Requisitos, documentos e informações necessários para acessar o serviço

Requisitos para acessar o serviço: O bolsista deverá ser aluno de graduação regularmente matriculado na Instituição. Ter bom desempenho acadêmico nas disciplinas afins com o projeto de pesquisa. Não estar no último semestre do curso. Não se afastar da Instituição em que desenvolve seu projeto de pesquisa, exceto para realizar pesquisa de campo ou estágio de pesquisa. Não é permitido acúmulo de bolsas ou vínculo empregatício de qualquer natureza. Concorrerá a uma cota de bolsa o pesquisador que for servidor integrante do quadro permanente da instituição e não estiver afastado por qualquer motivo durante a vigência da bolsa, possuindo o título de doutor e experiência compatível com a função de orientador e formador de recursos humanos qualificados e comprovando possuir produção científica recente, nos últimos três anos, na área em que a bolsa está sendo solicitada.Documentos para ser bolsista CNPQ: Currículo na Plataforma Lattes. Agência e conta no Banco do Brasil, que não pode ser poupança. Indicação, junto a Plataforma Carlos Chagas, por servidor da DIPESQ.Documentos para ser bolsista da FAPERGS: Currículo na Plataforma Lattes. Agência e conta no Banco Banrisul. Cadastramento junto ao SIGFAPERGS. Duas vias do formulário de indicação/cancelamento de bolsa. Três vias do Termo de Outorga.Documentos para ser bolsista EPEC: Seleção e registro do estudante bolsista. Cadastro do bolsista no SisBolsas, menu EPEM/EPEC.Informações necessárias para acessar o serviço:Pode-se concorrer a uma cota de bolsa de iniciação científica através de inscrição de um projeto de pesquisa nos respectivos editais do CNPq, FAPERGS e EPEC que são lançados, conforme calendários estabelecidos pela Instituição, no período anterior ao início da vigência das cotas. Pode-se concorrer a uma cota de bolsa de iniciação tecnológica e inovação através de inscrição de um projeto de iniciação tecnológica nos respectivos editais do CNPq e FAPERGS que são lançados, conforme calendários estabelecidos pela Instituição, no período anterior ao início da vigência das cotas.

Etapas para processamento do serviço

Para ser bolsista CNPQ: A conta do bolsista no Banco do Brasil não pode ser poupança. Após conseguir a Indicação, junto a Plataforma Carlos Chagas, por servidor da DIPESQ, deve lançar seus dados bancários e gerar o Termo de Aceite, através de e-mail recebido do próprio CNPq (e-mail de contato no Currículo Lattes), a fim de que sua bolsa fique ativa.Para ser bolsista da FAPERGS: As duas vias do formulário de indicação/cancelamento de bolsa precisam ser assinados pelo orientador e bolsista e serem entregues na DIPESQ, no prazo estipulado. As três vias do Termo de Outorga terão que ser assinados pelo orientador e bolsista, não devendo ser datados. Tais documentos serão enviados para a FAPERGS.Para ser bolsista EPEC:A seleção e o registro do estudante bolsista deverão ser feitos pelo Coordenador da ação. Selecionado o bolsista, o coordenador deverá cadastrá-lo dentro do prazo estipulado no cronograma do edital, no sisBolsas, menu EPEM/EPEC. Após, deve imprimir e assinar as três vias do contrato, colher a assinatura do bolsista e encaminhar os contratos à CODAFE/DIDES/PRAE.(O cadastro só será concluído após a CODAFE inserir o documento no sistema, como recebido, para que posteriormente o Coordenador consiga realizar a efetividade – mensal – do bolsista no sistema). Uma via fica arquivada na CODAFE/DIDES/PRAE e as outras duas são encaminhadas à Unidade acadêmica via protocolo (uma para o aluno e a outra para o Coordenador ou Unidade acadêmica).

O prazo máximo para a prestação do serviço

Bolsas do PIBIC (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica) e PIBITI (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Tecnológica e Inovação) do CNPq: o limite para a inserção de bolsistas é até o dia 10 de cada mês, mas o orientador da bolsa necessita ter enviado a documentação necessária para a substituição, e a troca é feita através da Plataforma Carlos Chagas no site do CNPq. Caso contrário, tal inserção ficará para o mês subsequente. Bolsas PROBIC e PROBITI da FAPERGS: a substituição é feita através do envio da documentação pelo Correio e necessita ser postada pela DIPESQ até o dia 5 de cada mês. Caso contrário, a inserção ficará para o mês subsequente. Após o término da vigência da bolsa, os certificados poderão ser solicitados.

A forma de prestação do serviço

O encaminhamento do bolsista e a entrega do certificado são feitos pessoalmente e/ou por e-mail.

A forma de comunicação com o solicitante do serviço

Preferencialmente via e-mail, para fins de registro.

Os locais e formas de acessar o serviço

DIPESQ - Diretoria de Pesquisa - Bolsas Institucionais, situada na PROPESP - Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio Grande.

Telefone: (53) 3233.6821.

e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.