ࡱ > ^ a ] b bjbj Fb H V V V V V j j j 8 j _ P P P $ " $ > V P . . " P P V V \ P V V P + j / 0 _ $ j $ $ V P P P P P P P P P P _ P P P P $ P P P P P P P P P : A implementao do Ensino Mdio Politcnico: um estudo de caso na Escola Estadual de Ensino Mdio Lilia Neves. SILVEIRA, Silvana Campos COUSIN, Claudia Silvana_cs89@hotmail.com Evento: Seminrio de Ensino rea do conhecimento: Educao Palavras-chave: (Currculo. Ensino de Geografia. Ensino Mdio Politcnico). INTRODUO O presente trabalho uma apresentao do projeto de pesquisa no qual pretende analisar a implantao do Ensino Mdio Politcnico em uma Instituio da rede Estadual de Ensino do Rio Grande, isso atravs da realizao de um estudo de caso sobre a escola Estadual de Ensino Mdio Llia Neves. A oportunidade de estar inserida no cotidiano desta escola deve-se ao fato de ser bolsista de iniciao a docncia do subprojeto do Programa Institucional de Bolsa de Iniciao a Docncia da Geografia. A ideia de trabalhar com esse tema no recente, pois no ano letivo de 2012, acompanhei de forma intensa a implantao do Ensino Politcnico proposto pelo Governo Estadual, nas instituies estaduais de ensino do Rio Grande, pois atuei como colaboradora na disciplina de Seminrio Integrado na E.E.E.M. Lilia Neves, especificamente na turma 113, na qual tinha como responsvel a professora de Geografia Denise Seixas Cruz. E, ainda participei ativamente no curso Cirandar: rodas de investigao desde a escola, no qual reuniu os professores e gestores de 19 instituies da rede estadual de ensino, nos quais estavam envolvidos e responsveis pela disciplina de Seminrio Integrado. Participaram tambm membros da 18 Coordenadoria Regional de Educao - CRE e docentes e discentes da FURG. Por isso, a pesquisa proposta tambm apresentar as minhas percepes, a partir das experincias e vivncias no curso citado, devido a sua importncia para a formao inicial e continuada. MATERIAIS E MTODOS Este escrito se caracteriza por ser um Estudo de caso, pois um estudo descritivo de uma unidade onde enfatizado o conhecimento particular, no um estudo amplo, e tem um espao delimitado a ser pesquisado (Andr, 1995, p. 30). Os objetivos sero obtidos atravs de uma pesquisa de carter exploratrio, na qual da uma maior flexibilidade para a realizao da pesquisa e um mtodo indutivo. Far-se- a leitura de referenciais tericos que tratam sobre o tema Politecnia, alm de referenciais sobre Educao, Ensino de Geografia, Currculo, Avaliao Emancipatria e Interdisciplinaridade. Alm disso, a participao em 2012 no Cirandar Rodas de investigao desde a escola, tambm ser uma ferramenta importante que permitir qualificar a realizao da anlise, pois anotaes e artigos foram realizados durante todo o curso, o que ajudou a tornar mais complexa a minha compreenso enquanto pesquisadora, sobre a complexidade do objeto de estudo. Entre as informaes coletadas, tero as percepes dos alunos do ensino mdio da escola, professores de Geografia e gestores da escola. Isso atravs de entrevistas semi-estruturadas (Trivins 1987, p. 146). Para analisar os dados produzidos, usar-se- como ferramenta a Anlise Textual Discursiva (MORAES, 2003), que contribui para qualificar o processo de escrita. Ter ainda na pesquisa um momento de anlise no novo currculo de Geografia. Essa etapa tambm ser realizada na E.E.E.M. Lilia Neves. POSSVEL DISCUSSO O Ensino Politcnico e sua implementao tem causado muitas crticas e dvidas para os professores e alunos, pois tais modificaes no garantem melhoria da qualidade de ensino e o acesso universidade e/ou mercado de trabalho. Constitui-se numa Poltica Pblica construda com base na Lei de Diretrizes e Bases da Educao, mas cuja implementao chegou de surpresa para a maioria dos professores, sem potencializar a formao continuada dos mesmos para que fossem preparados para sua aplicao. E isso produziu inmeros pontos de interrogao, entretanto abriu portas para a discusso e movimentou a rede estadual de ensino, proporcionando reflexes e dilogos sobre a educao. CONSIDERAES FINAIS Conhecer e entender o Politcnico importa para todos profissionais da rea da educao que iro lecionar no Ensino Mdio, pois atravs desse conhecimento possvel a elaborao de aulas que venham ao encontro com os objetivos da nova poltica. Na escola E.E.M. Lilia Neves, aes significativas e interessantes esto sendo propostas, e conhec-las com afinco importa na promoo de um dilogo crtico entre os agentes educacionais. E, em relao disciplina de Geografia diante desse tema, v-se a necessidade de entender as novas mudanas na grade curricular da mesma e a viso dos professores dessa rea, e a partir dessa anlise, construir futuramente um conhecimento geogrfico coeso e interligado, por isso, durante a pesquisa, ter um momento dedicado disciplina. Assim, a escolha do tema vem atravs da necessidade de aprofundar no ano letivo de 2013, conhecimentos adquiridos no ano anterior, avaliando e analisando a teoria e a prtica dessa nova poltica. REFERNCIAS ANDR, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Etnografia da prtica escolar. Campinas SP: Papirus, 1995. MORAES, Roque. Uma Tempestade de Luz: a compreenso possibilitada pela Anlise Textual Discursiva. In: Revista Cincia e Educao, v. 9, n.2, p. 191-211, 2003. TRIVIOS, Augusto Nibaldo Silva. Introduo pesquisa em cincias sociais: a pesquisa qualitativa em educao. So Paulo Atlas, 1987. . Rio Grande/RS, Brasil, 23 a 25 de outubro de 2013. o 8 9 : < F J 8 9 7 % & Y ` ¶۟ʶ۔۟ʶʈ{m hs h 5CJ ^J aJ hs h CJ ^J aJ h h 5CJ ^J ho h 0J ^J ho h 6]^J h h CJ ^J ho h 5CJ ^J h CJ ^J ho h CJ ^J h ^J ho h ^J h h 5^J h 5^J ho h 5^J ' o p q ; < G I 9 % & gd `gd gd ` gd $ ` a$gd $ ` a$gd ! 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