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REFLEXO SOBRE AS CONCEPES EPISTEMOLOGICAS DOS PROFESSORES DE ANOS INICIAIS QUE INFLUENCIAM A NO APRENDIZAGEM
SILVEIRA, Janaina Borges da
SILVA, Joo Alberto da (orientador)
janaina.borgesdasilveira@gmail.com
Evento: Encontro de Ps-graduao
rea do conhecimento: Cincias Humanas
Palavras-chave: Aprendizagem. Formao de Professores. Anos iniciais.
1 INTRODUO
A aprendizagem um tema mltiplo e complexo sendo, desse modo um tpico muito abrangente. O trabalho em si apresentado est baseado por princpios epistemolgicos prprios do entendimento de aprendizagem dentro de uma viso construtivista. A pesquisa tem por problema identificar quais as concepes implcitas nos discursos dos professores de anos iniciais que influenciam na construo de um julgamento do processo de no aprendizagem. Atualmente muito se fala em aprendizagem em como e porque ela ocorre, porm a no aprendizagem ainda no evidenciada. Diante de tantas avaliaes externas, como a Provinha Brasil e o SAEB, e perante ndices assustadores de evaso, distoro de idade/srie, abandono e etc, se tem a necessidade de rever e repensar a no aprendizagem. Dados como os do IDEB (ndice de Desenvolvimento da Educao Bsica) mostram o desempenho dos estudantes nestas avaliaes, mas o motivo pelo qual acontece a no aprendizagem no mencionado, no justificado e to pouco se reflete em como modificar tais ndices para compreender as causas.
2 MATERIAIS E MTODOS (ou PROCEDIMENTO METODOLGICO)
A pesquisa est em andamento, de cunho qualitativo, e envolveu a obteno de dados descritivos obtidos com o contato do pesquisador com a situao a ser estudada (BOGDAN; BIKLEN, 1982, LUDKE; ANDR, 1986). O contexto da pesquisa foi uma amostra representativa das 36 escolas pblicas da rede municipal de ensino regular do Ensino Fundamental, da zona urbana da cidade do Rio Grande. A mesma compreender quatro escolas, escolhidas a partir se seus resultados no ndice de Desenvolvimento da Educao Bsica (IDEB) no ano de 2009, sendo duas que obtiveram as melhores colocaes e duas que se posicionaram com os menores percentuais, conforme tabela a seguir. O presente estudo foi realizado com as professoras das escolas escolhidas que participam do projeto Observatrio Nacional da Educao, pela Capes/INEP, e que assistem reunies peridicas e participam de projetos sobre a temtica da Educao Matemtica nos anos iniciais e Educao em Cincias nos anos iniciais. A investigao se deu por meio de grupo focal (CAPLAN, 1990) que tem por objetivo a interao dos participantes e do pesquisador a fim de colher dados a partir da discusso focada em temas especficos. Como mtodo de anlise dos dados ser utilizado o Discurso do Sujeito Coletivo DSC (Lefrve e Lefrve, 2005), adicionando o pensamento dos indivduos e constituindo um discurso coletivo.
3 RESULTADOS e DISCUSSO
Destacaremos a seguir questes que predominaram nas discusses feitas nessa primeira parte da coleta de dados da pesquisa, sendo as mesmas pontuadas, porm sem uma anlise mais profunda. Nessa primeira parte tambm no ser realizado o DSC, o mesmo ser feito ao finalizar a coleta com os discursos de todos os sujeitos participantes da pesquisa. No momento de conceituar a aprendizagem percebe-se que por ora os sujeitos indicam em sua fala indcios de uma concepo empirista apontando vestgios a respeito da transmisso de um conhecimento ao mesmo tempo em que apontam tambm sinais de que partindo do cotidiano do aluno, da bagagem que ele traz consigo (cunho apriorista). De modo geral os professores destacaram ao longo da interao a importncia da famlia estar inserida no contexto escolar e no que acontece na sala de aula com as crianas, a falta de preparo profissional e da formao continuada tambm apareceu com grande destaque, a respeito da temtica da indisciplina relacionada a fatores comportamentais, as opinies se diferem uma vez os sujeitos refletem que existem diferentes modos da criana manifestar se algo de errado com ela.
4 CONSIDERAES FINAIS
Mesmo com a diferena latente entre os dois tipos de aprendizagem o que na maioria das vezes acontece nas salas de aula atualmente uma proposta de uma aprendizagem stricto sensu que procura por efeitos lato sensu, ou seja, um aluno ao ter cincia de um contedo aplicado pelo professor o memoriza, mesmo que para ele no tenha sentido algum. Porm, a expectativa desse professor que esse aluno realmente aprenda e que o contedo tenha significado para a escolarizao. Diante isso, o papel distorcido exercido pelas escolas em relao aprendizagem stricto sensu uma das causas mais expressivas para a no aprendizagem dos alunos. Podemos destacar outros fatores que influenciam nesse processo, como por exemplo, as dificuldades e/ou patologias dos alunos, a desmotivao, a repetncia, a evaso, a presso dos pais com a escola e com o prprio aluno...
REFERNCIAS
BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigao qualitativa em educao.
CAPLAN, Stanley. Using focus group methodology for ergonomic design Ergonomics, v. 33, n. 5, p. 527-533, 1990.
LEFRVE, Fenando. LEFVRE, Ana Maria Cavalcanti. O discurso do sujeito coletivo: um novo enfoque em pesquisa qualitativa (desdobramentos). 2. ed. Caxias do Sul: Educs, 2005.
LUDKE, Menga; ANDR. Marli E. D. A. Pesquisa em educao: abordagens qualitativas. So Paulo, EPU, 1986.
Secretaria Municipal de Educao e Cultura da cidade do Rio Grande. Disponvel em: . Acesso em: 04 out. 2011.
ndice de Desenvolvimento da Educao Bsica. Disponvel em: . Acesso em: 04 out. 2011.
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Rio Grande/RS, Brasil, 23 a 25 de outubro de 2013.
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