• A astronomia presente no currículo e na sala de aula dos anos iniciais do ensino fundamental
  • A atividade de monitoria como promotora do aprofundamento teórico e da experiência de iniciação à docência
  • Ação cultural na escola municipal de ensino fundamental frança pinto: relato de experiência
  • A coleta seletiva de lixo em rio grande
  • Acompanhamento e avaliação dos estágios em engenharia civil e engenharia civil empresarial no triênio 2008-2011
  • A concepção de qualidade na educação infantil dos diferentes agentes da educação: pais, professores, crianças e gestores
  • A constituição do educador pela pesquisa
  • A constituição do professor de química mediada pela escrita no portfólio.
  • A dança na escola: aulas tematizadas e experiências didático-metodológicas
  • A dualidade em “venenos deus, remédios do diabo”, de mia couto transgredindo as marcas sociais do regime pós-colonial de moçambique
  • A educação, a escola e a sociedadee e algumas discussões acerca desta problemática.
  • A educação brasileira na visão de alunos riograndinos depois de visitarem uma escola uruguaia
  • A educação física e a estrutura escolar: o negócio é driblar para praticar
  • A educação física no projeto vida ativa: intervenção multiprofissional na promoção da saúde
  • A educação nessa sociedade pensada de forma transformadora
  • A efetivação do direito à saúde pela jurisdição
  • A enfermagem e a educação socioambiental em saúde: um relato de experiência
  • A escravidão como aspecto negativo na contituiçâo da cidadania no brasil
  • A ética profissional do arquivista: produção de um vídeo
  • A formação profissional no atendimento humanizado ao parto
  • Afro-descendentes: torturas e saúde mental
  • “a hora do conto no capsi de rio grande"
  • A importância da ação reflexiva sobre o currículo visando uma gestão democrática e de qualidade
  • A importância da bolsa permanência para os acadêmicos de licenciatura em matemática da furg
  • A importância da educação ambiental no ensino de física
  • A importância da escola, da família e da sociedade no processo de construção da cidadania
  • A importância da psicoterapia como coadjuvante no tratamento do paciente com câncer
  • A influencia das relações de afeto entre educador e educando no processo de ensinagem
  • A influência de um diagnóstico precoce e eficiente na vida de pacientes infantis com fibrose cística
  • A interpretação de textos como estratégia fundamental na construção de saberes
  • Além dos limites pictóricos na vivência em sala de aula
  • A língua inglesa na escola pública: concepções de alunos do ensino médio acerca do ensino e aprendizagem
  • A língua inglesa na escola pública: concepções de educandos do ensino fundamental acerca do processo de ensino e aprendizagem
  • A matemática para as séries iniciais
  • A metodologia dos porques na experimentação
  • A monitoria como espaço de formação e construção da identidade docente
  • Análise da efetividade do caráter ressocializador da pena privativa de liberdade através do estudo de caso da penitenciária estadual de rio grande - perg
  • Análise da experiência docente no ensino fundamental de geografia
  • Análise de produções textuais dos alunos do 6° ano, da escola caic, em rio grande
  • Análise sobre o conceito de cidadania política vivenciada pelos adolescentes tendo por base seu direito de voto aos dezesseis anos
  • Antropologia e educação: uma abordagem sobre o pensamento de tania dauster
  • A percepção dos sujeitos escolares sobre o papel do estagiário de química na escola
  • A polimerização da história da química
  • Aprendendo mudanças climáticas com o auxílio de vídeos didáticos
  • Aprendendo sobre o patrimônio riograndino
  • A produção de sementes agroecológicas e fatores relevantes nesse processo.
  • A psicologia do desenvolvimento infantil e das relações familiares em filmes e documentários: reflexões sobre o segundo ano de realização do projeto de ensino "a família vai ao cinema"
  • A relação do professor de educação física com a construção do planejamento educacional em uma escola da cidade de rio grande
  • A representação social da categoria diálogo no contexto do paiets
  • Arte e matemática: construindo formas, transformando cores
  • Arte escandinava em rio grande: um encontro com a pintura realista do final do século xix
  • As contribuições da escola, enquanto meio social de aprendizado para a cidadania.
