O grupo de pesquisa em Automação e Robótica Inteligentes (NAUTEC) é liderado pelos professores Silvia Silva da Costa Botelho e Vinicius Menezes de Oliveira, e tem como objetivo pesquisar e desenvolver novas técnicas computacionais e de engenharia para análise, síntese, modelagem e controle de redes de sensores e/ou atuadores. Essas constituintes de Sistemas de Automação e Gráficos, bem como agrupadas em Sistemas Robóticos.

Além disso, o grupo de pesquisa atua em diversos projetos junto a instituições públicas e privadas, bem como participa de diversos consórcios e cooperações, tanto nacionais como internacionais.

Destaca-se a interação com empresas focando na inovação e no desenvolvimento de novos produtos e serviços, dentro das linhas de pesquisa. Desse modo, as aplicações principais são: indústria de óleo, gás e energia; ecossistemas costeiros e oceânicos; e educação.

Atualmente, o grupo é formado por mais de       20        pesquisadores  (professores    e técnicos), 15 pós-graduandos (doutorandos e mestrandos) e 40 estudantes de graduação. Em função dessas pesquisas, o grupo NAUTEC desenvolve suas ações em torno das seguintes linhas de pesquisa: Sistemas robóticos,                   equipamentos               e    dispositivos; Aprendizado de máquina; Rede de sensores e atuadores; Sistemas tempo real e alto desempenho; Sistemas gráficos; Inovação.

As três principais áreas de atuação são Automação e Robótica Inteligentes na Indústria (óleo, gás, energia); Automação e Robótica Inteligentes no Ecossistema Costeiro e Oceânico; Automação e Robótica Inteligentes na Educação

 

Mais informações no Espelho do Grupo