ࡱ > \ _ [ ; bjbj F^ H L L 8 $ c! & & & & & $ # % > ! " ! & & \ ! & & & p\v > 3! 0 c! % % % , ! ! c! % L ` : Engenharia e o Ensino Mdio VIEIRA, Eduardo da Rosa OLINTO, Cludio Rodrigues vieira.r.eduardo@hotmail.com Evento: 12 Mostra de Produo Universitria rea do conhecimento: Engenharia Palavras-chave Ensino, Engenharia, Escola 1 INTRODUO A baixa procura pelos cursos de Engenharia sempre foi uma questo tradicional nas universidades brasileiras (Instituto Euvaldo Lodi, 2006). O atual momento de expanso industrial que o Brasil atravessa, principalmente na regio do Rio Grande, alavancada pela presena do Polo Naval, evidencia a importncia que a formao de mais e melhores engenheiros ter para a manuteno dessa realidade. A manuteno do desenvolvimento cientfico e tecnolgico no Brasil necessita de mo de obra nas reas tecnolgicas, principalmente nas Engenharias. Diante disso, o curso de Engenharia Mecnica da Universidade Federal de Rio Grande vem realizando aes com o intuito de incentivar alunos do Ensino Bsico a optarem, em suas escolhas por um curso superior, pela Engenharia. 2 MATERIAIS E MTODOS A fim de entender o pensamento dos estudantes do ensino mdio a respeito de sua formao superior e sua relao com a engenharia, inicialmente, foi aplicado, em escolas de ensino mdio, um questionrio com o intuito de descobrir qual era o seu nvel de interesse pela Engenharia, se gostariam de cursar e , caso no tivessem interesse, qual a razo da no opo (dificuldade do curso, baixa perspectiva de emprego, baixa remunerao, ...) (Olinto et al., 2008). A seguir, foram desenvolvidas oficinas sobre diversos assuntos relacionados com a Engenharia como: o que Engenharia, importncia da Engenharia para a sociedade, energia elica, aerodinmica de vo, converso de energia das ondas, Matemtica de projteis, entre outros. Aps a realizao das oficinas, os questionrios sero novamente aplicados e os resultados comparados. 3 RESULTADOS e DISCUSSO At o presente momento, percebe-se um grande desconhecimento dos alunos em relao Engenharia, desde a formao curricular do engenheiro at questes profissionais, como mercado de trabalho, atividades realizadas no cotidiano e remunerao. Ademais, notrio o receio dos alunos em escolherem cursos de Cincias Exatas em virtude da mistificao do grau de exigncia deles. 4 CONSIDERAES FINAIS Aps o trmino das oficinas ser realizada uma nova aplicao do questionrio a fim de colher quantitativamente os resultados das atividades realizadas. Espera-se, que atravs do presente trabalho, a relao de interesse entre alunos do ensino mdio e os cursos de engenharia seja aprimorada. REFERNCIAS Instituto Euvaldo Lodi, Ncleo Nacional, Inova engenharia, propostas para a modernizao da educao em engenharia no Brasil, Braslia, 2006 OLINTO, C. R.; Costa, Jorge Alberto V. ; Andrade, Michele da Rosa . Compartilhando saberes e prticas experimentais: A Engenharia e o Ensino Mdio. In: Congresso Brasileiro de Educao em Engenharia - COBENGE, 2008, So Paulo. XXXVI Congresso Brasileiro de Educao em Engenharia, 2008. . Rio Grande/RS, Brasil, 23 a 25 de outubro de 2013. & ) 8 ; < = D G X Y Z [ w x y l Ž٭xtptltl h' hn h]5 h0V h# hEs h# hEs h! h> h 2 h hA 5h h 5h h 5h> h 5h> hR 5h> hq 5 h 5 hR 5 hq 5 h3 5 h{ 5 h; 5 h;) 5hizO h;) 5 h?o 5 hgL 5 hLN 5 * > [ x y gd;) ^` gd;) gd;) ` gd $ ` a$gdq $ ` a$gdq $ ` a$gd;) $ ` a$gd;) I d [ \ ] ^ Ƽ} hYB hG+ 5 hYB 5h h} 5CJ h hG+ 5CJ h hQub 5CJ h h 5CJ h hYB 5CJ h hn 5CJ h} h 2 h hP[ h! h14M h]5 hG+ h# h) hj) h h]5 h' hn 1 \ ] ^ x y 2 3 4 5 A B gd $ a$gd $ a$ gdq gd;) gdG+ gd;) ^ _ ` k l w x y s u 1 2 3 4 5 @ A B Z ` ľܮܤܤܤܸ摈vrjfjfjht j ht Uh% h h% ^J h h ^J h hn ^J h# ^J h# h! h 2 CJ h h( 5CJ h hn 5CJ hG+ CJ h# CJ h! h! CJ h( CJ hG+ hG+ 5h hG+ 5CJ h h# h h;) h h! h! 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