  • As histórias dos clássicos da literatura infantil
  • As metodologias do ensino de química socializadas na química nova na escola(qnesc) potencializando a formação inicial de um professor de química
  • Atividade de ensino em ecologia voltada ao desenvolvimento da percepção ambiental.
  • A utilização de balanças no ensino de equações do 1º grau
  • Avaliação de variáveis para a escolha de área para a implementação de uma unidade de conservação (litoral sul do rio grande do sul)
  • Avaliação do estado nutricional e de suas repercussões obstétricas em gestantes de um município do sul do país.
  • Bico injetor
  • Bullying: possibilidade de relexão/ação no cotidiano escolar.
  • Buscando alternativas para a promoção do sucesso acadêmico a partir do desenvolvimento de uma perspectiva crítica
  • Caracterização do paradigma da adoção no município de rio grande
  • Cargas físicas que interferem na qualidade de vida de enfermeiros atuantes em centro cirúrgico
  • Casuística de câncer da pele a partir de diagnósticos anatomopatológicos em rio grande - rs no ano de 2009
  • Cobertura do citpatológico do colo uterino em unidades básicas de saúde da família
  • Coleções botânicas: um recurso didático no ensino de ciências e biologia
  • Concepções prévias de alunos de 6a série de escola pública de pelotas/rs sobre o que é reprodução
  • Conhecendo o patrimônio através de recursos pedagógicos e artísticos
  • Conhecendo o rio grande em diferentes aspectos: geografia, literatura oral e história
  • Construção de material para apoio aos acadêmicos no desenvolvimento de procedimentos de enfermagem
  • Construindo a noção de tempo e espaço nos anos iniciais
  • Contribuição da monitoria para as aulas práticas de fundamentos de zooarqueologia
  • Crack: uma análise comparativa da literatura científica com a realidade relatada por profissonal do cenpre.
  • Cruzando imagem e palavra: a produção de um texto narrativo a partir da evocação de uma lenda gauchesca
  • Cultura latina: traços linguísticos da religião romana no textos religiosos contemporâneos
  • Curso de turismo histórico para santa vitória do palmar: ações de ensino do pet/turismo - furg
  • Curtas de expressão
  • Das expectativas a acolhida: relatos sobre a constituição docente
  • Desafios encontrados pelos calouros vindos de outras regiões do país
  • Descobertas da infância: o gosto pela pesquisa
  • Desmistificando o cotidiano em aroma hortelã
  • Detecção e categorização dos impactos causados pela linha de transmissão de energia e pela pecuária na zona de amortecimento da esec-taim
  • Dificuldades de aprendizagem na matemática basica
  • Dificultades específicas de ele en niveles iniciales.
  • Direito eletrônico: relações de consumo via internet
  • Dor de cabeça em alunos da furg
  • É brincando que se aprende
  • Educação: a afetividade como alternativa para a construção de uma nova realidade educacional na escola 13 de maio da cidade de rio grande
  • Educação ambiental no ensino de língua estrangeira
  • Educação continuada da equipe multiprofissional na atenção à saúde do idoso
  • Educação em saúde com adolescentes: relato de experiência na estratégia de saúde da família
  • Educação inclusiva de autistas: uma reflexão sobre a realidade no município de rio grande
  • Ensino da botanica e suas aplicações práticas: conhecendo a flora do campus carreiros da universidade federal do rio grande (furg)
  • Ensino de biologia no pré-universitário venceremos
  • Equoterapia:intervenção à aprendizagem
  • Escola e família
  • Escola: espaço de formação de cidadãos conscientes que reflitam sobre preconceitos, discriminação e gayfobia
  • Escrita e reescrita de textos no processo de aprendizagem
  • Espaço escolar como meio de ensino patrimonial e cultural
  • Estágio de psicologia institucional e comunitária no caps conviver/rio grande – um panorama das atividades desenvolvidas
  • Estratégias para a melhoria do processo ensino-aprendizagem em aulas experimentais da disciplina bioquímica industrial
  • Estudo da biologia celular no ensino médio: conhecendo as organelas celulares
  • Estudo de fisiologia e saúde: promovendo uma reflexão com a comunidade universitária
  • Experiências de formação inicial no campo da alfabetização
  • Fabricação de sabão em barra a partir do óleo residual de fritura
  • Florestan, cultura infantil e educação
  • Fragmento das relações na arte brasileira
  • Franz kafka, “a metamorfose” relacionada à opressão religiosa e social
  • Grupo de estudos - a criança na escola: construindo um novo olhar sobre a relação entre as práticas pedagógicas e o desenvolvimento psicológico infantil e adolescente.
