Trabalhos apresentados na V MPU
Seminário de Ensino

Autores: SERGIO RICARDO PEREIRA CARDOSO
Apresentador (a):SERGIO RICARDO PEREIRA CARDOSO
Orientador (a): GERTRUDES APARECIDA DANDOLINI
Outros Trabalhos:
Instituição: OUTRO
Área: 4 - Educação
Título: O Ensino a Distância de Fundamentos Sócio-Histórico-Filosóficos da Educação: o caso do Curso de Licenciatura em Matemática a Distância da UFPel
Resumo: Este trabalho tem a intenção de apresentar e analisar o processo de ensino-aprendizagem do curso de Licenciatura em Matemática a Distância, da UFPel, no seu primeiro semestre de efetivação; mais especificamente, sob a metodologia de pesquisa-ação, a disciplina de Fundamentos Sócio- Histórico-Filosóficos da Educação.O valor deste estudo está na possibilidade de apontar alguns caminhos e indicativos para o pensar e o fazer em Ensino a Distância, especialmente na área de Formação de Professores. Parte de minha preocupação se remete ao fato de eu ser professor – responsável de Fundamentos Sócio-Histórico-Filosóficos da Educação do referido curso. A abordagem qualitativa da pesquisa-ação-participativa em educação é minha proposta para a realização deste trabalho; escolhi essa denominação por considerá-la mais adequada à produção de conhecimentos no campo das ciências humanas e sociais que dá ênfase à ação e à participação. Nosso ambiente gestor é o Moodle, pois como plataforma de gestão do ensino/aprendizagem, facilita a interação professor–aluno bem como a apresentação, entrega e correção de trabalhos em ambiente de sala de aula virtual (disponível em qualquer momento, e potencialmente em qualquer local, através da Internet). Como refrencial teórico, cito: CASTELLS; DEMO; LOBO NETO, e GÓMEZ, G.R.; FLORES, J.G. & JIMÉNEZ, E.G, entre outros. Costumo dizer que o caminho se faz caminhando, mas este pioneirismo tem também seu preço : o fato de ser uma experiência nova para quase todos os envolvidos leva-nos a alguns “atropelos” e enganos, sendo estes minimizados à medida que avançamos no processo, especialmente em relação às aulas presenciais e às avaliações, que no início estava tendendo mais para a concepção Tradicional e/ou Behaviorista de ensino.
Bolsa: Outros

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Autores: LOBATO,R.C.1; MAGALHÃES, J. C.1; NUNES, M. T. O.2.
Apresentador (a):RUBENS CÁURIO LOBATO
Orientador (a): MARIA TERESA ORLANDIN NUNES
Outros Trabalhos:
Instituição: FURG
Área: 4 - Educação
Título: A confecção de jogos pedagógicos em resina acrílica: uma proposta para a educação ambiental
Resumo: O objetivo deste trabalho é promover a discussão dos jogos pedagógicos a partir de modelos de resina acrílica e do auxílio que estes possam promover em um processo de aprendizagem norteado pela educação ambiental. O mesmo está sendo desenvolvido no Centro de Educação Ambiental, Ciências e Matemática (CEAMECIM), FURG. Considera-se que os jogos constituem uma importante ferramenta de auxílio nos processos educativos e nas vivências de aprendizagem escolar. O lúdico, estando presente na vida dos educandos, possibilita o desenvolvimento de senso crítico, de tomada de decisões. Neste trabalho a associação entre a confecção de jogos didáticos e a educação ambiental está presente na medida em que promove uma interrrelação entre o lúdico, o pensamento lógico matemático, conceitos de Botânica, alimentação, agricultura, meio ambiente e sociedade. Pois promove uma relação interacionista entre os jogadores, conduzindo à concepção sistêmica de mundo, onde as partes e o todo interagem simultaneamente. Para isso, a discussão teórica será complementada com a descrição do processo de confecção de um jogo pedagógico, utilizando-se sementes e materiais vegetais inclusos em resina, conforme técnica desenvolvida por Magalhães e Nunes, 2005. Deste modo, procura-se evidenciar que as atividades e recursos lúdicos são fundamentais para os processos voltados a uma prática educativa ambiental, que além da aprendizagem de conceitos estimule a socialização e interação dos alunos. 1 Acadêmicos do Curso de Ciências Biológicas-Licenciatura; 2 Orientadora - CEAMECIM-FURG
Bolsa: Sem Bolsa

