curso de graduação de pedagogia anos iniciais. A partir da leitura do ensaio sala de aula é lugar pra brincar?, de Tânia Ramos Fortuna, da UFRGS, e o estudo de autores como Piaget e Vygotsky, surgiram questionamentos na qual embasaram a pesquisa envolvendo o ato de brincar em sala de aula como sendo peça fundamental ao processo de ensino-aprendizagem. O projeto se baseia em observações e análises feitas enquanto as crianças brincam de maneira informal. O conjunto de dados obtidos permitirá verificar a possibilidade de se estabelecer uma relaçã do brincar com a educação, afinal sala de aula também pode ser um lugar de brincar
Bolsa: Sem Bolsa

voltar

Autores: PINHO, F.F., COLARES, E.P., COLARES, I.G.
Apresentador (a):FILIPE FERREIRA DE PINHO
Orientador (a): IONI GONÇALVES COLARES
Outros Trabalhos:
Instituição: FURG
Área: 5 - Meio Ambiente
Título: VEGETAIS CONSUMIDOS POR PEQUENOS ROEDORES NO MUNICÍPIO DO RIO GRANDE, RS. –Calomys laucha OLFERS 1818 (RODENTIA, CRICETIDAE)
Resumo: Calomys laucha é um roedor de pequeno tamanho, encontrado em pastagens, áreas agrícolas, margem de estradas e dunas costeiras, onde se alimentam e constróem ninhos para reprodução. Apesar de populações numerosas, que causam danos a agricultura e sendo portador do vírus Junin, poucos estudos sobre hábitos alimentares de Calomys foram desenvolvidos fora de ecossistemas agrícolas. O presente estudo visa descobrir as principais fontes de alimento de C. laucha nas dunas costeiras da Praia do Cassino, Rio Grande/RS. Mensalmente indivíduos de C. laucha foram capturados em armadilhas tipo Sherman e mantidos por 24 horas em gaiolas forradas com serragem no Biotério do Departamento de Ciências Fisiológicas (FURG). As fezes encontradas nas gaiolas foram conservadas em AFA, para posterior análise do seu conteúdo. Os hábitos alimentares de Calomys foram determinados através da análise micro- histológica de fezes, comparando epidermes de vegetais encontradas nas fezes, com uma coleção de referência das epidermes dos vegetais encontrados no habitat do animal em estudo. A coleção de referência utilizada pertence ao Laboratório de Botânica do Departamento de Ciências Morfo-Biológicas (FURG). Para cada amostra de fezes foram montadas cinco lâminas microscópicas e examinadas em toda a sua extensão. A composição específica da dieta foi expressa em termos de abundância relativa, considerando-se variações entre as estações do ano. Foram identificadas 05 espécies de plantas na dieta do Calomys, sendo a primavera o período de maior variabilidade. Sazonalmente, Blutaparon portulacoides foi a espécie mais freqüente no inverno (67%) e no verão (53%); Andropogon arenarius no outono (59%); Paspalum vaginatum na primavera (35%). Os resultados obtidos neste estudo sugerem que Calomys apresenta uma dieta composta por um reduzido número de espécies de plantas e um comportamento oportunista na seleção do alimento mais relacionado a ocupação de micro-habitat do que disponibilidade de alimentos, independente da estação do ano ou qualidade nutricional.
Bolsa: FURG

voltar

Autores: DANIEL V. ESSINGER ; CARLOS RS MACHADO
Apresentador (a):DANIEL VIEIRA ESSINGER
Orientador (a): CARLOS ROBERTO DA SILVA MACHADO
Outros Trabalhos:
Instituição: FURG
Área: 4 - Educação
Título: As questões ambientais do entorno escolar e sua relação com ensino de Ciências em uma escola municipal de Rio Grande-RS
Resumo: Este trabalho investigou o ensino de ciências em uma escola pública municipal que atende o bairro Castelo Branco II, em Rio Grande, relacionando-o com a realidade ambiental do entorno escolar. Buscou-se, a partir de diagnóstico da realidade ambiental local e análise de documentos escolares bem como questionários, conhecer como os educadores percebem e trabalham o ambiente local nos conteúdos de ciências, em especial nos tópicos de biologia. Entende-se que o ensino de biologia tem função social relevante no dialogo das escolas com a realidade local, assim procurou-se descobrir em que medida o trabalho desenvolvido na escola está contribuindo na produção da autonomia dos educandos e dos próprios educadores através da curiosidade epistemológica (Freire 1996) e do desvelamento crítico da realidade na qual estão inseridos. Espera- se, com os resultados obtidos, construir subsídios para o dialogo entre educadores e educandos sobre estudo do meio ambiente local. O presente trabalho constitui uma monografia de conclusão de curso no Bacharelado de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Rio Grande.
Bolsa: Sem Bolsa

voltar

Autores: FABIO ALEXANDRE DZIEKANIAK, DANIELY SILVEIRA DOS SANTOS, JULIANA DA SILVA CABRERA, SELENE CORREA BARENHO, VANESSA VINAGRE BORGES
Apresentador (a):FABIO ALEXANDRE DZIEKANIAK
Orientador (a): LUCIANA DOLCI
Outros Trabalhos:
Instituição: FURG
Área: 4 - Educação
Título: A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NAS SÉRIES INICIAIS: COMO ESTA PRÁTICA ESTÁ SENDO TRABALHADA?
Resumo: Esta pesquisa foi desenvolvida com o objetivo de analisar como está sendo trabalhada a leitura e suas práticas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A metodologia de pesquisa utilizada neste estudo foi a análise de dados bibliográficos para a fundamentação teórica e a aplicação de entrevistas semi - abertas que abordaram questões pertinentes às possíveis condições de trabalhar a leitura na sala de aula. O universo pesquisado foi definido na Escola Estadual de Ensino Fundamental Incompleto Revocata Heloisa de Mello, caracterizada por ser uma escola de bairro que atende crianças e adolescentes da cidade de Rio Grande. A amostra foi composta por um professor dos anos iniciais, um aluno da terceira série do ensino fundamental e uma mãe de aluno de anos iniciais. A coleta de dados foi realizada com o auxílio de um roteiro de entrevistas que possibilitou uma definição nas questões apresentadas aos entrevistados. Os resultados da pesquisa foram apresentados em um capítulo definindo a perspectiva do trabalho da leitura de acordo com a visão do professor, do aluno e da comunidade escolar. A elaboração deste estudo busca contribuir para o melhor aproveitamento da leitura na sala de aula, desenvolvendo assim habilidades que o aluno necessita para o seu futuro escolar e profissional.
Bolsa: Sem Bolsa

voltar

Autores: MAGALHÃES, M. ; ZACARIAS, C.C. ; RAFAEL, A. P. P. ; GABBI, B.S. ; SANTOS, F.C. ; FONTOURA, R.S.
Apresentador (a):CAROLINE CEOLIN ZACARIAS
Orientador (a): MARIÂNGELA MAGALHÃES
Outros Trabalhos:
Instituição: FURG
Área: 6 - Saúde
Título: SISTEMATIZANDO A ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM A UMA PACIENTE COM DIAGNÓSTICO CLÍNICO DE VEIAS VARICOSAS EM MEMBRO INFERIOR ESQUERDO.
Resumo: Enquanto acadêmicas(os) do Curso de Enfermagem e Obstetrícia da Fundação Universidade Federal do Rio Grande, desenvolvemos um estudo na Unidade de Clínica Cirúrgica do Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr., sendo esse de uma paciente com diagnóstico clínico de Veias Varicosas em Membro Inferior Esquerdo durante o pré e pós-operatório de Safenectonia. O objetivo foi realizar o planejamento da Assistência de Enfermagem, de uma forma contínua e direcionada a atividade profissional desenvolvida pela paciente. A coleta de dados deu-se através do Histórico de Enfermagem, que inclui a entrevista e o exame físico, e da análise documental no prontuário da paciente. Como Diagnósticos de Enfermagem detectamos: distúrbio no padrão de sono, ansiedade, déficit de conhecimento e comportamento para melhorar o nível de saúde. Foi solicitado o consentimento verbal da paciente para realização do estudo e a partir dos dados levantados foi elaborado e implementado o Plano Assistencial. A Sistematização da Assistência de Enfermagem apresenta-se como um imprescindível instrumento de trabalho do profissional enfermeiro, pois o auxilia a prestar um cuidado individualizado e integral proporcionando qualificar, direcionar e implementar a assistência prestada visando a total recuperação da paciente.
Bolsa: CNPq

voltar

Autores: MURY, G.T.; BORTOLOMEDI, A.P.T.; MARTINS, L.; NEVES, C.A.
Apresentador (a):GUSTAVO TRINDADE MURY
Orientador (a): CARLA AMORIM NEVES GONÇALVES
Outros Trabalhos:
Instituição: FURG
Área: 6 - Saúde
Título: O Ensino de Fisiologia Humana e a Influência da Erva-mate sobre a Pressão Sangüínea Arterial.
Resumo: O ensino de Fisiologia Humana para os cursos das áreas da saúde tem sido baseado em aulas teóricas e práticas com modelos animais. No ano de 2007, foi proposto aos alunos de Medicina que desenvolvessem um projeto-piloto sobre Pressão Sangüínea Arterial (PSA). Eles deveriam eleger uma hipótese de trabalho, propor uma metodologia de experimentação e avaliar os resultados. Nosso grupo teve como objetivo verificar se a PSA modifica-se com a ingestão da erva-mate, Ilex paraguariensis. Foram selecionados 16 alunos de Medicina da FURG, entre 19 e 32 anos, do sexo masculino. A coleta de dados realizou-se em 21 e 22 de agosto, durante as aulas diurnas. Aferiu-se a PSA dos voluntários divididos em dois grupos (n=8): controle e tratado, que ingeriram 500ml de água morna ou de chimarrão, respectivamente. A PSA foi averiguada duas vezes nos tempos: 0 (antes da ingestão), 30 e 60min após a ingestão. Os valores médios de Pressões Sistólica, Diastólica e Média foram analisados estatisticamente quanto ao efeito do tratamento com erva-mate e o efeito temporal da ingestão. Não houve diferenças significativas tanto entre os grupos controle e tratados, como ao longo dos tempos experimentais (p>0,05). Esses resultados indicam que a ingestão de Chimarrão não alterou a PSA, fato que contrapõe a idéia de que o chimarrão pode provocar elevações da PSA por efeito estimulante da cafeína. Atualmente na literatura, já se conhecem casos com modelos animais nos quais o chimarrão é capaz de provocar Hipotensão, possivelmente desencadeada pelos compostos flavonóides presentes na planta. Consideramos que este trabalho foi válido para exercitar o método de aferir a PSA e para o conhecimento das etapas do Método Científico. Além disso, este tipo de atividade pode ser utilizado como prática alternativa de ensino, que permite ao aluno não apenas reproduzir conhecimentos pré-existentes, mas construir seus próprios saberes.
Bolsa: Sem Bolsa

