Os requisitos, documentos e informações necessários para acessar o serviço

Todas as alterações devem ser encaminhadas via processo devidamente protocolado.                                 

  •  Inclusão de disciplina nova no curso de pós-graduação

Dados necessários:

1. Memorando da CCPG para DIPOSG com os dados: Nome da disciplina a ser criada; Caráter da disciplina: obrigatória, optativa, eletiva, tópico especial; Carga Horária: Total e Semanal; Número de Créditos; Nome do ministrante; Lotação da disciplina: Nome da Unidade Acadêmica; Semestre: Semestre de início de vigência; Conteúdo Programático, Bibliografia, Ementa da Disciplina.

2. Atas da Unidade Acadêmica e da CCPG (se houver), constando a aprovação desta inclusão.

  • Alteração de Características de disciplina no curso de pós-graduação

Dados necessários:

1 - Memorando da CCPG para a DIPOSG com os dados: Nome da disciplina a ser alterada; Código da disciplina; Caráter da disciplina: obrigatória, optativa, eletiva, tópico especial; Carga Horária: Total e Semanal; Número de Créditos; Nome do ministrante; Lotação da disciplina: Nome da Unidade Acadêmica; Semestre: Semestre de início de vigência; Conteúdo Programático, Bibliografia, Ementa da Disciplina.

2 - Atas da Unidade Acadêmica e da CCPG (se houver), constando a aprovação desta inclusão.

  • Exclusão de disciplinas no curso de pós-graduação

Dados necessários:

1 - Memorando da CCPG para DIPOSG com os dados: Nome da disciplina a ser excluída; Código da disciplina; Caráter da disciplina: obrigatória, optativa, eletiva, tópico especial; Carga Horária: Total e Semanal; Número de Créditos; Nome do ministrante; Lotação da disciplina: Nome da Unidade Acadêmica; Semestre: Semestre de início de vigência; Conteúdo Programático, Bibliografia, Ementa da Disciplina.

2 - Atas da Unidade Acadêmica e da CCPG (se houver), constando a aprovação desta inclusão.

  • Alteração no corpo docente no curso de pós-graduação Lato Sensu

Dados necessários:

1- Memorando à DIPOSG, solicitando a apreciação do COLASE da alteração no corpo docente do curso;

2 - Atas do Conselho da Unidade Acadêmica do Curso e do Conselho da Unidade Acadêmica onde o docente é lotado, autorizando sua participação ou exclusão do Programa de Pós-Graduação. Esta ultima ata é necessária quando o docente pertence à uma Unidade diferente da qual o curso é vinculado.

  • Procedimentos da Coordenação de Curso de Pós-Graduação:

Abrir processo junto ao Protocolo com estes documentos acima, conforme cada caso.

O processo segue para a DIPOSG, que o analisa e encaminha para uma Câmara do COEPEA, conforme Instrução Normativa número 07/2011-PROPESP, ou se necessário encaminha para o CPG (Comitê de Pós-Graduação) quando curso Stricto, ou COLASE (Comitê Lato Sensu) para apreciação, aprovação e, após, o envia à uma Câmara do COEPEA, junto à Secretaria dos Conselhos Superiores."

Etapas para processamento do serviço

O Curso encaminha o processo para aprovação da Unidade. Esta irá colocá-lo para ser analisado e aprovado em reunião do Conselho. Com a anexação da ata da Unidade, será encaminhado à DIPOSG. Se necessário ser aprovado pelo CPG ou Colase, o processo deve entrar no calendário de reuniões. É realizada uma reunião mensal. A seguir, é encaminhado às Câmaras do COEPEA que poderão encaminhá-lo a pleno ou não. Se for encaminhado a pleno, o prazo para seu cumprimento dependerá do calendário de reuniões do COEPEA. Após a emissão da deliberação, o processo retorna à DIPOSG para a implementação das alterações;Atendidos os dados da Deliberação, estes serão inseridos na plataforma da FURG, em sistemas.furg.br; Arquivam-se os dados em pastas físicas e virtuais; Comunica-se através de Memorando as Unidades Acadêmicas envolvidas e a CCPG (Coordenação de Curso de Pós-Graduação).

O prazo máximo para a prestação do serviço

Não é possível estabelecer prazo para execução de todas as etapas, pois o serviço está também atrelado a outras Unidades. Após a emissão da deliberação pelo COEPEA e recebimento do processo na DIPOSG, a implementação das alterações pode ocorrer em até 30 dias, dependendo do fluxo de serviço no setor.

A forma de prestação do serviço

Recebimento da solicitação por processo protocolado. Utilização de computador e armazenamento em memória virtual e arquivos físicos.

A forma de comunicação com o solicitante do serviço

Forma pessoal, por e-mail e telefone.

Os locais e formas de acessar o serviço

Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação – PROPESP/DIPOSG situada no Prédio das Pró-Reitorias, campus Carreiros da FURG; Telefone: (53) 3233.6817; E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.