Este grupo de pesquisa – liderado pelas professoras Susana Inês Molon e Cleuza Maria Sobral Dias – integra professoras pesquisadoras e acadêmicas de graduação e pós-graduação vinculadas ao Laboratório de Pesquisa e Estudos em Psicologia Social - LAPEPSO e ao Núcleo de Estudos em Educação de Jovens e Adultos - NEEJA. As professoras pesquisadoras envolvidas, educadoras e psicólogas apresentam histórias de vida e trajetórias acadêmicas singulares, porém com um campo comum de atuação e de intervenção, tanto de pesquisa quanto de atividades de ensino e de extensão, que é a formação de educadores, inicial e continuada. Além das publicações de livros, artigos em periódicos e apresentações dos resultados dos trabalhos (das pesquisadoras e dos pós-graduandos) em eventos científicos, o grupo participa de projetos interinstitucionais e intercâmbios internacionais. Um dos produtos de 2009 foi a publicação do livro "Alfabetização e Educação Ambiental: contextos e sujeitos em questão", organizado por Susana Inês Molon e Cleuza Maria Sobral Dias.

 As linhas de pesquisa do grupo são Alfabetização e letramento, Constituição de educadores ambientais, Constituição do sujeito, atividade criadora e prática pedagógica, Educação de Jovens e Adultos e História de Vida e Narrativa de Professores.

Os projetos em andamento são: As crianças de seis anos no ensino fundamental de nove anos: atividades, diálogos, brincadeiras, imaginação e interações sociais no contexto de ensinar e aprender.