Autores: COUSIN, MARCELO; COUGO, ALEXANDRE C.
Apresentador (a):MARCELO PUCENELLI COUSIN
Orientador (a): ALEXANDRE COUGO DE COUGO
Outros Trabalhos:
Instituição: FURG
Área: 4 - Educação
Título: Geografia e Cinema Desvendando o Cotidiano
Resumo: Este trabalho foi articulado a partir das atividades desenvolvidas na sala de aula, com a professora regente de Geografia, em uma escola pública
municipal de Rio Grande, onde propus desenvolver uma atividade utilizando produções cinematográficas como recurso didático, que irá contribuir para
a compreensão dos conteúdos trabalhados e complexificar as situações discutidas no cotidiano escolar. O projeto será desenvolvido com alunos de
quatro turmas de classe de Aceleração (5ª e 6ª série) noturno que possuem um caráter particular devido a sua heterogeneidade (faixa etária de 15
até 54 anos, com baixa renda, excluídos do diurno devido sua faixa etária, que ficaram vários anos distantes das escolas, com problemas de solidão,
baixa auto-estima, etc.) e por isso constituem um grande desafio. Buscamos despertar nos educandos o interesse pela linguagem cinematográfica;
propiciar, através do uso desta linguagem, a compreensão do contexto no qual estamos inseridos; desenvolver atividades dialógicas e reflexivas que
conduzam ao entendimento das mudanças produzidas pela sociedade no espaço geográfico e a importância do sentido de pertencimento; mostrar a
importância de desenvolver vivências e experiências que possibilitem aos educandos a participação na construção do conhecimento, como sujeitos
ativos, reflexivos e críticos e não apenas como meros espectadores, passivos e receptivos de informações muitas vezes desarticuladas e
descontextualizadas. A metodologia de trabalho é o Grupo Focal, e o conteúdo trabalhado é a configuração do espaço geográfico. Será realizado uma
discussão sobre a importância da compreensão do contexto local para o entendimento de determinados aspectos globais e vice-versa. Após, os alunos
assistirão o filme “Narradores de Javé” onde farão uma análise crítica e reflexiva do mesmo, que aborda o sentido de pertencimento, além de salientar
a importância do contexto histórico, visto que, todos os seres humanos possuem uma história de vida, e que esta é fundamental para a existência
humana.
Bolsa: Sem Bolsa
|