Pesquisas na área de Educação que possibilitem diferentes olhares são necessárias, pois os saberes dos educadores já não se resumem aos conhecimentos científicos, mas envolvem os saberes gerados como efeitos da ciência que incorporamos, através de um modo de produção de nós mesmos. No grupo de pesquisa liderado pelas professoras Débora Pereira Laurino e Sheyla Costa Rodrigues, entendemos que pensar a Educação é pensar o ambiente enquanto mente, corpo ou instituição, é conhecer e se reconhecer no outro, é agir para o bem social. É pensar nas comunidades, no coletivo e no trabalho cooperativo. Assim, nossas ações e pesquisas são desenvolvidas em parcerias com escolas, comunidades e grupos de professores interessados no desenvolvimento de metodologias que utilizem as tecnologias da informação e comunicação a fim de democratizar oportunidades para construir conhecimentos.

Os objetivos das pesquisas realizadas no grupo são: Investigar e produzir conhecimento sobre situações de aprendizagem na Ecologia Digital a partir da formação docente, do imbricamento das tecnologias digitais e das metodologias em ambientes educativos; Compreender a complexidade das relações estabelecidas nos coletivos de professores; Definir e testar indicadores para a construção de uma estrutura de convivência em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) sustentados por uma Ecologia Cognitiva Digital; Construir modos de ação em EAD para atuação em um mundo ecossistêmico permeado pelos processos de cooperação, convivência consciente e pacífica.

Para alcançar os objetivos definimos como metas atuar nas escolas de ensino básico utilizando as tecnologias da informação e comunicação, a metodologia de projetos de aprendizagem, robótica educacional e materiais concretos; contribuir para a formação dos professores no que se refere ao conhecimento da ciência e a problematização da Educação Ambiental; planejar e desenvolver atividades digitais na formação inicial e continuada de professores; planejar e atuar em cursos para professores, tutores, bem como ações de Educação a Distância.

A Biologia do Conhecer (Maturana e Varela); a Cognição como ação Incorporada (Varela), a Epistemologia Genética (Piaget), as Tecnologias da Inteligência e a Inteligência coletiva (Lévy); os Saberes Docentes (Tardif) e a Ecosofia (Guatari) compõem a base teórica das pesquisas desenvolvidas pelo grupo.

 O grupo atua nas linhas de pesquisa Ambientes Virtuais de Aprendizagem, Educação Ambiental, Educação científica: as tecnologias educativas no processo de aprendizagem, formação de professores, implantação de Tecnologias para Educação, Metodologias Interativas e Interconectivas.