O Núcleo EDUCAMEMÓRIA é liderado pelos professores Carmo Thum e Vania Alves Martins Chaigar, e tem sua ação de pesquisa centrada nos temas da Educação e da Memória. Apresenta como objetivo investigar, analisar e produzir conhecimento acadêmico sobre os processos de vida dos diferentes grupos humanos e suas relações com o Mundo da Vida em espaços educativos. Visa à investigação e à produção acadêmicas relativas aos processos da Educação e da Memória no âmbito da Educação Formal e Não-Formal. Entre seus temas atuais, realiza movimentos de pesquisa e extensão com: Cidade e Memória; Educação e Memória; Formação de Professores; Infâncias, Escolas e memórias; Modos de Vida e Contextos Educativos; Mundo Rural e Memória.

Articula-se com pesquisadores de diferentes Universidades e Grupos de Pesquisa, em especial da UFPel, UNIPampa, UNISINOS e UFES. A atuação dos pesquisadores dá-se vinculada aos Programas de Pós-Graduação da FURG (PPGEDU - FURG e PPGEC-FURG) e Pós-Graduações da UFPel (PPGA/UFPel). Envolve bolsistas de Graduação e de Pós-Graduação e os membros do grupo tem interações de pesquisas com Programas da UFRGS. Conta com 6 doutores e 5 mestres em seu grupo.

Na atualidade, desenvolve o Programa de Extensão Educação e Memória: cultura rural em diálogo. Trata-se de uma ação de extensão que atinge comunidades formadas na região costeira da Laguna dos Patos. Os espaços envolvidos nesse programa têm base de ação nas comunidades que compõem a grande região da Serra dos Tapes em parceria com comunidades do Estado do Espírito Santo e de Santa Catarina. O processo de participação compartilhada da universidade com esses espaços tem exercitado o princípio de indissociabilidade das atividades de ensino-pesquisa-extensão.