O Grupo de Estudos em Fonética e Fonologia (GEFF), criado e então certificado pelo CNPQ, em 2014, tem como líderes a Profa. Dra. Marisa Porto do Amaral e a Profa. Dra. Luciana Pilatti Telles. Atualmente compõe-se de seis professores, cinco doutores e um mestre, além de uma estudante de graduação do Instituto de Letras e Artes da FURG. O grupo objetiva estudar, refletir e discutir textos teórico-metodológicos de interesse da área; levar conhecimentos fonético-fonológicos às escolas, principalmente através de oficinas; produzir material didático para o Ensino Básico e para cursos de extensão, cujos objetivos incluam o desenvolvimento de consciência fonológica; preparar alunos da graduação para a transcrição de corpus linguístico; estimular a participação dos componentes em eventos e na publicação de artigos e livros.

O GEFF tem como linhas de pesquisa: (1) Fonética e Fonologia e suas interfaces (Morfologia e Sintaxe); (2) Variação Fonológica, (3) Aquisição de Língua Materna e de Línguas Estrangeiras, (4) Psicolinguística. Os projetos a elas vinculados são “A produção de atividades didáticas de pronúncia em línguas estrangeiras” da Profa. Dr. Luciana Pilatti Telles e da Profa. Dr. Luciene Bassols Brisolara, cujo objetivo central é produzir materiais didáticos para adultos e crianças, a serem aplicados em sala de aula de língua estrangeira (português, espanhol e italiano), no CELE – Centro de Ensino de Línguas Estrangeiras; “Minilaboratório de Fonética e Fonologia”, da Profa. Dr. Marisa Porto do Amaral, que tem como um de seus principais objetivos a formação deste grupo de pesquisa, além da criação de um espaço para desenvolver os estudos de fonética e fonologia, buscando analisar os mecanismos subjacentes aos sistemas linguísticos, com ênfase no português brasileiro; “Consciência Morfológica no Letramento”, coordenado pela Profa. Dr. Susie Enke Ilha, com o objetivo de investigar a consciência morfológica da criança cursando os anos iniciais do ensino fundamental, abordando o oral e o escrito com vistas à aquisição da escrita de palavras derivadas por sufixação da língua portuguesa. Além destes, há o projeto de extensão “Consciência Linguística no Letramento”, também da Profa. Dr. Susie Ilha, que visa à elaboração de atividades lúdicas a serem desenvolvidas no espaço da Brinquedoteca/ICHI-NEAI/FURG e em escolas da rede pública do município de Rio Grande.

As atividades realizadas pelo grupo são: encontros quinzenais, no minilaboratório de Fonologia (LABFONO), para o estudo de temáticas e referencial teórico-metodológico de diferentes linhas teóricas, elaboração de material didático, realização de oficinas, na universidade e nas escolas públicas. Em 2017, foi lançado o livro “Consciência fonológica: coletânea de atividades orais para a sala de aula”, dos professores Dr. Susie Enke Ilha, Dr. Cláudia Camila Lara e Mc. Alexander Severo Córdoba.

Saiba mais aqui.