O ARCA (Núcleo de Estudos Agrários e Culturais) é liderado pelos professores Ivo dos Santos Canabarro e Jussara Mantelli, é um grupo de pesquisa formado na FURG, em 2008, por profissionais de instituições de ensino superior, públicas e privadas do Brasil, cujo interesse se volta para o estudo das questões agrárias, tendo como escala de referência a América Latina. O contato com pesquisadores de outros países se faz via Centro de Estudos Alexander Von Humboldt, com sede em Buenos Aires, onde componentes do grupo são membros efetivos. A relação com as escolas e universidades brasileiras se concretiza no Programa de Mestrado em Geografia da FURG, nos componentes curriculares e na orientação de pesquisas dos acadêmicos de graduação e pós-graduação.

Com duas linhas de pesquisa, é possível abranger as temáticas e demandas acadêmicas da graduação e da pós-graduação em Geografia e áreas afins, cuja temática se baseia na questão agrária.

A linha de pesquisa Análises Territoriais e Sustentabilidade está relacionada ao estudo e à compreensão da capacidade produtiva, considerando as características e as especificidades físico-naturais, socioeconômicas, ambientais e estruturais. Nessa perspectiva, incluem-se pesquisas relativas à análise territorial de paisagem. Podem ser consideradas, ainda, nesta linha: a compreensão da natureza e sua dinâmica; a interação impacto/processo de desenvolvimento urbano e rural, a produção e incorporação de recursos e métodos alternativos e sustentáveis de produção.

Sociedade e Cultura é uma linha de pesquisa que se dedica ao estudo das manifestações socioculturais no campo. São contemplados temas como os movimentos sociais, questões étnicas, cultura e desenvolvimento, as transformações do mundo do trabalho, as novas demandas tecnológicas, políticas sociais e pobreza, a exclusão social.

As pesquisas realizadas pelo grupo, de modo geral, são resultado de projetos de monografias, iniciação científica e dissertações de mestrado, além de projetos desenvolvidos pelos pesquisadores de várias universidades. Destaca-se o projeto de pesquisa América Latina como Geografía: procesos productivos y impacto social, que abrange pesquisadores da América Latina, com destaque para Argentina, Chile e México, além da FURG/Brasil.

A extensão realizada pelo grupo se concretiza nas escolas através de oficinas sobre práticas agroecológicas. Considera-se como atividade importante do grupo a participação em eventos científicos nacionais e internacionais, momento de apresentar resultados das pesquisas.