voltar

Autores: BARCENA.P. DANIELA
Apresentador (a):DANIELA PINTOS BARCENA
Orientador (a): JANAINA AMORIM NOGUEZ
Outros Trabalhos:
Instituição: FURG
Área: 4 - Educação
Título: avaliar com afeto
Resumo: O Tema principal desta pesquisa traz a afetividade / avaliação, como mola propulsora para o desígnio de outras situações e processos escolares enfrentados atualmente por grande parte de professores(as) em todos ambientes de aprendizagem existentes, tendo como objetivo principal ressaltar a importância da afetividade na avaliação escolar, na prática educativa e no comportamento do educando. Discutindo os instrumentos de avaliação utilizados na escola. Partindo destas referências para fazer estudos e reflexões mais profundas acerca de determinadas questões que são intrinsecamente ligadas dentro da perspectiva educacional, estou desenvolvendo um trabalho de pesquisa em busca de subsídios para a melhoria da prática docente em prol do rendimento e desenvolvimento intelectual e humano do educando, fazendo questionamentos e conhecendo mais a fundo os processos que o ser humano enfrenta psicologicamente e socialmente na fase escolar nos anos iniciais do ensino fundamental. Procurando entender mais a respeito dos processos afetivos no desenvolvimento da consciência, passei a investigar esclarecimentos e ajuda para a solução de problemáticas vividas por mim, na prática como docente estagiária em turmas de séries iniciais, com alunos que se mostraram: indisciplinados, desinteressados e com problemas de cognição. Para isto analisei teorias que tratam da dimensão cognitiva e afetiva do funcionamento psíquico humano, na visão da psicologia sobre problemas comportamentais e a visão social da situação em geral. Embasada em alguns autores sócio-históricos e em algumas discussões abarcadas sobre o tema tratado mostrarei neste artigo, um conjunto de perspectivas teóricas que executam a conjetura entre afeto e cognição, avaliação e disciplina trazendo portanto um grande auxilio para a educação em geral, gerando esclarecimentos e possibilidades para novos fazeres pedagógicos e novos olhares perante os problemas escolares.
Bolsa: Sem Bolsa

voltar

Autores: MACHADO, J.B.
Apresentador (a):JENIFFER BIANCHI MACHADO
Orientador (a): PEDRO QUEVEDO NETO
Outros Trabalhos:
Instituição: FURG
Área: 5 - Meio Ambiente
Título: CARVÃO MINERAL EM CANDIOTA, RS. UMA PROPOSTA DE APRENDIZAGEM PARA O FUTURO.
Resumo: O projeto de pesquisa Carvão Mineral em Candiota resulta dessa necessidade do aprofundamento prático e sua discussão teórico-metodológica sobre a importância econômica, métodos utilizados e impactos ambientais gerados pela extração do carvão mineral na região de Candiota. De modo geral, pretende-se através da sistematização dos conhecimentos produzidos ampliar horizontes de conhecimento nos alunos calouros dos Cursos de Geografia da Furg, desenvolvendo desde o seu início uma consciência e prática de pesquisa. Com este intuito, será organizada uma saída de campo às jazidas de carvão mineral, em Candiota, RS para que os participantes do projeto conheçam o processo de exploração e posteriormente na Usina de Candiota à transformação do carvão mineral, o ouro negro em energia. Nas saídas serão feitas filmagens e demarcados pontos geográficos durante toda a visita. A partir do material coletado, serão feitas a análise, edição e uma pré- divulgação entre as turmas de calouros dos cursos de Geografia da FURG que não participaram da saída de campo. Através da utilização de várias mídias os demais alunos também poderão conhecer o processo de exploração e transformação do carvão mineral em energia. Tendo em vista a necessidade no que tange ao dinamismo do curso de Bacharelado em Geografia e os meios para ajudar a despertar o interesse, a atenção, a curiosidade dos alunos com aulas práticas desenvolvendo o senso crítico, procurarei diversificar e oportunizar uma maneira prazerosa de aprendizagem. Entendemos que ao trabalhar os temas polêmicos da atualidade sobre o meio ambiente em Geografia faz-se oportuno aos participantes do projeto envolvê-los naturalmente com o tema em questão (área minerada, seus processos erosivos e sua recuperação). O projeto não deverá se restringir à mera constatação e descrição dos fenômenos, mas buscar as relações entre a sociedade e a natureza, pois não basta explicar o mundo, é preciso transformá-lo.
Bolsa: Sem Bolsa

voltar

Autores: MARTINS, EVERTON BANDEIRA. SOSA, DEROCINA ALVES CAMPOS.
Apresentador (a):EVERTON BANDEIRA MARTINS
Orientador (a): DEROCINA ALVES CAMPOS SOSA
Outros Trabalhos:
Instituição: FURG
Área: 4 - Educação
Título: História e Cidadania: pensando acerca das práticas educativas
Resumo: O presente projeto busca a reflexão acerca do ensino de História como instrumento para a inserção dos alunos nos ambientes vivificados pela aproximação histórica em uma tentativa de galgar a ação cidadã no espaço escolar.Para tal, faremos uso das experiências e conhecimentos adquiridos durante o desenvolvimento do Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental II, cátedra obrigatória do último ano da graduação de História Licenciatura da Fundação Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Alem de conjugar o conhecimento teórico obtido durante os três anos anteriores, do citado curso superior. Contudo, o foco principal deste estudo pode ser definido como sendo o curso de extensão oferecido aos estudantes da turma de estágio, o qual teve grande aceitação e contribuiu decisivamente para a formação histórica dos alunos. Alem de cooperar para um melhor aproveitamento do bimestre. O curso oferecido aos alunos foi intitulado, “Refletindo as práticas sociais: a contribuição do ensino de História para a construção da cidadania”, pelo Centro de Pesquisa de História Social e Cultural (CEPEHSC) da FURG.
Bolsa: Sem Bolsa

voltar

Autores: DEBORA GOMES MACHADO; LIZIANE HOLZ; ALEXANDRE COSTA QUINTANA; ARTUR ROBERTO OLIVEIRA GIBBON;CLAUDINEI TERRA BRANDÃO;WALTER NUNES OLEIRO; MÁRCIA BIANCHI;ANA MORALES DE PAIVA; JONATHAN SILVA
Apresentador (a):LIZIANE HOLZ
Orientador (a): DÉBORA GOMES MACHADO
Outros Trabalhos:
Instituição: FURG
Área: 4 - Educação
Título: Formação de Pesquisadoresem Contabilidade e Áreas Afins
Resumo: A Universidade possui a responsabilidade de proporcionar atividades de ensino, pesquisa e extensão aos acadêmicos. A evolução das pesquisas na área das ciências sociais aplicadas tem possibilitado que, os graduandos possam participar nas atividades de pesquisa e extensão, pois estão inseridos num contexto, onde a busca pelo saber, se faz necessária, e deixaram de, tão somente, receber conhecimentos em sala de aula, estando motivados à busca de pesquisas e literaturas que possam acrescer ao seu saber. O projeto iniciou em 02 de maio e estará concluído em 31 de outubro deste ano, os resultados serão mensurados pela produção científica do curso de Ciências Contábeis divulgados na Mostra de Produção Universitária, Congressos e Convenções da área. O projeto tem o intuito de contribuir na atividade de ensino da Universidade. Os professores enquanto motivadores da busca pelo saber inserem- se no projeto como direcionadores e orientadores essenciais do relacionamento ensino-pesquisa. Desta forma, justifica a sua realização devido à necessidade de aprendizado dos acadêmicos, como meio de ingressar no âmbito científico com preparo e amparo metodológico, desenvolvendo, assim, suas habilidades inerentes à pesquisa científica como forma de complementar a sua formação acadêmica. O objetivo geral do projeto reside na capacitação dos bolsistas acadêmicos para a iniciação científica em contabilidade e áreas afins. Os objetivos específicos são: ambientar o bolsista acadêmico ao contexto da pesquisa científica, por meio de leituras e pesquisa bibliográfica; desenvolver estudos dirigidos domiciliares buscando ampliar o conhecimento do contexto metodológico; desenvolver aulas práticas buscando conhecer metodologia da pesquisa científica aplicada à contabilidade e áreas afins. A carga horária total é de 60 horas, sendo 20 horas de estudos dirigidos, 10 horas aulas presenciais e 30 horas de produção científica. O projeto é vinculado ao Núcleo de Pesquisa em Contabilidade e Finanças - NUPECOF desta Universidade e encontra-se em andamento.
Bolsa: Sem Bolsa

voltar

Autores: BIANCHINI,C.DE.O.; MEDEIROS,G.L.; JACONDINO,M.; SENA,J.
Apresentador (a):CRISTIANE DE OLIVEIRA BIANCHINI
Orientador (a): MARIA ELISABETH CARVALHO CESTARI
Outros Trabalhos:
Instituição: FURG
Área: 6 - Saúde
Título: Relato de experiência de Acadêmicos quanto a Sistematização da Assistência de Enfermagem no período pós-operatório de cliente portador de D.M.
Resumo: Estudo de caso realizado por acadêmicas do curso de Enfermagem e Obstetrícia, na Unidade de Clínica Cirúrgica do Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr., da Fundação Universidade Federal do Rio Grande, direcionado a um cliente com diagnóstico de Diabetes Mellitus Tipo I, que sofreu amputação parcial do pé devido a alterações da perfusão tissular periférica. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados entrevista, exame físico e análise do prontuário. A partir das informações colhidas foram estabelecidos diagnósticos de enfermagem, que serviram como embasamento para a formulação de um plano assistencial, a fim de otimizar o processo de recuperação do cliente no período pós-cirúrgico, além de proporcionar orientação quanto à promoção de ações para o seu auto cuidado, após período de internação hospitalar. Tais medidas têm por objetivo evitar uma possível recidiva ou surgimento de outras complicações decorrentes da patologia. Esse estudo nos trouxe a percepção da necessidade do cuidado continuado ao cliente portador de doença crônica, pois determinadas ações podem evitar intercorrências próprias da patologia. Apesar do cliente ter referido realizar o tratamento adequadamente, recebendo as doses diárias de insulina e mantendo cuidado com a sua alimentação, foi orientado a procurar a unidade de saúde mais próxima de sua casa para receber acompanhamento da equipe de saúde, especialmente por que, além do diabetes mellitus, ele também apresenta hipertensão arterial, constatada durante sua internação. Percebeu-se com esse trabalho a importância de informar e orientar adequadamente os clientes considerando que ao mostrar interesse por sua própria patologia e cuidado estes sujeitos acabam cada vez adquirindo maior conhecimento e, ao mesmo tempo, surgem novas dúvidas.
Bolsa: Sem Bolsa

