Bem Vindos

Histórico:

A Mostra da Produção Universitária tem suas origens na realização do Congresso Anual de Iniciação Científica, que de 1992 até 2001, era realizado por três Universidades da região em sistema de parceria: a Fundação Universidade Federal de Rio Grande, a Universidade Federal de Pelotas e a Universidade Católica de Pelotas. Alternadamente, o encontro ocorria em Pelotas e em Rio Grande. Tendo em vista o grande número de trabalhos inscritos, a partir do ano de 2001, cada Universidade passou a realizar o seu próprio Congresso. Na FURG, desde 2002, o evento foi renomeado e passou a ser chamado Mostra da Produção Universitária/FURG (I MPU) passando a reunir diferentes eventos: o Congresso de Iniciação Científica (CIC), o Seminário de Extensão e o Encontro de Pós-Graduação, atividades estas que aconteciam em períodos distintos. Em 2003 foi inserido no programa da II MPU, o I Encontro dos Grupos de Pesquisa & Desenvolvimento - RS - Zona Sul com vistas a reunir os Grupos de Pesquisa & Desenvolvimento das quatro Universidades da zona sul do Estado (FURG, UCPel, UFPel e URCAMP-Bagé). Tal encontro teve como propósito fundamental discutir políticas e integrar a pesquisa realizada por estas quatro instituições.

Em 2005 foi realizada a I Feira de Inovação Tecnológica e Cultural, expondo experimentos dentro do Centro de Convivências e em barracas montadas pelo Exército em estacionamento do Campus Carreiros. Dentro do Centro de Convivências foram realizadas as apresentações culturais. Também neste ano passou a ser entregue na Abertura da Mostra da Produção Universitária, o Prêmio Distinção Universitária, entregue a um professor ou técnico administrativo da Universidade ativo ou aposentado com reconhecida trajetória e produção em área de ensino, pesquisa ou extensão. A partir deste ano as escolas de ensino médio de Rio Grande são convidadas para visitar a Feira como atividade extra-curricular.

Em 2006 a Mostra da Produção Universitária passou a fazer parte do Calendário Escolar como dia não letivo aprovado pelo Conselho Universitário – CONSUN. A Pró-Reitoria de Ensino se integrou através da realização do I Seminário de Ensino. A Mostra Cultural da FURG esteve integrada na Mostra entre os anos de 2006 e 2007.

Em 2007 o Colégio Técnico Industrial Mário Alquati – CTI se integrou ao evento com a participação de apresentação de trabalhos no CIC e exposição na Feira.

Entre os anos de 2009 e 2010 as apresentações de trabalho de iniciação científica, extensão e ensino passaram a ser nas modalidades de comunicação oral e pôster, sendo que no ano de 2009 os melhores trabalhos apresentaram oralmente e os demais em pôster. Já no ano de 2010, ficou a critério do apresentador a escolha da forma de apresentação.

No ano de 2011, realizamos 10º Mostra da Produção Universitária na qual teremos os: XX Congresso de Iniciação Científica, XIV Seminário de Extensão, XIII Encontro de Pós-Graduação, VII Feira de Inovação Científico-Tecnológica e o VI Seminário de Ensino.

Em 2012 realizamos a 11º Mostra da Produção Universitária na qual tivemos os: XXI Congresso de Iniciação Científica, XV Seminário de Extensão, XIV Encontro de Pós-Graduação, VIII Feira de Inovação Científico-Tecnológica e o VII Seminário de Ensino.

Objetivos do Evento:

Os objetivos dos eventos que compõe e dimensionam a Mostra da Produção Universitária da FURG são a interligação e integração das atividades de pesquisa, ensino e extensão, a divulgação da produção acadêmica, científica, tecnológica e cultural. Em sua amplitude, o evento visa a possibilitar a troca de experiências entre a coletividade universitária e a sociedade.

Data e Local da realização:

Período de realização: 4 a 6 de dezembro de 2012.
Local: CIDEC-SUL e Prédios 1 e 3 - Campus Carreiros da FURG- Avenida Itália, Km 8 - Rio Grande - RS

Abrangência:

A Mostra da Produção Universitária destina-se a alunos da FURG e de outras Universidades da região que desenvolvam trabalhos de pesquisa, ensino e extensão sob a orientação de um ou mais docentes. Com isto, pretendemos divulgar os resultados de suas atividades, e criar um ambiente acadêmico que propicie o conhecimento dos trabalhos realizados e das metodologias de pesquisa, ensino, extensão, inovação tecnológica e artístico-cultural desenvolvidos na zona sul do estado do Rio Grande do Sul.