O grupo, criado em março de 2006, é liderado pela Profª Enfª Giovana Calcagno Gomes e visa refletir, questionar e promover estudos e pesquisas acerca do processo saúde-doença de crianças e adolescentes nos seus diversos contextos socioambientais. Reúne pesquisadores, profissionais e estudantes com o objetivo de compartilhar experiências e produzir conhecimentos que subsidiem o cuidado de enfermagem à criança e ao adolescente, enfatizando a construção de novas estratégias e tecnologias de cuidado, integrando e fomentando o ensino, a pesquisa, a extensão e a assistência. Elege como campos de atuação hospitais, unidades básicas de saúde, instituições de educação infantil e a comunidade.

As linhas de pesquisa são: Tecnologias de enfermagem/saúde a indivíduos e grupos sociais; Estudos dirigidos a questões de enfermagem/saúde e educação para a saúde, articuladas às políticas de saúde, contexto sócio-eco-cultural e qualidade de vida, tendo a criança e o adolescente e sua família como objetos de estudo, corresponsáveis pelas mudanças no seu perfil de saúde.

As pesquisas e trabalhos realizados por membros do grupo são: Temas livres e pôsters em eventos; Palestras; Cursos; Oficinas; Artigos em periódicos do Qualis da enfermagem. TCCs, Dissertações de Mestrado e Teses de doutorado.

As atividades realizadas pelo grupo são: encontros mensais para estudo de temáticas e referenciais teórico-metodológicos, elaboração de artigos, capítulos de livros e trabalhos para serem apresentados em eventos. Atuação junto ao Projeto de Prevenção da Violência – Bairro Castelo I; Palestras nas escolas e creches; Curso de capacitação de cuidadoras em creche; Curso de Formação de Babás.