voltar

Autores: AMARANTE-SILVA, F; SINNOTT-SILVA, E; PORTO,A.T. ; SANT ANNA, C.T.;SANTOS, V.L. DOS ; SEVERO,M.P.; FREITAS, R. DE; CARDOSO, L.S.; BRUM, I.D.; SINNOTT-SILVA, M.
Apresentador (a):RONALDO DE FREITAS
Orientador (a): FERNANDO AMARANTE SILVA
Outros Trabalhos:
Instituição: FURG
Área: 4 - Educação
Título: Identificando as causas do abandono de tratamento dos pacientes no CENPRE
Resumo: A disciplina “ Abordagem Multidisciplinar da Dependência Química”,oferecida pelo DCF da FURG aos cursos de graduação,oportuniza aos estudantes a vivência da construção e desenvolvimento de um projeto de pesquisa.Em 2006, a proposta foi a identificação das causas do abandono ao tratamento por dependentes químicos pacientes do CENPRE. O desenvolvimento justifica-se pelo consenso internacional no fato de ser, o abandono do tratamento uma ocorrência persistente em doença crônica. Para melhor entendimento, foi considerado abandono de tratamento a situação em que um paciente não segue um programa de tratamento sugerido para ele no manejo de sua doença, ou ainda, a falência em entrar em um programa de tratamento, término prematuro da terapia ou a implementação incompleta de instruções e até mesmo de prescrições. Foi estabelecido que os pacientes, em número de 30, seriam selecionados pelo CENPRE de forma aleatória, localizados pelo telefone e entrevistados em suas residências, utilizando-se um questionário semi-estruturado, confeccionado pelo grupo. O instrumento está composto de 22 perguntas, buscando informações sócio- demográficas, motivo do abandono no tratamento, forma como foi recepcionado no Serviço, as dificuldades encontradas na realização do tratamento e os benefícios oferecidos. Apenas 12,9 % dos pacientes receberam os entrevistadores e destes 100% relacionaram o abandono do tratamento à falta de motivação; todos declararam ter sido bem atendidos no CENPRE e relataram que as dificuldades encontradas para a realização da continuidade do tratamento foram várias.Todos relataram benefícios com o tratamento .O alto índice de recusa dos pacientes em receberem os entrevistadores demonstra a forte resistência oferecida pelos dependentes para se tratarem.O relato de bom atendimento pelo CENPRE e a expressa vontade de retornar, declarado por 100% dos entrevistados, denota o bom atendimento do Serviço. Nos próximos semestres novas entrevistas deverão ser realizadas.
Bolsa: Sem Bolsa

voltar

Autores: FREIRE, F.P.; LEMÕES, M.A.M.; BIANCHINI, C.DE O.; FERNANDES, C.M.; MENESES, M.N.; SINNOTT-SILVA, E.
Apresentador (a):FERNANDA PIRES FREIRE
Orientador (a): FERNANDO AMARANTE SILVA
Outros Trabalhos:
Instituição: FURG
Área: 6 - Saúde
Título: CONTRIBUIÇÃO DE UM PROJETO DE ENSINO NA BUSCA DOS FATORES QUE LEVAM AO ABANDONO DE TRATAMENTO DA DEPENDÊNCIA QUÍMICA.
Resumo: O presente trabalho foi realizado pelos acadêmicos da disciplina Abordagem Multidisciplinar da Dependência Química, oferecida pelo DCF da FURG, no primeiro semestre de 2007, com o propósito de exercitar a metodologia para a elaboração de um projeto científico que identifique as causas que levaram os pacientes do CENPRE a abandonarem o tratamento. A coleta de dados foi através de entrevistas agendadas com os pacientes que abandonaram o tratamento nas mais diversas etapas de sua recuperação. Para as entrevistas, foi disponibilizada uma lista de 50 pacientes constando os seguintes dados: nome, endereço, bairro, idade, data de nascimento, telefone, estado civil, e naturalidade. Apesar do esforço, paciência e persistência para o agendamento por telefone, apenas oito entrevistas foram marcadas e destas somente quatro pacientes compareceram ao CENPRE. O instrumento de pesquisa utilizado foi um questionário pré-estruturado, com 23 perguntas referentes às causas do abandono do tratamento assim como as condições sócio-econômicas e demográficas. Os resultados obtidos na pesquisa que justificam o abandono do tratamento foram: 25% apresentaram outras alterações de saúde; 25% afirmaram não ter horários disponíveis para a realização do tratamento e 50% alegaram falta de motivação. Com a concretização do trabalho, o grupo verificou que existem diversos fatores que fazem a interface no cuidado e na assistência e que interferem no tratamento da dependência química. Os fatores sociais caracterizam fortemente a desistência do tratamento, pois, por muitas vezes os pacientes não encontram um suporte familiar ou de amigos que forneça condições para apoiar sua recuperação, mas, ao contrario, motiva e estimula para obtenção e utilização de drogas. O trabalho permitiu que o grupo participasse de um projeto desde seu planejamento e execução, até a análise dos dados. Os resultados obtidos mostraram as dificuldades encontradas pelos profissionais que trabalham com a dependência química para a recuperação de seus pacientes.
Bolsa: Sem Bolsa

voltar

Autores: PERAZZO, G. E RIBEIRO, P. R. C.
Apresentador (a):GISELLE XAVIER PERAZZO
Orientador (a): PAULA REGINA COSTA RIBEIRO
Outros Trabalhos:
Instituição: FURG
Área: 4 - Educação
Título: O USO DO LÚDICO NO ENSINO DE CIÊNCIAS COMO MOTIVAÇÃO PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
Resumo: O ensino de ciências no país é considerado de acordo com o PISA – Programa Internacional de Avaliação dos Alunos (2000 e 2003) – como um dos piores do mundo, na relação dos países avaliados. Essa situação é atribuida a diversos fatores, sendo o principal a falta de preparação dos professores, cujas aulas se tornam cansativas e desmotivantes. Assim, esse trabalho tem como proposta apresentar algumas sugestões para aulas de ciências, as quais realizei no Estágio III - Ciências. O trabalho foi realizado em uma sétima série do ensino fundamental de uma escola municial na cidade do Rio Grande, RS, utilizando o lúdico como motivação norteadora para o processo de ensino aprendizagem nas temáticas relacionadas ao sistemas digestório, respiratório e cardiovascular. Foi utilizado um boneco como personagem central de nossas discussões, sendo atribuída uma identificação não só física como social. Também foram realizados experimentos práticos, onde busquei mostrar aos alunos como ocorrem algumas atividades metabólicas em nossas estruturas microscópicas, demonstrando-as em estruturas semelhantes macroscópicas, como, por exemplo, a osmose que ocorre entre a membrana de um ovo sem casca e um meio contendo glicose. Além dessas atividades, realizamos encenação teatral para abordagem do assunto relacionado com a obtenção e utilização de energia pelo corpo humano, onde cada aluno representava uma estrutura ou molécula presente no organismo durante alguma função fisiológica. A utilização dessas ferramentas buscou relacionar os conteúdos de ciências ao dia-dia dos alunos proporcionando que os mesmos entendessem o corpo não apenas como materialidade biológica mas com uma construção social e cultural. Acretido que a motivação deva sempre ser levada em consideração e que a utilização do lúdico faça parte nas práticas do ensino de ciências, uma vez que pude comprovar que essa ferramenta proporciona tanto prazer quanto aprendizagem aos alunos e também ao professor.
Bolsa: Sem Bolsa

voltar

Autores: IARA AVILA DE ALMEIDA;EDUARDO REIS NUNES FIRME;BRUNO GUIMARÃES
Apresentador (a):IARA AVILA DE ALMEIDA
Orientador (a): MARIA DO CARMO GALIAZZI
Outros Trabalhos:
Instituição: FURG
Área: 4 - Educação
Título: Um espaço para a aprendizagem
Resumo: Introdução Proporcionar aos alunos do ensino médio,aulas de reforço e experimentais,voltada as olimpiadas de química oportunizando aos alunos da graduação um primeiro contato com turmas reduzidas,facilitando a adaptação do graduando dentro da sala de aula.Atendendo os demais objetivos do projeto ¨olinpíadas de química¨coordenado pelos alunos do 4° ano do curso de química licenciatura daFundação Universiadade Federal do Rio Grande. Resultados e Discussão Como resultado foi observado que o uso de aulas praticas como ferramentas de apredizagem, motiva os alunos tornando o ensino dequimica mais interessante.A quimica aplicada ao dia-dia mostra a importância desta ciência,deixando de ser algo abstrato sem relevância para as nossas vidas;também foi constatado que o ensino para gruposmenores é mais eficaz. Para os alunos da graduação tornou-se um processo importante,pois foi possivel adaptar-se de maneira mais traquila com relação ao preparodas aulas sobretudo quanto a maneira de portar-se perante aos alunos. Conclusões Conclui-se que a adaptação do graduando e a apredizagem dos aluos é facilitada em grupos menores,utilizando o experimento como base para a introdução de novos conteúdos. Agradecimentos Agredecemos ao Colégio Técnico Industria Mário Alquat (CTI), por ceder o espaço das aulas.A formanda Pátricia Zanota Rocha,pela oportunidade de participarmos do projeto. **James E. Brady,Gerard E. Humiston Editora Livros Técnicos eCientíficos 1986, 516,530. *Francisco Miragaia Peruzzo,Eduardo Leite do Canto, Editora Moderna 2° edição 2000,capitilo 3 e 4.
Bolsa: Sem Bolsa

voltar

Autores: BRUNO DE SOUZA GUIMARÃES(IC),EDUARDO NUNE REIS FIRME(IC),IARA ÁVILA DE ALMEIDA(IC),INGRID CORREA MIRAPALHETE(IC),ALEXANDRA VIEIRA ABREU(IC),MÁRCIA VON FRUHAUF FIRME(FM),MARIA DO CARMO GALIAZZE(PQ).
Apresentador (a):BRUNO DE SOUZA GUIMARÃES
Orientador (a): MARIA DO CARMO GALIAZZI
Outros Trabalhos:
Instituição: FURG
Área: 4 - Educação
Título: Reações de oxi-redução no cotidiano
Resumo: A elaboração de uma unidade de aprendizagem em conjunto com alunos da graduação e professor tutor sobre: 1° Corrosão dos metais,suas causas e consequencias e proteção dos mesmos. 2° Pilhas seu funcionamento, tipos e seu impacto ambiental do descarte.A unidade de aprendizagem foi levada aos alunos do curso pré-vestibular de extenção da Universidade Federal do Rio Grande ¨Paideia¨,e foi constatado que a aparte experimental despertou a curiosidade,inclusive gerando debates entre os alunos,fascilitando a aprendizagem. A aula foi ministrada pelos alunos da graduação acima descritos,proporcionando a esses um contato com sala de aula com grande número de alunos. Foi comprovado que é possivel trabalhar em grupo,associando o conhecimento científico com o cotidiano,abrangendo a questão socio-ambiental.
Bolsa: Sem Bolsa

