Grupo de Pesquisa “Literatura, Imaginário e Poéticas da Contemporaneidade” é liderado pela professora Dra. Mairim Linck Piva e formado pelos professores Dra. Cláudia Mentz Martins, Dr. José Luís Giovanoni Fornos, Dra. Luciana Paiva Coronel, Dra. Raquel Rolando Souza e Dra. Sylvie Dion, do Instituto de Letras e Artes (ILA), da Universidade Federal do Rio Grande.

Os trabalhos de pesquisa vinculam-se às linhas do Programa de Pós-Graduação em Letras, Mestrado e Doutorado em História da Literatura.  Destacam-se os trabalhos vinculados à linha “Literatura sul-rio-grandense”, que tem por objetivo o estudo do processo literário regional a partir de perspectivas fornecidas pela História da Literatura e pelos aportes teóricos do Imaginário, bem como os trabalhos relacionados à linha “Literatura, história e memória literária”, que tem por objetivo o estudo das relações entre Literatura e História, em suas diferentes possibilidades, a partir de fundamentação teórica fornecida pela Teoria da Literatura e pela Teoria da História da Literatura.

Integram ainda o grupo diversos orientandos de doutorado, mestrado e graduação dos professores pesquisadores, cujas áreas de atuação estão vinculadas aos diversos projetos de pesquisa na área da Literatura desenvolvidos por esses pesquisadores.