O grupo de pesquisa Direito e Educação Ambiental - GPDEA, devidamente cadastrado no CNPQ, está vinculado à Faculdade de Direito – FADIR da Universidade Federal do Rio Grande-FURG, e é liderado pela professora Vanessa Hernandez Caporlingua. Teve origem a partir da vontade de unir e relacionar os trabalhos de pesquisa dos membros do grupo, os quais estão todos envolvidos em torno de uma mesma identidade, que é trabalhar o Direito e suas interfaces com a Educação Ambiental. Desse modo, com a criação do grupo de pesquisa, buscou-se alcançar uma maior produtividade ao trabalhar a dimensão Direito e Educação Ambiental. Nesse sentido, o grupo é integrado por professores e alunos de várias áreas do conhecimento, os quais se constituem agentes multiplicadores e indicadores da repercussão do grupo na comunidade acadêmica e não acadêmica.

As linhas de pesquisa do grupo são Direito e Educação Ambiental; Consciência ambiental do operador jurídico; e Risco e resiliência em famílias pobres em conflito judicial.

O grupo possui também alguns projetos de pesquisa em destaque, que são O projeto de pesquisa A consciência ambiental do operador jurídico e a Educação Ambiental transformadora, sob a responsabilidade da Profª Drª Vanessa Hernandez Caporlingua, está em andamento, desde 2010, e conta com a participação de alunos do Programa de Pós-Gradução em Educação Ambiental da FURG, alunos da graduação em Direito, Psicologia e Administração, todos acadêmicos da FURG. O projeto de pesquisa A Estação Ecológica do Taim: um estudo de caso por meio da análise da eficácia jurídica ambiental iniciou em abril de 2011 pela aluna da graduação em Direito Thaisa Lopes sob orientação da Professora Vanessa Hernandez Caporlingua. O projeto foi beneficiado com uma bolsa de iniciação científica do Programa Institucional de Desenvolvimento do Estudante – PDE/FURG. O projeto O impacto da mediação na ecologia do conflito das relações familiares em situação de pobreza foi desenvolvido a partir do ano de 2011 pela Professora Msc. Simone de Biazzi Avila Batista da Silveira. O projeto Direito e Educação Ambiental: a tributação verde iniciou suas atividades no ano de 2012 com a Professora Msc. Simone Grohs Freire.

O grupo de pesquisa realiza encontros presenciais semanais e utiliza a plataforma Moodle (http://www.moodle.sead.furg.br/), bem como o blog (http://vanessadpc.blogspot.com.br/) para a comunicação virtual. O grupo já participou de diversos eventos, apresentando os seus projetos em diversas cidades do país. Ademais, está organizando um livro, o qual aborda as linhas temáticas: Direito Ambiental,EducaçãoAmbiental e Direitos Humanos.