voltar

Autores: AZEVEDO, S.; GOMES, C.; SCHWINGER J.; MACIEL S.; MIRANDA A.; YUNES M.; VARGAS J.; LUSTRE A.; SCHNEIDER N.;RECHIA L.; NEVES V.; LABORDE A.; CORRÊA P.; BEM E.; MILLER F.; MENDES A.
Apresentador (a):SANDRA HELENA SANTOS AZEVEDO
Orientador (a): MARIA ANGELA MATTAR YUNES
Outros Trabalhos:
Instituição: FURG
Área: 4 - Educação
Título: INSERÇÃO ECOLÓGICA DOS ACADÊMICOS DA UNIVERSIDADE NO AMBIENTE ESCOLAR
Resumo: A inserção ecológica é um método de pesquisa qualitativa que prioriza que investigadores estabeleçam interações proximais para melhor compreenderem os processos, as pessoas e suas ações cotidianas. A experiência de inserção de acadêmicos universitários numa escola pública de ensino fundamental ocorreu a partir de suas participações em um projeto dirigido a professores do primeiro e segundo anos. Estes docentes deveriam deixar suas salas de aula para participar de um programa de construção de estratégias de denúncia de abuso sexual coordenado por uma mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação Ambiental da FURG. Os acadêmicos substituíram os referidos professores assumindo suas atividades junto às crianças por aproximadamente duas horas, uma vez por semana durante sete encontros. Participaram quatorze estudantes dos seguintes cursos: Pedagogia (8), Psicologia (1), Direito (1), História (2), Letras (1) e Física (1). As observações e interações dos acadêmicos com os escolares denotaram que os recursos pedagógicos e metodológicos utilizados pela maioria dos professores titulares são: exercícios e cópias literais, uso do quadro negro e folhas mimiografadas de baixa qualidade de impressão. Isso reflete práticas conservadoras e tradicionais. Várias crianças da maioria das salas atendidas apresentavam dificuldades de visão, fala e escrita. Os acadêmicos relataram suas dificuldades em seguir um planejamento deixado por outro profissional. A experiência foi de grande valia para todos os acadêmicos que puderam se perceber no exercício da docência e refletir sobre suas concepções teóricas, o que levou a perceber a distância entre estes dois âmbitos. O medo e a ansiedade presentes no início deste trabalho foram substituídos pela troca de afeto e atenção com as crianças e adolescentes. A análise dos diários de campo serão levados à discussão para a equipe de coordenação pedagógica para reconsideração de novas práticas educativas que possam melhor atender as necessidades das crianças e adolescentes.
Bolsa: FURG

voltar

Autores: GOMES, C. S.; DYTZ, A.G.
Apresentador (a):CAMILA E SILVA GOMES
Orientador (a): ALINE GUERRA DYTZ
Outros Trabalhos:
Instituição: FURG
Área: 6 - Saúde
Título: Elaboração de Roteiros para prática de fracionamento de doses em Medicina Nuclear
Resumo: Medicina Nuclear é uma especialidade médica que utiliza pequenas quantidades de radioisótopos para diagnosticar ou tratar certas doenças. Estes radioisótopos são atraídos para os órgãos com auxílio de fármacos ou alimentos, assim, quando introduzidos no corpo o órgão de interesse, há emissão dessa radiação. Esta radiação é captada pela gama-câmara transformando a energia das emissões radioativas em um sinal digital que formará as imagens para o diagnóstico. Além do diagnóstico há procedimentos de terapia do controle ou combate dos carcinomas diferenciados da glândula tireóide, a Iodoterapia. O objetivo deste trabalho é contribuir na prática do fracionamento destas doses de radiação para que a exposição à radiação ionizante seja mínima. A elaboração de roteiros práticos simulando atividades desenvolvidas no dia-a-dia de profissionais dos serviços de Medicina Nuclear visa atender o princípio da otimização da proteção radiológica e minimização de doses dos profissionais. Para evitar o uso de radioisótopos a prática proposta neste trabalho utiliza água, corante, luvas e seringas na simulação do fracionamento e preparo de doses, principalmente para fracionar doses utilizadas no controle de qualidade dos equipamentos. Foram elaborados 5 roteiros, considerando-se diferentes radioisótopos utilizados em medicina nuclear, os quais se encontram na fase de testes para avaliação do entendimento teórico associado a cada simulação, onde já foi registrado que os primeiros fracionamentos levaram cerca de 2 minutos e com a prática este tempo foi reduzido à 20 segundos. Este resultado indica uma redução de até 80% da dose inicial, sem a prática. Estes roteiros já fazem parte da disciplina de estágio em física da Medicina Nuclear do curso de Bacharelado em Física - Ênfase Física Médica da FURG. Além disso, existe uma proposta de utilização destes roteiros como ferramenta de uma oficina a ser oferecida durante os eventos da semana acadêmica de Física.
Bolsa: Sem Bolsa

voltar

Autores: FRANCISCO J. M. CAVALCANTE (ALUNO DE GRADUAÇÃO DE DIREITO AMBIENTAL / DCJ);EDUARDO ROSA (ALUNO DE GRADUAÇÃO DE DIREITO AMBIENTAL / DCJ); RENATO VICENTE (ALUNO DE GRADUAÇÃO DE DIREITO AMBIENTAL / DCJ)
Apresentador (a):FRANCISCO JOSÉ MARTINS CAVALCANTE
Orientador (a): ANTÔNIO CARLOS PORCIUNCULA SOLER
Outros Trabalhos:
Instituição: FURG
Área: 5 - Meio Ambiente
Título: Tutela Jurídica da água e o Direito Fundamental ao Meio Ambiente Ecologicamente Equilibrado: Proteção Legal do Saco da Mangueira / Rio Grande
Resumo: A história humana de uso e ocupação do espaço trouxe consigo diversas conseqüências danosas a natureza. Analisando a definição legal de meio ambiente encontramos: "o conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas" (Lei 6938/81). Ademais, todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida. O Poder Público e a coletividade têm o dever de defender e preservar o ambiente para as presentes e futuras gerações. São todos mandamentos constitucionais (art. 225). A poluição hídrica, que pode ser definida como a introdução de qualquer matéria ou energia que venha alterar as propriedades naturais da água, passível de prejuízo a saúde das espécies animais ou vegetais, atenta contra a tutela jurídica da água, indispensável às atividades indústrias, agrícolas e demais realizações humanas. O presente trabalho, desenvolvido na disciplina de Direitos Fundamentais no Estado Globalizado (Curso Ciências Jurídicas / FURG), tem por objetivo demonstrar a relação danosa gerada pelos processos industriais, intensificados no meio urbano e a fragilização da tutela jurídica do ambiente e de seus elementos legalmente protegidos, entre eles a água. Assim destacamos alguns aspectos legais da operação do Distrito Industrial de Rio Grande e a proteção das águas, notadamente o Saco da Mangueira. Dessa forma, concluímos, preliminarmente, que, após três décadas de operação, em que pese alguns ganhos econômicos específicos e restritos a determinados grupos, podem ser ressaltadas ações que atentam contra tais elementos naturais juridicamente tutelados, dificultando e, em alguns casos impedindo, a materialização do direito fundamental citado, com conseqüentes alterações ecológicas de parte desse ecossistema costeiro.
Bolsa: Sem Bolsa

voltar

Autores: DEISE CARDOSO DE MORAIS E SHEILA FERNÁNDEZ GARCIA
Apresentador (a):DEISE CARDOSO DE MORAIS
Orientador (a): ANDRÉ LEMES DA SILVA
Outros Trabalhos:
Instituição: FURG
Área: 1 - Comunicação
Título: PROJETO DE ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA PARA A COMUNIDADE:
Resumo: Integrante do programa de atenção às famílias em situação de vulnerabilidade socioambiental realizado no CAIC-FURG, o Projeto de Ensino de Língua Espanhola para a Comunidade, visa contribuir com o desenvolvimento de um espaço de construção de saberes enfatizando a importância do conhecimento de uma outra língua. Com o objetivo de propiciar um ambiente, alicerçado na necessidade de contribuir com a geração de renda dos envolvidos, o presente projeto objetiva qualificar os membros da comunidade, a fim de colaborar com a sua inserção no mundo do trabalho em consonância com o seu desenvolvimento democrático, perceptivo e participativo coletivamente da/na realidade que o cerca, viabilizado pelas atividades práticas oriundas das temáticas trabalhadas no projeto em questão. O ensino da Língua Espanhola trabalhado por meio de seu viés técnico, somente qualifica curricularmente, entretanto, desenvolvido a partir da metodologia do uso temas geradores, próprios da realidade dos envolvidos, tende a contribuir com o desenvolvimento consciente da sua atividade cidadã e das suas potencialidades enquanto indivíduo, ampliando o leque de possibilidades além das impostas pelo sistema social atual. Ao passo que, o nosso projeto visa prioritariamente potencializar pessoas e não currículos, compreender e aprender a língua e não decorá-la, possibilitando fomentar o progresso qualitativo de inserção socioambiental dos envolvidos.
Bolsa: Outros

voltar

Autores: CLEIDIR EIDELWEIN BICCA, ANDRÉ LEMES DA SILVA, SAUL CUBASKI FRANCO
Apresentador (a):CLEIDIR EIDELWEIN BICCA
Orientador (a): ANDRÉ LEMES DA SILVA
Outros Trabalhos:
Instituição: FURG
Área: 4 - Educação
Título: O Ensino de Informática no CAIC como Espaço de inclusão digital
Resumo: Trata-se de apresentar as experiências do projeto O ensino de informática no CAIC, atividade permanente de ensino desenvolvida no âmbito do Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente da Fundação Universidade Federal do Rio Grande – CAIC/FURG. No ano de 2007, o projeto integrou-se às ações do Programa de Atenção às Famílias (apoiado pelo MEC/SESU-PROEXT 2006), desenvolvido em parceria pelo CAIC e pelo CEP-Rua. As ações buscam oportunizar aos estudantes CAIC os conhecimentos na área de informática, proporcionando o acesso ao mundo da cultura digital, de modo a complementar o processo de aprendizagem escolar, ampliando o conhecimento acerca de outras culturas, espaços e tempos, bem como visa oferecer espaço de profissionalização para a inserção de jovens no mercado de trabalho. As aulas são desenvolvidas no laboratório de informática do CAIC em horário oposto ao turno regular da escola. As turmas são organizadas de acordo com o conhecimento prévio dos alunos na área da informática. Neste ano 2007, estamos trabalhando com 5 turmas, sendo que cada uma é composta por 15 alunos. No que se refere ao desenvolvimento das atividades, o curso é composto por cinco módulos nos quais são trabalhados os conhecimentos gerais de Windows, Word, Power Point, Excel e Internet e as aulas possuem duração de quatro horas/aula semanais para cada turma. A avaliação das atividades é realizada através de exercícios práticos e teóricos ao final de cada módulo, considerado o contexto do aprendizado de cada aluno. Os resultados parciais das atividades apontam que os alunos estão desenvolvendo uma auto- iniciativa no manejo com o computador, encantando-se com as inúmeras opções disponibilizadas por esta ferramenta, seja na pesquisa de temas ligados aos conteúdos da escola, na utilização dos softwares para criação de apresentações, para se comunicar através de mensagens, ou para buscar outras informações de seu interesse.null
Bolsa: Outros