  • Grupo de estudos em expressão gráfica
  • Grupo de gestantes: a importância da educação em saúde
  • Grupo de orientação para familiares de crianças e adolescentes em situação de violação de direitos
  • Hepatite b: uma revisão da literatura
  • Hipertensão arterial secundária por feocromocitoma – relato de caso
  • Impactos ambientais causados pelas linhas de transmissão na esec do taim – rio grande / rs
  • Indicadores de qualidade de vida do município do rio grande: o componente educação
  • Indisciplina e violência: uma breve abordagem da realidade no cotidiano escolar
  • Inserção no pibid pedagogia: contribuições na formação inicial
  • Intervenção de enfermagem à trabalhadores de uma distribuidora de bananas
  • Intervenção de enfermagem em saúde do trabalhador portuário
  • Introdução ao ensino de funções do 1º grau a partir da resolução de problemas
  • Laboratório de ensino e prática docente – lepd: espaço de socialização, integração e desenvolvimento de práticas pedagógicas
  • Lei maria da penha e a falta de abrangência social
  • Lendo e construindo o mundo
  • Literatura infanto juvenil e memórias de emilia
  • Livro didático: espaço que delimita ou amplia o processo ensino/aprendizagem da lingua inglesa?
  • Manutenção e suporte do c3
  • Matemática e enem: uma abordagem para sala de aula
  • Material didático para atividades práticas na disciplina de assistência de enfermagem à saúde da mulher
  • Mobiliário da sala abeillard barreto da biblioteca rio-grandense
  • Mobilidade acadêmica e oceanologia: “mares navegados, projetando novas rotas”
  • Monitoria da disciplina de fundamentos de arquivologia
  • Nível de estresse nos estudantes de medicina da furg do 1º ao 6º ano
  • O aprendizado da fisiologia humana sob a visão acadêmica de estudantes de medicina
  • Objetos virtuais de aprendizagem para o ensino superior: um estudo de caso no curso de arquivologia da furg
  • O desafio do professor diante do processo de inclusão
  • O discurso de uma professora supervisora do pibid/inglês/furg acerca das habilidades de compreensão auditiva e de fala
  • O discurso dos educadores para a qualidade da educação infantil em são josé do norte
  • O ensino da língua inglesa na escola pública através do olhar discente
  • O ensino de arte no ifrs - campus rio grande
  • O ensino de biologia e a construção emancipadora do conhecimento no contexto do projeto educação para pescadores
  • O ensino de ciências na educação de jovens e adultos como educação popular
  • O estágio como espaço de formação e apropriação da profissionalidade docente
  • O futuro pedagogo no olhar de duas instituições de ensino
  • O jogo de computador sim city 3000 no ensino de geografia do ensino médio: um recurso didático para a compreensão do espaço geográfico
  • O papel da educação na formação do cidadão a partir das reformas educacionais na década de 1930
  • Os jogos como recurso no ensino da matemática
  • Os parâmetros curriculares nacionais da geografia como possibilidade de reflexão da cidadania feminina.
