Este grupo composto por cinco pesquisadores (Juraci Almeida Cesar, Linjie Zhang,  Lulie Rosane Odeh Susin, Raúl Andrés Mendoza Sassi e Silvio Omar Macedo Prietsch), liderado pelos professores  Linjie Zhang e Raúl Andrés Mendoza Sassi, integra as atividades da pesquisa com o ensino  em nível de graduação (Medicina) e de pós graduação (Mestrado e doutorado em  Ciências da Saúde, Mestrado em Saúde Pública e  Residência Médica) e com a extensão (Atendimento Médico das Crianças com Doenças Respiratórias). O grupo  reúne pesquisadores, profissionais e  estudantes com a finalidade de compartilhar  experiências, recursos e produzir conhecimentos científicos em diversos temas  na área da Saúde Materno-Infantil. Tem cooperações com instituições nacionais e internacionais no desenvolvimento dos projetos de pesquisa.

 As linhas de pesquisa do grupo incluem Estudos clínico-epidemiológicos das doenças respiratórias na infância; Epidemiologia do HIV/AIDS; Epidemiologia e agravos à saúde; Promoção da saúde na infância; Saúde e Nutrição; Saúde Materno Infantil;  Síntese das evidências na área da  saúde através de revisão sistemática/meta análise.

 O grupo publicou 325 artigos científicos nas revistas médicas nacionais e internacionais, e 19 capítulos de livros. Foram concluídas as orientações de 88 dissertações de mestrado, 9 teses de doutorado, 60 bolsistas de iniciação científica e 2 bolsistas de pós-doutorado. Atualmente, 25 orientações (11 em nível de doutorado, 13 em nível de mestrado e 1 de iniciação científica) estão na fase de andamento.