A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, PROPESP, divulga que estão abertos editais de apoio ao desenvolvimento científico e tecnológico e  inovação, entre os quais destacam-se:

 

 

  • CHAMADA FAPERGS/MS/CNPq/SESRS n. 03/2017 PROGRAMA PESQUISA PARA O SUS: GESTÃO COMPARTILHADA EM SAÚDE PPSUS – 2017

O MS, por intermédio do Decit/SCTIE, vem desenvolvendo atividades de fomento descentralizado à pesquisa nas 27 Unidades da Federação (UF), por meio do PPSUS, com o propósito de contribuir para o incremento científico e tecnológico no país e para a redução das desigualdades regionais na área da saúde. O objetivo geral deste programa é apoiar financeiramente o desenvolvimento de pesquisas que visem a contribuir para resolução dos problemas prioritários de saúde em cada UF do país e para o fortalecimento da gestão do Sistema Único de Saúde (SUS). O PPSUS envolve parcerias no âmbito federal e estadual. Em nível federal participam o MS, por meio do Decit, que é o coordenador nacional do Programa, e o CNPq, que é a instituição responsável pelo gerenciamento técnico-administrativo do PPSUS em nível nacional. Na esfera estadual estão envolvidas as Fundações de Amparo à Pesquisa (FAP) e as Secretarias Estaduais de Saúde (SES). Os objetivos do Programa são financiar pesquisas em temas prioritários para a saúde da população de cada UF, contribuir para a redução das desigualdades regionais no campo da ciência, tecnologia e inovação em saúde e promover a aproximação dos sistemas de saúde, ciência e tecnologia locais.

EDITAL

Mais informações: http://www.fapergs.rs.gov.br/ 

 

  • CHAMADA FULBRIGHT COMMISSION PARA DOUTORADO SANDUÍCHE NOS EUA

Estudantes de doutorado brasileiros em todas as áreas do conhecimento podem se candidatar a uma das 30 bolsas de nove meses de duração com início em agosto/setembro e término em abril/maio do ano seguinte. As inscrições estão abertas até dia 1 de outubro de 2017. Confira o edital: http://bit.ly/2cUv0QP