  • O tema reciclagem no ensino fundamental em escola municipal do rio grande-rs
  • O tempo de permanência dos discentes com os pacientes hospitalizados, na enfermaria clínica de um hospital universitário, se associa com a ansiedade desses enfermos?
  • Pesquisando as políticas publicas no contexto da educação infantil
  • Pet/turismo - furg
  • Pibid: construindo conhecimentos
  • Planejamento da assistência de enfermagem á criança portadora de anemia falciforme
  • Ponderando sobre a o processo educacional na formação da cidadania na infância
  • Pontes entre a academia e a realidade: construção de protótipos de instrumentos de medida no curso de engenharia química
  • Ppae: uma política de combate as retenções dos acadêmicos nos cursos de graduação da furg
  • Pqav e lappi: um espaço de qualificação e socialização de aprendizagens
  • Prática do pibid história na escola maria angélica campello
  • Prática educativa sobre solo em escola municipal do rio grande, rs.
  • Práticas na escola estadual de ensino médio lilia neves
  • Primeiro ano do ensino de nove anos: os cidadãos que se constituem
  • Princípios do direito ambiental na educação ambiental
  • Produção do jornal “maluco beleza” no caps conviver rio grande: uma proposta de reinserção psicossocial
  • Programa de rádio do caps conviver – rio grande: uma proposta de estágio e promoção de saúde
  • Programa para incentivo das atividades acadêmicas dos estudantes das series iniciais em engenharia de alimentos e engenharia bioquímica
  • Projeto arquitetônico de edifício residencial multifamiliar em altura - projed
  • Projeto de ensino na disciplina de didática como forma de promoção da identidade docente
  • Projeto palmares: reconstruindo o amanhã para o turismo
  • Promoção da saúde sexual de adolescentes em uma unidade básica de saúde da família
  • Prostituição na idade média, frança: século xv, prostituição, juventude e sociedade urbana
  • Prova brasil: em rio grande um estudo de caso
  • Psicologia das emergências: uma revisão da literatura científica
  • Quartas de expressão
  • Recuperando a prática da cidadania no contexto do caps conviver - rio grande: dispositivo assembleia
  • Reflexões sobre o ensino de matemática no contexto do curso pré-universitário popular maxximus
  • Relato de caso: co-infecção tuberculose / hiv
  • Relato de caso: neurofibromatose tipo 1
  • Relato de caso: púrpura trombocitopênica idiopática
  • Relato de caso: tireotoxicose
  • Renascimento
  • Sexualidade nos anos iniciais: uma temática presente no currículo?
  • Síndrome de munchausen por procuração
  • Subjetividade e experiência na educação
  • Tecnologias da informaçao como suporte para formaçao academica: práticas de ensino no labintur
  • Temas transversais - uma aplicação matemática
  • Trabalhando com mìdias no 1° ano
  • Trabalhando com os sonhos: a escola enquanto espaço de realizações e possibilidades
  • Transtornos alimentares: um estudo de caso sobre anorexia nervosa
  • Turismo em movimento: buscando a conservação e conscientização, dentro do transporte coletivo
  • Uma geografia emancipatória no contexto da educação popular
  • Uma investigação acerca do planejamento didático-pedagógico de uma professora de inglês da escola pública
  • Uma oportunidade de formacao docente continuada
  • Uso da fermentação do caldo de cana como experimento em aulas de química em cursos superiores
  • Uso de applets como recurso didático no ensino de eletrodinâmica
  • Uso de células solares fotovoltaicas para divulgação da química em escolas e feira de ciências
  • Utilizando o laboratório de ciências na qualificação do processo ensino-aprendizagem
  • Utilizando o role-playing game (rpg) como componente motivacional para introdução da astronomia no ensino médio
  • Vídeos tutoriais no ensino presencial de engenharia química: a expectativa e a realidade.
  • Vistas ortográficas em evidência