ࡱ > [ ] Z q` 7 bjbjqPqP Fl : : H 8 $ , P $ Z! z ( & & & $ " h <% b O " O O \ 0 k k k O k O k k k t i` [ k ! H Z! k % g % k % k & " H k ` t & & & X & & & Z! O O O O d Estilos de vida e Velocross: Uma investigao com pilotos do Rio Grande do Sul MANZKE, Nicole Souza GRAEFF, Billy Bastos (orientador) nicole_svp@hotmail.com Evento: Congresso de Iniciao Cientfica rea do conhecimento: Educao Fsica Palavras-chave: Esporte; Velocross; Estilo de Vida; 1 INTRODUO O presente trabalho foi desenvolvido a partir de um recorte feito do trabalho de concluso de curso que est em desenvolvimento. Neste estudo pretendo investigar o universo social do Velocross, assim como os sujeitos nele inseridos. Como se constituram suas trajetrias nesta prtica, que fatores influenciaram para isso, como aconteceu essa insero, entre outras questes permeiam esse contexto social caracterstico. Tendo como campo de estudo o Campeonato Gacho de Velocross 2013 e a partir de entrevistas com pilotos, familiares e organizadores deste campeonato, assim como, observaes e anlise documental, pretendo compreender e buscar respostas para estas inquietudes presentes no que diz respeito ao meu conhecimento sobre o esporte, por participar desta competio h muitos anos e ao pouco referencial realizado na rea. Refletindo sobre os objetivos almejados nesse estudo, elaborei, juntamente com meu orientador, questes que me auxiliaro durante o desenvolvimento de meu estudo, em busca de meus objetivos iniciais. Sendo assim, tentarei orientar meus estudos a partir de questes como: Como se desenvolve o estilo de vida desses pilotos nesse contexto? Quem so estas pessoas que, no decorrer de suas vidas, tornaram a prtica do Velocross constante? Como so (e como foram, como eram) suas vidas, suas rotinas, seus afazeres, suas atividades, suas relaes sociais? Como se d a incorporao dos conhecimentos prticos to especficos e necessrios ao universo do Velocross? Como estas pessoas vieram a integrar-se no universo do Velocross e como o conjunto de prticas que constitui este universo se relaciona com outras esferas de suas vidas? Baseando-me nas respostas obtidas nas questes acima colocadas, pretendo compreender minha questo principal de estudo de como se desenvolve o estilo de vida dos pilotos de Velocross, a partir dessa prtica? Desde muito nova sempre estive acompanhando meu pai nas disputas de Velocross por todo estado do Rio Grande do Sul e, depois, aos 12 anos, me tornei uma das nicas pilotos do campeonato gacho de Velocross. A paixo pelo esporte me fez querer entender essas disposies incorporadas, nunca antes pensadas por mim como piloto. Pela participao neste campeonato h muitos anos, resolvi fazer de minha proximidade meu campo de estudo. Mas, tambm, por acreditar na relevncia dessa discusso em um contexto onde no h aprofundamentos acerca do campo que se constitui nesse esporte. Por se tratar de um esporte quase no estudado no campo sociolgico e uma rea indita dentro dos estudos de Educao Fsica. 2 PROCEDIMENTOS METODOLGICOS Como mtodo de pesquisa a ser utilizado em meu estudo, trago a Pesquisa qualitativa por trazer a compreenso da realidade em sua complexidade e no como algo simples que possa ser descrito a partir de poucas leis universais. (Madureira; Branco, p. 4, 2001). Como instrumento de pesquisa, pretendo utilizar entrevistas semi-estruturadas com pilotos, familiares e organizadores do campeonato gacho de Velocross 2013. Para chegar a este instrumento de pesquisa percebo sua relevncia ao pensar nas palavras colocadas por Minayo, o que torna a entrevista um instrumento privilegiado de coleta de informaes para as cincias sociais a possibilidade de a fala ser reveladora de condies estruturais, de sistemas de valores, normas e smbolos (sendo ela mesma um deles) e ao mesmo tempo ter a magia de transmitir, atravs de um porta-voz, as representaes de grupos determinados, em condies histricas, socioeconmicas e culturais especficas (MINAYO, 1996, pp. 109 110, grifo da autora). Em relao a escolha do instrumento, acredito que nas entrevistas semi-estruturadas fica-se com a certeza de se obter dados comparveis entre os vrios sujeitos, embora se perca a oportunidade de compreender como que os prprios sujeitos estruturam o tpico em questo. (BOGDAN e BIKLEN, 1994, pp. 135-136). 3 RESULTADOS e DISCUSSO Os resultados da pesquisa ainda no foram obtidos, pois o trabalho ainda est em fase de coleta de entrevistas e documentos. Sendo assim, impossvel de apresentar resultados no momento. 4 CONSIDERAES FINAIS O trabalho no pde ter as devidas consideraes finais, pois est no presente momento em desenvolvimento, sendo que suas consideraes finais, todavia, no foram obtidas. 5 REFERNCIAS BOGDAN, R. C.; BIKLEN, E. Investigao qualitativa em educao: uma introduo teoria e aos mtodos. Porto Editora. Porto. Portugal: 1994. MINAYO, M. C. de S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em sade. So Paulo, 1996. HYPERLINK "http://pepsic.bvsalud.org/cgi-bin/wxis.exe/iah/?IsisScript=iah/iah.xis&base=article%5Edlibrary&format=iso.pft&lang=p&nextAction=lnk&indexSearch=AU&exprSearch=MADUREIRA,+ANA+FLAVIA+DO+AMARAL" MADUREIRA, Ana Flvia do Amaral.Metodologia Qualitativa. Portal UNISC. 2001. Disponvel em: < HYPERLINK "http://www.unisc.br/portal/upload/com_arquivo/metodologia_qualitativa.pdf" http://www.unisc.br/portal/upload/com_arquivo/metodologia_qualitativa.pdf> . Rio Grande/RS, Brasil, 23 a 25 de outubro de 2013. O Q X Y e f z $ % & 2 3 X Ŀ{tmf_[W[h. hh'1 hSGg hh'1 h0V h# hEs h! h> h 2 hDV hA hDV h h 5 hDV 5h> h{ 5h> hR 5h> hq 5 hL 5 hR 5 hq 5 h{ 5 ha 5hP> h 5h\ 5mH sH ha h{ 5mH sH ha ha 5mH sH h;) 5ha ha 5 hgL 5 " P Q f % & 3 `gd. `gd-\ gd gd-\ ` gd-\ $ ` a$gd-\ $a$gd $ ` a$gd;) 6 C F > @ A d l o ; < w J K M Y Z g h i M V m { hSGg h h h hSGg hh'1 B*ph hP[ h 2 h;) hP[ h! h14M h# hSGg h h H hӬhG H hh\ hSGg h\ h\ H hhP> hP> hh'1 hP> hDV hSGg hh'1 . w 8 J K i z { L M } t ) ^gd ) ^` gd gd ` gd `gd `gd-\ `gd-\ K C$Eƀ `gd. { M X r ~ ] _ [ \ ] ^ t u vmgc_c_c_c_c h h h# CJ h! h! CJ -h-\ h-\ 5B*CJ fH ph q h# ^J h ^J h h# h h;) h h! h! h-\ H hh,/ h h-\ h 6CJ ]aJ h CJ aJ hSGg h h,/ h h CJ OJ QJ hSGg h CJ OJ QJ $ \ ] ^ u ! 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