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Autores: TATIANE E. MIRAPALHETA; ALINE GUERRA DYTZ
Apresentador (a):TATIANE ESCOUTO MIRAPALHETA
Orientador (a): ALINE GUERRA DYTZ
Outros Trabalhos:
Instituição: FURG
Área: 4 - Educação
Título: Elaboração de Roteiros para associaçãoTeórico-prática em Física do Radiodiagnóstico
Resumo: É de consenso que experimentos ajudam no entendimento da teoria. Especialmente quando se trata das Radiações Ionozantes, a visualização dos efeitos é que comprovam a existência das radiações. Em equipamentos de Raio X a qualidade e a quantidade da radiação produzida é controlada por parâmetros operacionais. Este trabalho visa a elaboração de roteiros que demonstram experimentalmente a variação destes parâmetros dando subsídios teóricos para a realização e entendimento destas práticas. A proposta deste projeto é a elaboração de 15 roteiros que serão testados por alunos estagiários e técnicos de um serviço de Radiologia Médica. Os roteiros ja elaborados, encontran-se na fase de testes para avaliação do entendimento teórico associado a cada parâmetro conforme o roteiro. Estes roteiros estão fazendo parte da disciplina de estágio em física do Radiodiagnóstico do curso de Física- Ênfase física Médica da Furg.
Bolsa: FURG

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Autores: CAMILA S.GOMES; MAIKEL R.G.LEITE; SOLANGE NODARI; , GILMA TRINDADE
Apresentador (a):CAMILA E SILVA GOMES
Orientador (a): GILMA SANTOS TRINDADE
Outros Trabalhos:
Instituição: FURG
Área: 6 - Saúde
Título: Sobrevivência de células hematopoiéticas irradiadas com Cobalto 60
Resumo: O Cobalto60 emite radiações beta e gama sendo que apenas a radiação gama tem uso terapêutico. As substâncias radioativas emitem continuamente calor e têm a capacidade de ionizar o ar e torná-lo condutor de corrente elétrica. A radiação gama tem um poder de penetração muito grande e, por esta razão, possui uma grande aplicação no tratamento do câncer. O Laboratório de Cultura Celular do DCF possui algumas linhagens tumorais que são utilizadas como modelo biológico para o estudo dos efeitos das radiações. A linhagem K562, uma eritroleucemia humana, é uma destas células. O presente trabalho teve como objetivo investigar a capacidade de sobrevivência de células da linhagem K562 irradiadas com radiação gama (Co 60). As células foram irradiadas com doses de 100 Gy, 50 Gy, 25 Gy ou 5 Gy, acompanhadas de células controle (sem irradiação), e observadas durante doze dias. Os resultados obtidos demonstraram um efeito significativo de diminuição na sobrevivência das células, de forma dose dependente, quando comparadas ao controle. Enquanto as células controle proliferaram, aquelas submetidas as doses de 25, 50 e 100 Gy tiveram um percentual de células viáveis, em média, de 38,7%. Já a dose de 5 Gy, embora não tenha sido citotóxica, foi capaz de induzir inibição de proliferação celular. Estes resultados atestam didaticamente a utilização da radiação gama no tratamento de tumores.
Bolsa: Sem Bolsa

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Autores: JOICE REJANE PARDO MAURELL, LUANA BEATRIZ FARIAS LODEIRO DIAS E ANA PAULA FERREIRA FONSECA
Apresentador (a):JOICE REJANE PARDO MAURELL
Orientador (a): MÔNIA GONÇALVES COELHO
Outros Trabalhos:
Instituição: FURG
Área: 4 - Educação
Título: "Visão de Mundo: Trabalhando o Jornal Local com Alunos da 4ª Série"
Resumo: Este projeto foi aplicado em uma turma de 4ª série e teve inicialmente o objetivo de resgatar o uso do jornal local como meio de ligar, relacionar, sugerir, modificar e interferir em espaços sociais e entre eles a escola. Partimos do pressuposto que diferentes linguagens constituiu e constitui cultura através dos tempos e que partindo dela o homem resgata o mundo exterior em seu universo interior. Escolhemos o jornal local como tema, definimos metas coerentes com a realidade e o atual contexto social em que vivemos, tivemos algumas idéias em relação aos procedimentos que seriam usados. Todo o projeto precisa da participação dos alunos, ele é determinante para definir as práticas pedagógicas capazes de despertar a curiosidade e o encantamento pelo tema. Este trabalho só foi viável porque fez parte de uma construção coletiva, apesar disso precisamos ser diretivos nos nossos objetivos e nas metas que buscamos atingir. Usando reportagens de jornal trabalhamos a realidade local , articulada com a global, trazendo para a sala de aula temas como; família, política, meio ambiente, economia, esporte, preconceitos, democracia e etc.... Alguns conceitos foram construídos no final do projeto e entre eles, que o ato de aprender é um processo social, de construção coletiva e que visa inicialmente atender as necessidades do grupo envolvido. Ao adquirirem essa concepção os alunos terão condições de perceber a escola e a sala de aula, em especial, como espaços coletivos de exercício de democracia participativa em que todos – alunos e professores – são agentes de construção, modificação, e integração de idéias e conhecimentos na medida em que se integram mutuamente.
Bolsa: Sem Bolsa