voltar

Autores: ROBALLO, EVELYN DE CASTRO
Apresentador (a):EVELYN DE CASTRO ROBALLO
Orientador (a): VERA LÚCIA DE OLIVEIRA GOMES
Outros Trabalhos:
Instituição: FURG
Área: 6 - Saúde
Título: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ADOLESCENTES MÃES, ACERCA DO MOMENTO DO PARTO
Resumo: Na adolescência ocorrem intensas transformações incluindo a maturação sexual, ou seja, é quando alterações hormonais fazem com que apareçam os caracteres sexuais secundários e o organismo torna-se apto à reprodução. Em concomitância com a maturação biológica, ocorrem mudanças no estilo de vida e comportamento. É nesta fase que começam os jogos amorosos, que levam os(as) jovens a envolverem-se em relações sexuais, muitas vezes impensadas e desprotegidas que têm como conseqüência a gravidez não planejada. O elevado índice de partos em adolescentes e a carência de estudos que evidenciem o que o parto representa para elas, desencadeou o presente estudo que tem como objetivo: compreender as percepções e apreciações de adolescentes mães acerca do momento do parto. Para tanto, utilizar-se-á a Teoria das Representações Sociais (TRS), pois ela permite encontrar o simbolismo do senso comum, através da expressão do que o sujeito acredita ou espera diante de determinada situação ou fato. O estudo será desenvolvido na Maternidade do Hospital Universitário Dr.Miguel Riet Corrêa Jr, tendo como informantes adolescentes entre 10 e 19 anos de idade, internadas para recuperação pós-parto em sistema de alojamento conjunto, que aderirem junto de seus responsáveis, ao Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Este projeto foi encaminhado ao Comitê de Ética em Pesquisa para apreciação. Os dados serão coletados após as primeiras 24 horas do parto, por meio de entrevista complementada por anotações de um diário de campo. A análise de conteúdo, na modalidade temática, será a técnica adotada para apreender o objeto de estudo.
Bolsa: Sem Bolsa

voltar

Autores: BORGES, ELIZANDRA L.; LIMA, JERUSA S. DE; RAMIRES, GRACIÉLI B.; AMARANTE-SILVA, F.
Apresentador (a):GRACIÉLI BARCELOS RAMIRES
Orientador (a): FERNANDO AMARANTE SILVA
Outros Trabalhos:
Instituição: FURG
Área: 4 - Educação
Título: PREVENÇÃO AO USO DE DROGAS: UMA ABORDAGEM PARA O ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo: Este trabalho é o resultado do Projeto de Ensino da Disciplina Farmacologia das Dependências Químicas (16049) que teve como objetivos: exercitar, com os acadêmicos a metodologia para a elaboração de um projeto educativo e preventivo sobre drogas; aplicar na escola parceira e avaliar seu desempenho. O projeto desenvolvido visa integrar acadêmicos da universidade com a escola. Foi selecionada a Escola Municipal de Ensino Fundamental Admar Corrêa, do bairro Santa Teresa, no Rio Grande. O trabalho teve início com uma apresentação do projeto e aplicação de um questionário para os alunos de 5ª e 6ª séries, com o propósito de conhecer e vincular os conteúdos aos problemas sociais dos alunos e pais na área da saúde, educação e prevenção. Em segundo encontro, aplicou-se a dinâmica “Concordo x Discordo” para promover a discussão sobre o assunto e a reconstrução dos conhecimentos mediante a reflexão dialogada. Ainda foram realizadas oficinas com os educandos para uma exposição na escola, favorecendo um relacionamento mais aberto entre os integrantes da comunidade escolar e incentivando a cidadania e a responsabilidade social, bem como garantir que eles incorporem hábitos saudáveis no seu cotidiano. Foi constatada também, a necessidade de esclarecimentos para os pais, com a realização de uma palestra pela psicóloga do CENPRE. Com a contribuição positiva da comunidade com as atividades propostas foi possível atingir os objetivos. Com base nos relatos e no conhecimento prévio que os alunos possuíam conseguimos conduzir o projeto de forma confiável e harmônica na relação professor-aluno. Em todas as atividades nos afastamos de um caráter meramente ilustrativo, freqüentemente atribuído às atividades práticas no ensino de ciências. O projeto de ensino é um instrumento que propicia a aprendizagem pelo saber fazer e pelo como fazer, criando situações dinâmicas e estabelecendo relações interdisciplinares pela descoberta, por meio de ações seqüenciadas sistematizadas.
Bolsa: Sem Bolsa

voltar

Autores: ZANELA, ELISANE; CAPPELLETTO, ELIANE
Apresentador (a):ELISANE BRIÃO ZANELA
Orientador (a): ELIANE CAPPELLETTO
Outros Trabalhos:
Instituição: FURG
Área: 4 - Educação
Título: A Física Espacial gera intrigantes produtos cosmopolitas
Resumo: Na disciplina de Atividades de Ensino de Física III avalia-se a possibilidade de inclusão de temas de Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio, discutindo quais conceitos e teorias são importantes, interessantes, viáveis e de que forma eles poderiam se encaixar no currículo. Os temas trabalhados incluem Astronomia, Física de Partículas, Supercondutividade e Mecânica Quântica. O objetivo é modificar a visão corrente na escola de que a Física é uma ciência abstrata, aborrecida e desconectada do cotidiano. Um dos trabalhos realizados foi a elaboração de aulas no PowerPoint, para o Ensino Médio, envolvendo Astronomia, a partir de pesquisas na Internet e em livros de referência de Física. A escolha dos temas ficou a critério de cada licenciando, porém todos deveriam fazer uma apresentação breve, mas conceitualmente correta, escolher imagens expressivas e explorar as aplicações tecnológicas do tema. O objetivo é mostrar a possibilidade de um Ensino de Física inovador, com ênfase na criatividade e na interdisciplinaridade. É também uma forma de apoiar os professores, estimulando-os a realizar aulas mais interessantes. Será apresentado um trabalho que comenta alguns dos diversos projetos desenvolvidos pela NASA, como as missões Apolo que foram à Lua, Viking que estudaram Vênus e as Voyager que visitaram os planetas jovianos. Será mostrado que as viagens espaciais viabilizaram grandes avanços tecnológicos, resultando em inúmeros produtos de nosso cotidiano, muitos dos quais a maioria da população nem sequer imagina que sejam resultado de pesquisa científica ou pesquisa aplicada. Nas três primeiras décadas do programa espacial norte-americano, por exemplo, mais de 30.000 produtos foram elaborados, principalmente para solucionar problemas em equipamentos enviados ao espaço. Entre eles incluem-se o alarme de incêndio e materiais resistentes a chamas. Na verdade, na rotina doméstica, não há eletrodomésticos ou aparelhos portáteis que tenham saído das pranchetas dos projetistas sem passar pelas mãos dos astronautas.
Bolsa: Sem Bolsa

voltar

Autores: DAIANE ARAÚJO BULSING, VERA LÚCIA PINHO PINTO, DENISE BASTOS DAS NEVES, ANDRÉ LEMES DA SILVA, ELISABETH BRANDÃO SCHMIDT
Apresentador (a):VERA LUCIA PINHO PINTO
Orientador (a): ELISABETH BRANDÃO SCHMIDT
Outros Trabalhos:
Instituição: FURG
Área: 4 - Educação
Título: A experiência do Projeto ESCUNA na Escola Municipal Cidade do Rio Grande – CAIC/FURG
Resumo: Trata-se de apresentar as experiências desenvolvidas pelo Projeto Escola-Comunidade-Universidade – ESCUNA, no âmbito da escola Municipal de Ensino Fundamental Cidade do Rio Grande - CAIC/FURG. O projeto é uma proposta realizada em parceria pela Secretaria Municipal de Educação e pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande, tendo como objetivo principal a implantação de Projetos de Aprendizagem no currículo escolar da rede municipal de ensino do Rio Grande. A metodologia desenvolvida busca o despertar das curiosidades dos educandos, uma vez que essas são produtos dos conflitos gerados em seus ambientes de vida. Sendo assim, o tema a ser pesquisado é de escolha dos próprios estudantes com orientação dos professores. Desse modo, desencadearam-se na escola do CAIC diversos projetos oriundos de tais escolhas, os quais serviram de vertentes para a prática de outros eixos temáticos. Com isso, pode-se vislumbrar a interdisciplinaridade no trabalho realizado, que acontece nos diferentes espaços da escola, especialmente na biblioteca e na própria sala de aula, através de pesquisas em livros, revistas, conversas informais e, ocasionalmente, via INTERNET, pois não disponibilizamos ainda dessa ferramenta exclusivamente para o projeto ESCUNA, na escola. Dentre os temas desenvolvidos pelo trabalho destacam-se: sexualidade, música e anorexia. Espera-se que, a partir dos resultados já constatados nas turmas onde estão sendo desenvolvidos os Projetos de Aprendizagem, ocorra a disseminação da idéia e a adesão de outros professores e demais segmentos da Escola.
Bolsa: Sem Bolsa

voltar

Autores: GABRIEL SCHULTE, GUILHERME NETTO
Apresentador (a):GABRIEL SCHULTE
Orientador (a): GUILHERME NETTO
Outros Trabalhos:
Instituição: OUTRO
Área: 7 - Tecnologia
Título: Sistema Juridico Web
Resumo: Introdução: O Sistema Jurídico Web (SJW) será um sistema voltado para web, que possibilitará ao advogado acessar informações acerca de seus clientes de qualquer terminal que possua internet, viabilizando o uso em escritórios filiais, a partir da unificação dos seus dados. Nesse sentido, possibilitará ao escritório matriz o total controle do que ocorre nas suas filiais. Objetivo: O desenvolvimento do SJW tem como objetivo auxiliar profissionais da área do Direito no exercício de sua profissão, possibilitando a organização dos dados de identificação do cliente e agenda de compromissos referente ao seu processo, o que diminuirá o tempo disperso pelo advogado em atividades burocráticas. Metodologia: No desenvolvimento desse software será utilizada a metodologia do processo unificado, a qual consiste na combinação de ciclos iterativos e incrementais, utilizando um conjunto de atividades necessárias para transformar requisitos do usuário em um sistema de software. Para tanto, profissionais da área do direito serão entrevistados, a fim de especificarem suas necessidades e subsidiarem a estruturação do banco de dados, de acordo com as informações que considerarem relevantes em sua prática. Ainda, a construção do SJW contará com a linguagem de programação PHP, pois esta tem distribuição gratuita e possibilita a implementação de soluções web velozes, simples e eficientes. Na formação do banco de dados iremos usar o PostgreSQL, o qual é definido como um sistema gerenciador de banco de dados objeto-relacional (SGBDOR), desenvolvido como projeto de software livre. Resultados Esperados: Com a implementação do SJW, espera-se facilitar o cotidiano dos profissionais da área do direito, já que a idéia consiste em desenvolver uma ferramenta prática e descomplicada, que os auxilie na realização do seu trabalho. Através da aproximação entre a área jurídica e a informática, pretende-se proporcionar agilidade na execução das atribuições do advogado, evitando maiores transtornos quanto ao agendamento e verificação de seus compromissos.
Bolsa: Sem Bolsa

voltar

Autores: GICELDA BASTOS DE FREITAS
Apresentador (a):GICELDA BASTOS DE FREITAS
Orientador (a): ELISABETH BRANDÃO SCHMIDT
Outros Trabalhos:
Instituição: FURG
Área: 4 - Educação
Título: O Lúdico no Ensino da Arte
Resumo: Este projeto foi realizado no âmbito da disciplina Estágio Supervisionado II-Artes Visuais-Licenciatura, direcionado a alunos do 1º ano da Escola Estadual Agnella do Nascimento. Optou-se por trabalhar com a linguagem da gravura, dentre outras formas, com entintagem de objetos, tendo- os como matrizes para uma impressão de registros. As atividades realizadas objetivaram favorecer o desenvolvimento da identidade dos educandos, com vistas á formação de pessoas reflexivas e capazes de qualificar seu olhar para a Arte. Foi utilizado como processo de resgate do lúdico no ensino de arte e do cotidiano dos alunos, o brincar de maneira espontânea e criativa, pois a criança em si é lúdica. A sucata de brinquedos, as brincadeiras infantis trazem o elemento de transformação: é algo que passa a ser usado fora do habitual. Além disso, é um brinquedo não estruturado que prescinde de ação própria da criança para que a brincadeira aconteça: o que ela pode fazer com pedaços de brinquedos quebrados?No contexto da vida urbana, criar e brincar com materiais de sucata traz certa ironia da cidade e da sociedade capitalista e de consumo. Trabalhar com o lúdico pode dar outro prisma á vida cotidiana e oportuniza que a criança exerça sua capacidade de escolha. Foram realizadas atividades tais como: pesquisa de materiais alternativos, sucata de brinquedos, jogos dramáticos infantis, gravuras coletivas e a elaboração de uma colcha de retalhos, costurando teoria e prática com simplicidade no resgate do lúdico no ensino de arte.
Bolsa: Sem Bolsa

