O Comitê de Ciência, Tecnologia e Inovação (CCTI) da FURG está em processo de recomposição. Por isso, estão abertas até 28 de fevereiro as inscrições para representantes, através da página: sinsc.furg.br.

O CCTI é órgão assessor da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp), criado com a finalidade de propor e zelar pelas políticas e ações institucionais relacionadas com a pesquisa científica, a inovação e o desenvolvimento tecnológico na FURG.

Serão eleitos no processo um representante titular e um suplente de docentes e técnicos administrativos em Educação.  Além dos TAEs e dos docentes, o CCTI conta com a representação das Unidades Acadêmicas, discentes, além da Diretoria da Pesquisa (Dipesq) e da Diretoria de Inovação Tecnológica (Dit).

Para participar é necessário pertencer ao quadro de servidores efetivos da FURG, com título de doutor e reconhecida experiência em pesquisa científica e/ou tecnológica. Solicita-se, também, aos docentes, que pertençam a um dos Programas de Pós-graduação da FURG. 

O servidor membro deverá reservar às atividades do comitê uma carga horária de 4 horas semanais. O CCTI reúne-se uma vez ao mês. Mais informações podem ser obtidas no Regimento do Comitê.

 
Confira o Regimento do Comitê

As Pró-reitorias de Graduação (PROGRAD), de Pesquisa e Pós-graduação (PROPESP), de Extensão e Cultura (PROEXC), juntamente com o NTI, vêm trabalhando, desde 2014,  na construção e operacionalização de um sistema unificado de cadastro de Programas e Projetos de Ensino, Pesquisa e Inovação, Extensão e Cultura. 

Em conformidade ao disposto na Deliberação 105/2016 do COEPEA, instituiu-se uma comissão temporária que analisou as necessidades e especificidades vinculadas aos programas e projetos que vinham sendo cadastrados pelas três pró-reitorias. Este processo foi assessorado pelo NTI e culminou com o desenvolvimento do sistema unificado “SisProj”. Os objetivos desta ferramenta são o de auxiliar na gestão e de viabilizar o mapeamento e acompanhamento interno e externo dos programas e projetos. Este sistema permitirá que os projetos, de natureza indissociável entre ensino, pesquisa e extensão possam ser cadastrados uma única vez.

 O SisProj encontra-se disponível em https://sistemas.furg.br para que os novos projetos e programas de 2018 sejam cadastrados. Este novo sistema substituirá os formulários internos de ensino (PROGRAD) e pesquisa (PROPESP) e o SIGPROJ (PROEXC). Os projetos que se encontram em andamento, que concorrerão a editais internos da FURG, deverão migrar para o SisProj.

 Os procedimentos para o cadastro seguem o fluxo habitual, que incluem a aprovação na Unidade gestora (acadêmica ou administrativa) e o encaminhamento para a Pró-reitoria afim. 

 A inserção do projeto no SisProj é de responsabilidade do Pesquisador.  O botão “Salvar” permite que o pesquisador insira o projeto em etapas e altere, quantas vezes forem necessárias, até o momento em que ele clique na opção “Submeter Projeto”. 

 Após submeter o projeto, o mesmo será encaminhado para a Unidade gestora,  que deverá aprovar ou devolver ao pesquisador para ajustes.

 Ao aprovar, a UA deve inserir na aba “Documentos” a ata de aprovação, ou Ad refendum da aprovação, assim como, qualquer outro documento cabível. Após aprovado pela UA o projeto segue para a Pró-reitoria afim, que pode inserir outros documentos necessários ou devolver para o pesquisador ajustar o projeto. 

Em caso de dúvidas, as pró-reitorias estarão a disposição para esclarecimentos.