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Autores: GARCIA, M. SOUZA, S. PETER, A. BRUCH, A. KLEIN, D. CRUZ, R.
Apresentador (a):MARCELO TAVARES GARCIA
Orientador (a): LUIS EDUARDO DA SILVEIRA MOTA NOVAES
Outros Trabalhos:
Instituição: UFPEL
Área: 4 - Educação
Título: Curso Pré- Vestibular Gratuito a Estudantes Surdos e de Baixa Renda UMESP
Resumo: Este trabalho de inclusão social e de educação popular, está baseado no princípio de solidariedade, no reconhecimento da realidade da Educação Brasileira e no dever ético que os Estudantes de Licenciatura, como os demais participantes do curso, têm com relação às dificuldades que os estudantes de baixa renda e surdos de Pelotas e Região, possuem para concorrer a uma vaga no ensino superior. Assim, a pretensão deste curso pré- vestibular é de instrumentalizar os alunos para o concurso vestibular. Entretanto, além disso, o Curso tem por objetivos trazer à tona a discussão da problemática social de nossa região nas aulas de sociologia; tornar os alunos cidadãos conscientes, a partir do ensino crítico e realista, que ultrapassa o limite da educação conservadora; e, torná-los capazes de ingressarem em uma universidade e, assim, ultrapassarem os obstáculos impostos pela sociedade, que os exclui. Dessa forma, o Curso Pré-Vestibular a Estudantes surdos e de baixa renda UMESP, é a alternativa dos alunos surdos e pobres da região se tornarem conscientes e de se prepararem para o Vestibular, afim de ingressar em uma Universidade para mudarem o seu contexto econômico atual e poderem realizar seus sonhos.
Bolsa: Sem Bolsa

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Autores: COUSIN, MARCELO; COUGO, ALEXANDRE C.
Apresentador (a):MARCELO PUCENELLI COUSIN
Orientador (a): ALEXANDRE COUGO DE COUGO
Outros Trabalhos:
Instituição: FURG
Área: 4 - Educação
Título: Geografia e Cinema Desvendando o Cotidiano
Resumo: Este trabalho foi articulado a partir das atividades desenvolvidas na sala de aula, com a professora regente de Geografia, em uma escola pública municipal de Rio Grande, onde propus desenvolver uma atividade utilizando produções cinematográficas como recurso didático, que irá contribuir para a compreensão dos conteúdos trabalhados e complexificar as situações discutidas no cotidiano escolar. O projeto será desenvolvido com alunos de quatro turmas de classe de Aceleração (5ª e 6ª série) noturno que possuem um caráter particular devido a sua heterogeneidade (faixa etária de 15 até 54 anos, com baixa renda, excluídos do diurno devido sua faixa etária, que ficaram vários anos distantes das escolas, com problemas de solidão, baixa auto-estima, etc.) e por isso constituem um grande desafio. Buscamos despertar nos educandos o interesse pela linguagem cinematográfica; propiciar, através do uso desta linguagem, a compreensão do contexto no qual estamos inseridos; desenvolver atividades dialógicas e reflexivas que conduzam ao entendimento das mudanças produzidas pela sociedade no espaço geográfico e a importância do sentido de pertencimento; mostrar a importância de desenvolver vivências e experiências que possibilitem aos educandos a participação na construção do conhecimento, como sujeitos ativos, reflexivos e críticos e não apenas como meros espectadores, passivos e receptivos de informações muitas vezes desarticuladas e descontextualizadas. A metodologia de trabalho é o Grupo Focal, e o conteúdo trabalhado é a configuração do espaço geográfico. Será realizado uma discussão sobre a importância da compreensão do contexto local para o entendimento de determinados aspectos globais e vice-versa. Após, os alunos assistirão o filme “Narradores de Javé” onde farão uma análise crítica e reflexiva do mesmo, que aborda o sentido de pertencimento, além de salientar a importância do contexto histórico, visto que, todos os seres humanos possuem uma história de vida, e que esta é fundamental para a existência humana.
Bolsa: Sem Bolsa

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Autores: VANDELCI SOUZA DE FREITAS, LUCIANA NETTO DOLCI
Apresentador (a):VANDELCI SOUZA DE FREITAS
Orientador (a): LUCIANA NETTO DOLCI
Outros Trabalhos:
Instituição: FURG
Área: 4 - Educação
Título: aspectos que influenciam na aprendizagem de geografia na conclusão do ensino médio na percepção de professores e alunos
Resumo: este trabalho é uma monografia de conclusão de curso na qual procurei enfocar as principais dificuldades na aprendizagem de geografia. foram realizadas entrevistas com professores e alunos buscando enfocar quais as maiores dificuldades que ambos possuiam quando o assunto era a aprendizagem da disciplina de geografia.
Bolsa: Sem Bolsa

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