voltar

Autores: RUBENS CÁURIO LOBATO;LUCY ANNE EREIAS NUNES;TERESA ROSÁRIA DE SOUZA GONZALES ENRÍQUEZ;IGOR MORAES SIMÕES.
Apresentador (a):RUBENS CÁURIO LOBATO
Orientador (a): IGOR MORAES SIMÕES
Outros Trabalhos:
Instituição: FURG
Área: 4 - Educação
Título: Percepções de estudantes sobre a diversidade sexual: o cinema enquanto recurso didático
Resumo: Neste trabalho, apresento a atividade realizada em uma escola estadual de ensino médio em Rio Grande-RS. Este proposta consiste a utilização do cinema enquanto recurso didático, tornando-se assim, um instrumento de discussão da diversidade sexual no contexto escolar. O cinema, cada vez mais, se torna um veículo de difusão de conceitos, signos e temas dos mais variados e enquanto artefato cultural, propicia a (des)construção de representações sociais, influenciando e promovendo discussões acerca da sexualidade, do corpo e do gênero. De acordo com as percepções dos estudantes que participaram desta atividade,busco uma proposta de discussão deste tipo referencial teórico que me embasou acerca do uso da mídia cinematográfica enquanto recurso pedagógico. Em seguida, descrevo a atividade realizada e aponto as observações dos alunos sobre os filmes, evidenciando suas dúvidas, conceitos e percepções sobre a temática trabalhada.
Bolsa: Sem Bolsa

voltar

Autores: MICHELLE RODRIGUES NOBREGA
Apresentador (a):MICHELLE RODRIGUES NÓBREGA
Orientador (a): MICHELLE RODRIGUES NOBREGA
Outros Trabalhos:
Instituição: FURG
Área: 4 - Educação
Título: O ENSINO DE GEOGRAFIA CONTRIBUI PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA JUSTA?
Resumo: A escola deve ser justa, ou pelo menos tentar não ser injusta. Esse argumento é de senso comum, paira nos discursos de diferentes atores sociais. Nesse sentido, já é passada a hora de nos questionarmos: O que é uma escola justa? O ensino de geografia contribui para a construção de uma sociedade substancialmente democrática? Esta pesquisa visou compreender parte deste cenário através da pesquisa qualitativa, entrevistas semi-estruturadas, junto a três docentes de Geografia e a 45 alunos, no âmbito do ensino fundamental e médio. Para análise das construções textuais ( argumentações escritas frente os questionamentos) foi utilizada a análise textual discursiva proposta por Roque Moraes. Esta pesquisa veio, infelizmente mostrar o quão é presente à visão tradicional de Geografia e, por conseguinte da escola brasileira. Em face a essa realidade, faz-se necessário refletir a respeito do papel do ensino de Geografia e as implicações que o mesmo produz na construção de uma sociedade substancialmente democrática, e justa. Ressalta-se, todavia, que não é objetivo deste trabalho criticar o atual ensino de geografia e sim buscar compreender as razões de sua existência para que possam emergirem novos questionamentos.
Bolsa: Sem Bolsa

voltar

Autores: MAGALHÃES, FÁBIO P.; ALVES, SILIANE M.; CALIXTO, PRISCILA S.
Apresentador (a):FÁBIO CARVALHO MAGALHÃES
Orientador (a): HENRIQUE DA COSTA BERNARDELLI
Outros Trabalhos:
Instituição: FURG
Área: 7 - Tecnologia
Título: Aplicação de Software de Simulação utilizando como exemplo um Projeto de Tratamento de Resífuos de Óleos Lubrificantes
Resumo: O estudo e a análise de projeto de engenharia química têm evoluído rapidamente através dos anos, e cada vez mais a utilização de novas ferramentas empregando a informática se torna essencial para seu aprimoramento. O óleo lubrificante, assim como outros tipos de óleos, é um resíduo perigoso e de grande ameaça ao meio ambiente, que deve ser tratado da forma mais eficiente possível. Este trabalho tem o objetivo de apresentar uma analogia entre um estudo de caso de engenharia química assistido por uma planilha eletrônica como o Excel em seu desenvolvimento e um estudo de caso de engenharia química assistido por um simulador de processos como o Hysys, empregando como exemplo a separação de óleos. As propriedades desses compostos utilizados serão retiradas do banco de dados do próprio simulador ou pesquisados em diferentes referências e estimados pelo próprio software. Para esse fim se empregarão os softwares e as ferramentas existentes no departamento de química da FURG, e se espera obter como resultado final uma estratégia que venha a servir de exemplo para o ensino de engenharia química assistida por computador.
Bolsa: FURG

voltar

Autores: JOANE MARGARET BARG SPENST, GABRIEL DIOGO PAULO HAMILTOM
Apresentador (a):JOANE MARGARET BARG SPENST
Orientador (a): GABRIEL DIOGO PAULO HAMILTOM
Outros Trabalhos:
Instituição: FURG
Área: 6 - Saúde
Título: A percepção que enfermeiras(os) têm acerca do apoio emocional à criança e sua família e as ações que constituem esse cuidado.
Resumo: Durante a graduação do curso de enfermagem é ensinado ao acadêmico, em diferentes disciplinas e conteúdos, que uma das competências da(o) enfermeira (o) é prestar apoio emocional a familiares e clientes hospitalizados. Chama mais atenção o cliente pediátrico e sua família, pois a internação e a permanência da criança no hospital é uma situação extremamente delicada que envolve estresse emocional tanto para a criança como para sua família. A(o) enfermeira(o) pode crer no apoio emocional porém sem ser capaz de definir operacionalmente o que essa atitude significa. Para prestar apoio emocional é necessário que haja conhecimento, introspecção e autodisciplina por parte do profissional (TRAVELBEE, 1979). Tratar da saúde emocional do cliente significa buscar a saúde psíquica deste, sendo que bem- estar emocional é decisivo para a saúde e tem a tendência de modificar o viver subjetivo. Envolve a experiência emocional do paciente como fator primordial na avaliação do seu estado de saúde (FIGUEIREDO, 2003). Assim tem-se como objetivo geral compreender a percepção e a importância que enfermeiras(os) que trabalham numa unidade de pediatria atribuem ao apoio emocional à criança hospitalizada e sua família. Trata-se de uma pesquisa qualitativa. Os sujeitos desse estudo serão enfermeiras(os) que trabalham numa unidade de pediatria de um hospital universitário do sul do país. A coleta de dados será realizada por meio de entrevistas semi-estruturadas e focalizadas permitindo ao entrevistador liberdade para desenvolver e explorar cada situação do modo que considerar adequado. O tratamento dos dados será feito pela análise do conteúdo da temática. Todos os preceitos éticos e legais serão respeitados conforme resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde. Dessa forma essa pesquisa poderá auxiliar na melhoria do ensino da prática do apoio emocional, assim como levar as(os) enfermeiras(os) a reflexão sobre sua prática, promovendo maior qualidade no cuidado e trabalho desses profissionais.
Bolsa: Sem Bolsa

voltar

Autores: VEIGA, D. D. R.; MENESES, M. N.; FONTOURA, R.; SOARES, T.; VILANOVA, C. S. ; BORBA, M. R.
Apresentador (a):DIEGO DARZONI RIBEIRO DA VEIGA
Orientador (a): MARTA RIEGERT BORBA
Outros Trabalhos:
Instituição: FURG
Área: 6 - Saúde
Título: Sistematização da Assistência de Enfermagem a um Paciente Submetido à Herniorrafia.
Resumo: Este trabalho descreve um estudo de caso, realizado durante a disciplina de Prática de Enfermagem, localizada no quarto semestre do curso. Teve por objetivo geral aplicar a metodologia da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE), a um paciente submetido à herniorrafia. Trata-se de Z.V., sexo masculino, com 65 anos, e que possui um bypass na região pubiana, prótese na artéria aorta e, uma hérnia-incisional em região epigástrica e infra-umbilical em incisão mediana. Escolheu-se este caso em particular, devida a alta freqüência de internações no Hospital Universitário do Rio Grande, de pessoas portadoras desse tipo de alteração de saúde. Como metodologia, foi utilizado o Processo de Enfermagem, sendo realizados: entrevista e exame físico com o paciente e, coletados dados para a realização do Histórico de Enfermagem, com o intuito de investigar e conhecer os hábitos individuais e biopsicossociais de Z.V. De posse dessas informações, identificou-se os Diagnósticos de Enfermagem, sendo que os principais foram: Integridade tissular prejudicada; Risco para infecção; Dor; Déficit de conhecimento; Risco para lesão; Proteção alterada. Na seqüência, realizou-se a Prescrição de Enfermagem, que direcionou e coordenou a assistência de forma individualizada e contínua. Como resultado identificou-se que, através da utilização dessa metodologia de trabalho, conseguiu- se desenvolver uma efetiva assistência de enfermagem, para este paciente, fazendo com que ele pudesse participar do seu cuidado na situação cirúrgica. A partir das reflexões durante a implementação das atividades, do estudo e das vivências durante o estágio, passou-se a ter maior fundamentação da Sistematização da Assistência como possibilidade de uma atuação do profissional enfermeiro, mais autônoma e humanizada, visando atender as necessidades prioritárias para cada cliente, naquele momento de sua vida. São consideradas suas percepções, receios, preocupações e expectativas; buscando a conscientização da importância de seu papel na promoção, recuperação e manutenção de sua saúde.
Bolsa: Sem Bolsa

