Os pesquisadores do Grupo de Pesquisa em Estatística Ambiental, que é liderado pelo professor Paul Gerhard Kinas, efetuam análises estatísticas, predominantemente com abordagem Bayesiana, nas áreas do meio ambiente, ecologia de populações e oceanografia. Isso é feito com trabalhos em parceria com outros pesquisadores, orientações de estudantes de graduação e de pós-graduação, oferecimento de cursos de treinamento e execução de assessoria estatística.

Essas atividades são desenvolvidas em vários projetos de pesquisa. No âmbito da extensão universitária, o Grupo é responsável pela coordenação das atividades permanentes de coleta de dados de estatística pesqueira da pesca industrial (oceânica) e artesanal (estuário da Lagoa dos Patos), bem como pela administração do banco de dados dessas estatísticas. O Grupo mantém um site com tutorias de análise estatística para uso no ambiente R, um aplicativo livre e de código aberto para análise e gráficos estatísticos.

Figura 1.Coleta de dados de desembarque e esforço pesqueiro. Atividade desenvolvida de forma continuada sob coordenação do Grupo de Pesquisa ESTATÍSTICA AMBIENTAL. Disponível em: <https://sites.google.com/site/tutorialdeanalisesestatisticas>.