O grupo de pesquisa Laboratório de Estudos do Ensino de Matemática Superior é liderado pelas professoras Cristiana Andrade Poffal e Bárbara Denicol do Amaral Rodriguez. Foi criado em 2016 e atualmente conta com os docentes Cinthya Maria Schneider Meneghetti, Fabíola Aiub Sperotto e Mario Rocha Retamoso. O grupo possui em sua composição professores da rede pública da Educação Básica.

As ações do LEMAS tem como objetivos investigar novos processos de aprendizagem para o ensino superior que transformem as habilidades e potencialidades dos estudantes em aprendizado concreto; repensar o ensino de matemática no ensino superior com o intuito de dinamizá-lo e enriquecê-lo, estabelecendo também um elo entre os conhecimentos teóricos adquiridos e as aplicações; planejar e experimentar novas metodologias de avaliação que ultrapassem,  embora não descartem, as tradicionais provas de resolução de problemas com tempo limitado; integrar o uso de tecnologias no ensino de matemática superior de modo eficaz, difundindo o uso de softwares livres de visualização geométrica e computação simbólica como ferramentas auxiliares ao aprendizado de conteúdos básicos de matemática presentes em muitas disciplinas de cursos das áreas de Engenharia e Ciências Exatas e da Terra; aplicar as metodologias estudadas e analisar sua viabilidade e potencialidades.

A produção científica vem sendo divulgada em eventos e periódicos. Os e-books didáticos elaborados são publicados em www.lemas.furg.br.

 

Mais informações: Espelho do Grupo