voltar

Autores: WALLY, C. S. S.; RIBEIRO, P. R. C.
Apresentador (a):CAMILA WALLY DA SILVA E SOUSA MACEDO
Orientador (a): PAULA REGINA COSTA RIBEIRO
Outros Trabalhos:
Instituição: FURG
Área: 4 - Educação
Título: A Utilização de Materiais Didáticos Alternativos no Processo Ensino-Aprendizagem para Alunos do Ensino Fundamental na Disciplina de Ciências
Resumo: Este trabalho busca relatar a minha experiência de Estágio em Ciências no Ensino Fundamental, que teve como propósito utilizar métodos que facilitassem a aprendizagem. Os alunos se encontram bastante desestimulados, pois, acabam tendo um ensino precário e sem sentido, assim, é preciso que o educador reflita sobre o que é, realmente, importante para a formação dos alunos a fim de que os mesmos possam perceber que a aula de Ciências não é apenas “nomes estranhos”. É muito importante considerar como o aluno conhece o mundo e ver este aluno como um sujeito que aprende e que irá usufruir o conhecimento durante a sua vida. Na disciplina de Ciências o aluno deve estabelecer relações com o conteúdo estudado de forma que o mesmo seja relevante e significativo para sua vida. Durante o estágio de Ciências, em uma turma de 7ª série, foram utilizados materiais didáticos alternativos que buscavam aproximar e envolver o aluno acerca do tema principal, o corpo humano. Foi confeccionado um boneco em isopor para representação do corpo humano. Este boneco teve suas características físicas e culturais criadas pelos alunos. Através deste novo colega, a turma estudava o corpo humano, mais especificamente sistema respiratório e cardiovascular. Além do boneco, foi utilizado modelo para representação dos movimentos respiratórios, experimento com tipos sangüíneos (através de sangue artificial cedido pelo CEAMECIM) e modelo de coração. Estes materiais foram de grande valia para despertar a curiosidade dos alunos, permitindo discussões sobre temas variados. Para que os alunos pudessem ter suas dúvidas esclarecidas, tínhamos um tempo específico para conversar sobre as perguntas que eram depositadas na caixinha que percorria a sala de aula. Tais atividades colaboraram em despertar o interesse dos alunos e conseqüentemente melhorar a dinâmica da sala de aula, tornando o dia a dia mais agradável e a aprendizagem significativa.
Bolsa: Sem Bolsa

voltar

Autores: ARRIECHE, T.A.; CECERE, D.B.B.; NOVO, R.M; CAPELLARO, J.; SILVA, M.E.;PAULA, B.C.
Apresentador (a):DANAE BEATRIZ BARBOSA CECERE
Orientador (a): TATIANE ALONSO ARRICHE
Outros Trabalhos:
Instituição: FURG
Área: 6 - Saúde
Título: SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA – CUIDADOS DE ENFERMAGEM À PESSOA COM MIOMATOSE UTERINA
Resumo: Enquanto acadêmicas do curso de Enfermagem e Obstetrícia da Fundação Universidade Federal do Rio Grande, desenvolvemos um estudo de caso realizado na disciplina de Enfermagem na Saúde do Adulto II, na Unidade de Clínica Cirúrgica do Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr, sendo esse estudo de uma paciente com diagnóstico clínico de Miomatose Uterina, em pré e pós operatório de Histerectomia total. Tem como objetivos aprofundar o estudo a cerca de Miomatose Uterina, através de uma revisão de literatura atualizada, indicando os diagnósticos de enfermagem envolvidos com o caso em questão e preconizar os cuidados de enfermagem com base nestes diagnósticos, direcionando-os para as atividades diárias da paciente. A coleta de dados deu-se através da realização do Histórico de Enfermagem, da análise documental no prontuário da paciente e do Exame Físico. Foi solicitado o consentimento verbal da paciente para realização do estudo e a partir dos dados levantados foi elaborado o plano assistencial. Constatamos por problemas de enfermagem: ansiedade, medo da cirurgia e do ambiente desconhecido. Como diagnósticos de enfermagem encontramos: ansiedade, alteração na perfusão tissular periférica, dor, risco para troca gasosa prejudicada, risco para infecção, risco para distúrbio do auto-conceito e falta de conhecimento. Concluímos que o estudo de caso foi de grande importância para nossa formação acadêmica, pois por meio deste processo de cuidar, enriquecemos nossos conhecimentos quanto à assistência ao cliente no período perioperatório.
Bolsa: Sem Bolsa

voltar

Autores: BRUNA PIRES DOS SANTOS E DIONE TOZZI BUENO
Apresentador (a):BRUNA PIRES DOS SANTOS
Orientador (a): CARMO THUM
Outros Trabalhos:
Instituição: FURG
Área: 4 - Educação
Título: A influência do desenho animado no contexto escolar
Resumo: A televisão tornou-se para a sociedade atual um objeto indispensável, é muito rara uma casa que não possua este aparelho familiar. Desta forma, a TV serve como meio de entretenimento, determina padrões éticos, dita comportamentos, altera a linguagem popular, conduzindo informações questionáveis, mas muitas vezes atua na função de babá, transmitindo desenhos animados com conteúdos desapropriados para as crianças, que são assistidos sem a supervisão dos pais. A estrutura familiar presente sofreu algumas alterações, como por exemplo, as mulheres além de trabalharem fora continuam realizando as tarefas domésticas e ainda são responsáveis pelo cuidado com os filhos, outro exemplo é a questão estrutural da família que nem sempre é pai, mãe e filhos, logo estas peculiaridades são fatores que refletem no comportamento infantil atual. Em meio aos fatores expostos acima, acredita-se que a TV com suas influências, seja o principal agente causador do fenômeno Bullying (palavra de origem inglesa adotada em muitos países, o termo sem equivalente no português, é um conjunto de atitudes agressivas, intencionais e repetitivas que ocorrem sem motivação evidente , de forma velada ou explícita , adotado por um ou mais indivíduos contra outro(s), causando dor, angústia e sofrimento. Está presente na família, na escola, no trabalho, na comunidade...Mas é na escola que o fenômeno Bullying se revela, se acentua e marca de forma indelével a alma do indivíduo, aterrorizando-o e lavando-o a reações desesperadas, podendo chegar até o suicídio.Cleo Fante.) ambiente escolar, pois é neste espaço que o a criança reproduz os estilos de condutas e comporta-se como os seus “heróis” nos desenhos animados. Partindo deste pressuposto, foi entrevistado um certo número de crianças de 1ª à 4ª série do ensino fundamental de uma escola estadual do município de Rio Grande, questionando quais os desenhos que elas assistem, o por quê preferem tais desenhos, se elas gostariam se ser estes personagens, entre outras várias questões. Tornou-se possível realizar esta pesquisa, visto que a escola encontrava-se como um grande problema no horário de intervalos com relação às brincadeiras violentas realizadas pelos alunos neste período de tempo. A partir dos resultados das entrevistas , foi possível identificar que os alunos desta escola não cultivavam o hábito de brincar, assim foram organizadas atividades nos horários de intervalo, com o objetivo de restaurar o hábito de brincar através das brincadeiras folclóricas, trabalhando com os alunos questões como cidadania, conscientizando estes das diferenças físicas, sociais e econômicas para que o fenômeno Bullying fosse erradicado do convívio escolar destes futuros cidadãos. Os resultados estão sendo muito ricos e motivadores para que esta pesquisa continue em atividade.
Bolsa: Sem Bolsa

voltar

Autores: RACHE,R.P.; ABEL, A.A.O.; DUTRA, L.F.; LAMAS, R.A.; LEANDRO, R.S; RODRIGUES, L.C.; SOUSA, L.A.
Apresentador (a):LUCIANA COZZA RODRIGUES
Orientador (a): RITA PATTA RACHE
Outros Trabalhos:
Instituição: FURG
Área: 4 - Educação
Título: Quem pesquisa, (se) descobre!
Resumo: O projeto Quem pesquisa, (se) descobre! foi criado no ano de 2005, como atividade das disciplinas de Estágio I e Fundamentos e Oficinas de Arte- Educação II, do Curso de Artes Visuais – Licenciatura, numa iniciativa de colocar os/as acadêmicos/as em contato com a pesquisa em educação. Trata-se de uma pesquisa de campo, de abordagem quanti-qualitativa, realizada em diferentes instituições educacionais (públicas e privadas) envolvidas com o ensino e/ou atividades de Arte, a fim de compor um inventário acerca do ensino de Arte no município do Rio Grande. Visa que os/as acadêmicos/as envolvidos/as, futuros/as professores/as de Arte, tenham conhecimento acerca da sua área de trabalho, refletindo sobre a mesma, problematizando a realidade pesquisada e construindo possíveis ações de transformação que a ressignifiquem. Para tal, são realizadas: leituras e discussões sobre referenciais teórico- metodológicos do ensino de Arte e da pesquisa em educação; entrevistas em escolas com a direção, professores/as de Arte e estudantes; relatos de experiência; produção textual com apresentação e discussão dos dados coletados e reflexões sobre a experiência vivenciada; e elaboração e execução de ações educativas de intervenção no contexto pesquisado. Em decorrência dos resultados obtidos no seu primeiro ano, em 2006 o projeto deu origem ao Projeto de pesquisa Inventário acerca do ensino de arte no município do Rio Grande – RS e à criação da linha de pesquisa Ensino de Arte no Grupo de Pesquisas em Artes Visuais (FURG/CNPq). Da mesma forma, ultrapassou os limites das disciplinas e passou a compor as atividades do Núcleo de Estudos em Arte – NEA, criado em 2007 pela Área de Artes do Departamento de Letras e Artes.
Bolsa: Sem Bolsa

voltar

Autores: MARQUES, J.L.J., AFFONSO, L.N.
Apresentador (a):JORGE LUIZ MARQUES JUNIOR
Orientador (a): MOACIR LANGONI DE SOUZA
Outros Trabalhos:
Instituição: FURG
Área: 4 - Educação
Título: Estudar a Água como temática interdisciplinar na formação do professor de Química – Uma ferramenta à consciência Ambiental
Resumo: A crescente preocupação com a disponibilidade Mundial de água vem exigindo de todos nós uma nova consciência em relação à utilização desse recurso, sendo assim a temática “Água” tem que ser abordada de forma mais relevante no ensino de Química, deixando sua posição coadjuvante de apenas mais uma substância inorgânica, solvente universal, para uma nova apresentação da água na formação de professores. No cenário da educação em Química, com enfoque nas questões ambientais, este trabalho propõe subsídios para o Educador enfatizar as utilizações de água tratada, possibilitando assim uma abordagem multi e interdisciplinar, promovendo a sensibilização dos futuros educadores de ensino médio afim de: Levar aos alunos a conhecer a água; Educar para a mudança de hábitos e atitudes; Educar para a importância da água como direito de todos; Conscientizar aos alunos quanto às fontes de poluição e Divulgar tecnologias e práticas de gestão para o combate ao desperdício de água. O material didático proposto para alcançar os objetivos são os resultados do estudo do desperdício de água nos laboratórios do Departamento de Química da Fundação Universidade Federal do Rio Grande no campus Carreiros, demonstrando a possibilidade dos Educandos aplicarem uma ferramenta análoga. Na escola os educadores podem utilizar a fatura da conta de água fornecida pela Corsan (Companhia Riograndense de Saneamento). Nesta fatura constam além dos dados de consumo mensal, médio e custo, também um laudo de análises físicas, químicas e biológicas, possibilitando uma investigação por parte do educando, gerando conhecimentos interdisciplinares, que envolvem seu cotidiano, respeitando as diferenças sócio- econômicas e culturais que estão presentes em sala de aula, pois água é uma necessidade básica geral.
Bolsa: Sem Bolsa

voltar

Autores: LUANA BEATRIZ FARIAS LODEIRO DIAS E SABRINA WALLY
Apresentador (a):LUANA BEATRIZ FARIAS LODEIRO DIAS
Orientador (a): IVALINA PORTO
Outros Trabalhos:
Instituição: FURG
Área: 4 - Educação
Título: Minhas Memórias
Resumo: Neste trabalho faz-se o relato uma experiência de ensino desenvolvida no Projeto de Alfabetização de Idosos que é parte integrante do Programa do Núcleo Universitário da Terceira Idade – NUTI/FURG. O projeto de alfabetização surgiu para atender a necessidade de idosos não alfabetizados no processo de aprendizagem da leitura e da escrita de inserção na comunidade com vistas à melhoria de suas condições de vida biopsicossociais. Nas aulas de alfabetização, que ocorrem em três encontros semanais, no espaço físico cedido pelo SESI, foi desenvolvido o Projeto Minhas Memórias. As atividades foram desencadeadas a partir de textos informativos do poema Meus Oito Anos de Casemiro de Abreu, do conto O baú da vovó de Heloísa Pietro e da construção de um quadro comparativo sobre como era a infância antigamente e como é atualmente. Os objetivos do projeto foram identificar os sentidos atribuídos aos itens do quadro comparativo (brinquedo, brincadeiras, família, escola, comportamentos, trabalho). Através de relatos os educandos idosos foram relembrando suas trajetórias de vida e resgatando suas próprias histórias e memórias (vivências pessoais, profissionais e os conflitos geracionais). O desenvolvimento do projeto proporcionou aos educandos a percepção do quanto são portadores de um rico potencial cultural. Suas falas, altamente significativas, serão socializadas durante a apresentação do trabalho no II Seminário de Ensino da VI MPU.
Bolsa: Sem Bolsa

voltar

Autores: RUHENA KELBER ABRÃO, DANIELE PORTO GAUTÉRIO E ANDRÉA ALVARENGA
Apresentador (a):RUHENA KELBER ABRÃO
Orientador (a): SIRLEI NADIA SCHIRMER
Outros Trabalhos:
Instituição: FURG
Área: 4 - Educação
Título: Usando a ludicidade na educação de deficientes mentais.
Resumo: A escolha deste tema deu-se pela importância de se desenvolver uma proposta de ensino aprendizagem que vise o desenvolvimento do aluno como um todo, ou seja, como um ser integral. Por isso, a necessidade de uma proposta pedagógica que envolva a ludicidade, onde os conteúdos sejam vivenciados, manuseados e dinamizados, pois geralmente os deficientes mentais tem dificuldade para operar idéias de forma abstrata. A criança com deficiência mental, assim como as outras, necessita interagir com o meio ambiente, com as pessoas e com os instrumentos de trabalho, principalmente de forma concreta e lúdica. Na interatividade, fortalece-se a autonomia e aprendizagem de procedimentos e atitudes sadias, como: cooperação, respeito, responsabilidade, segurança, competência intelectual reflexiva, auto-estima, dentre outros. Nesse momento, o papel do professor é muito importante, pois cabe- lhe ser o mediador na interação dos sujeitos entre si, o meio ambiente e o objetivo do conhecimento. Ele é o planejador, o condutor do processo de aprendizagem, o grande incentivador e administrador da curiosidade da criança. Seu trabalho deve ser planejado de forma lúdica para que através da interação entre o meio ambiente, alunos e professor se consiga atingir uma aprendizagem mais significativa e que o aluno possa desenvolver sua potencialidades dentro das suas limitações.
Bolsa: Sem Bolsa

voltar

Autores: GOMES, G.C.; CORREA, L.V.O.; COSTA, V.Z.
Apresentador (a):LETICIA SILVEIRA CARDOSO
Orientador (a): GIOVANA CALCAGNO GOMES
Outros Trabalhos:
Instituição: FURG
Área: 7 - Tecnologia
Título: O Perfil das Puérperas que Frequentam o Banco de Leite de um Hospital da Regiгo do Extremo Sul do País
Resumo: Esta pesquisa objetiva identificar o perfil das puérperas que freqüentam o Banco de Leite de um hospital da região do Extremo Sul do país. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, exploratória e analítica. Como resultado obteve-se que 22 sujeitos freqüentaram esse Banco de Leite no mês de Agosto, a idade predominante é 19 anos (3), 26 anos (3), 25 anos (2) e 33 anos (2); a puérpera mais nova tem 14 anos e a mais velha 38 anos. A maioria reside em Rio Grande (19). A renda mensal das mesmas varia 1 salário (10) a 5 salários (1). Apenas 1 apresenta DST e 8 doenças relacionadas à gestação, sendo a mais freqüente a anemia (3), infecção urinária (2), hipertensão (2), bolsa rota (1) e verminose (1). Das gestantes 16 utilizaram medicações na gestação, Sulfato Ferroso (7), Amplicilina (3) e Paracetamol (2). Dos 22 sujeitos 7 faz uso de fumo na gravidez, variando de 5 cigarros por dia a 3 carteiras por dia, nenhuma faz uso de álcool ou outras drogas. 15 possuem animais especialmente cães. 12 estão na primeira gestação, 7 na terceira. 13 nunca amamentaram. Sendo que a pesquisa foi desenvolvido o estágio de Prática de Enfermagem na Saúde do Adolescente e Criança II, onde realiza-se orientações sobre a importância do aleitamento materno exclusivo para mãe, recém- nascido e familiares. Embora percebesse ainda a necessidade de fornecer informações às mães e familiares a respeito do cuidado com os animais para evitar infecções e outras doenças transmitidas principalmente pelos cães e gatos, paralelamente a diminuição da quantidade de fumo consumido durante o período da gestação e se possível evitá-lo. Por tudo isso, se salienta o papel fundamental do pré-natal, que deve ser iniciado durante o primeiro trimestre de gestação, sendo oferecido pelo Programa de Saúde da Família além dos hospitais.Esta pesquisa objetiva identificar
Bolsa: Sem Bolsa

voltar

Autores: CORREA DA CONCEIÇÃ,A., TAFFAREL CHAVES, C., DEBOM VIEIRA,E.,WEBER,J.,FREGONESI FERREIRA,M., PEREIRA,R.
Apresentador (a):CAROLINA CHAVES TAFFAREL
Orientador (a): TARSO PEREIRA TEIXEIRA
Outros Trabalhos:
Instituição: FURG
Área: 6 - Saúde
Título: Relato de experiência dos discentes do quinto ano de medicina da FURG, em seus estágios
Resumo: O presente trabalho pretende transmitir a experiência de quatro discentes do quinto ano do curso de medicina da Fundação Universidade Federal de Rio Grande, em estágios na UBS Castelo Branco I e no Hospital Universitário de Rio Grande. Este relato tem como objetivo expressar a diferença entre o atendimento em âmbito hospitalar e o atendimento preconizado pelo ESF. Tendo em vista que o curso de medicina nos proporcionou, até o momento, uma prática de quatro anos e oito meses em ambiente hospitalar e, somente, dois meses nas unidades de ESF de Rio Grande, mesmo assim ficou claro a diferenciação do trabalho desenvolvido pela equipe multidisciplinar e do acolhimento do paciente em ambos os serviços. A metodologia usada foi os depoimentos destes discentes que informaram a observação da abordagem do paciente e a integração da equipe multidisciplinar nos locais acima citados. Como resultado evidencia-se a distinção da visão hospitalar do binômio paciente – doença, para a visão paciente – comunidade do PSF. Destacamos a importância do estágio em diferentes níveis de atenção a saúde, pois nos apresentou uma realidade não abordada durante os quatro anos e oito meses de curso, sendo assim nos proporcionou uma melhor capacitação médica, para lidar com o sistema único de saúde brasileiro e seus beneficiados.
Bolsa: Sem Bolsa

voltar

Autores: PROF. DR. PACHECO,R.; SILVEIRA, C.
Apresentador (a):CARLOS LUCIANO TEIXEIRA DA SILVEIRA
Orientador (a): RICARDO DE AGUIAR PACHECO
Outros Trabalhos:
Instituição: FURG
Área: 4 - Educação
Título: SABERES DA GEOGRAFIA QUE SÃO SIGNIFICATIVOS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Resumo: O ensino de geografia favorece a formação de cidadãos responsáveis, críticos, atuantes e comprometidos com o presente e o futuro. Por meio da aprendizagem de conteúdos conceituais, do desenvolvimento de habilidades e atitudes, o estudo da geografia, ao tratar das características sociais, culturais e naturais do lugar onde se vive, comparando com outros, da discussão e reflexão sobre os valores individuais e sociais, das práticas cotidianas, se propõe a construir e reconstruir valores importantes para a vida em sociedade.Por isso interessou-me investigar: quais os saberes da geografia são significativos para o ensino do adulto, na educação de jovens e adultos. De acordo com os postulados de Vygotsky, pretendia uma abordagem que buscasse a síntese do homem como ser biológico, histórico e social. Ele sempre considerou o homem inserido na sociedade e, sendo assim, sua abordagem sempre foi orientada para os processos de desenvolvimento do ser humano com ênfase da dimensão sócio- histórica e na relação do homem com o outro no espaço social, o sujeito é interativo, pois adquire conhecimentos a partir de relações intra e interpessoais e de troca com o meio, a partir de um processo denominado mediação. A geografia é uma ciência com conceitos relacionais, em constantes mudanças. Por isso é essencial que o professor de Geografia textualize e analise o cotidiano do aluno, o seu local, para relacionar o teórico da geografia com o concreto do mundo. Portanto que estas relações entre sujeito, meio, linguagem, promovam uma construção constante do conhecimento geográfico na educação de jovens, é também de adultos, não só abandonados como excluídos, a fim de que estes alunos tenham uma leitura qualificada sobre seu espaço geográfico, bem como de seu meio ambiente na busca da compreensão destas relações.
Bolsa: Sem Bolsa

voltar

Autores: VITALÍCIO SOUZA DE ÁVILA
Apresentador (a):VITALÍCIO SOUZA DE ÁVILA
Orientador (a): ÂNGELA TORMA
Outros Trabalhos:
Instituição: FURG
Área: 4 - Educação
Título: A Realidade Sobre o Aquecimento Global
Resumo: O presente projeto tem como função principal levar aos alunos do ensino médio a realidade sobre o aquecimento global na atualidade, desenvolvendo nos mesmos a visão crítica da situação atual do planeta e assim possibilitando associar responsabilidade a quem é de direito, além de desenvolver nos alunos parâmetros comportamentais, os quais serão disseminados na família e sociedade como um todo, ao passo que oportuniza um espaço de reflexão sobre a vida e os princípios que regem o funcionamento da sociedade contemporânea, compreendendo o que significa o “Tratado de Kyoto”, dentro de um contexto social e sujeito aos interesses político-econômicos de determinados grupos sociais. Para despertar esta reflexão, foi utilizado o vídeo no qual contém o documentário “Uma Verdade Inconveniente”, de Albert Al Gore, ex candidato a presidente estadunidense. Foram realizados dois encontros, na turma 105, primeiro ano do Ensino Médio da E.E.E.M Bibiano de Almeida, sendo o primeiro de 3 h/aula e o segundo de 2 h/aula. As atividades foram desenvolvidas através de breve explanação a cerca do assunto em questão, a título de introdução, exposição áudio-visual do documentário “Uma Verdade Inconveniente” e, por fim discussão em sala de aula e elaboração de relatório por parte dos alunos fixando o documentário, com considerações finais pessoais, de forma que proporcione o envolvimento de todos os sujeitos na construção do conhecimento.
Bolsa: Sem Bolsa

voltar