O Núcleo de Pesquisa Estético-Ambiental sobre o Teatro na Educação – NUPEATRO, está vinculado ao Instituto de Educação – IE e ao Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental – PPGEA, da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. É liderado pela professora Luciana Netto Dolci, tendo como colaboradora a professora Susana Inês Molon. É constituído por docentes pesquisadoras do Instituto de Educação (IE), do Instituto de Ciências Humanas e da Informação (ICHI), mestres, mestrandas, pedagogas, licenciadas, bolsistas de Iniciação Científica e licenciandos da Universidade Federal do Rio Grande e da Universidade Federal de Pelotas. Teve origem a partir da necessidade de aprofundarmos os estudos no campo da Educação Estético-Ambiental na formação docente. Desse modo, o NUPEATRO tem buscado desenvolver pesquisas sobre os processos de Formação Docente com o enfoque na Educação Ambiental, Educação Estética e Teatro na Educação. O objetivo do Núcleo de pesquisa é compreender quais os significados da experiência com o teatro na formação, bem como compreender as potencialidades da Educação Estético-Ambiental na formação docente e nas práticas pedagógicas. As linhas de pesquisa do Núcleo são: Teatro na Educação; as potencialidades da Educação Estético-Ambiental na formação docente e a perspectiva crítica da Educação Estético-Ambiental.

O Núcleo possui o projeto de pesquisa - Educação Estética: os sentidos e os significados do teatro na formação docente, sendo desenvolvido desde 2015. Também desenvolve o projeto de ensino - Educação Estética: a influência da experiência com o Teatro na formação de educadores, com os graduandos do curso de Pedagogia Licenciatura Plena que pertencem à disciplina de Metodologia do Ensino em Língua Portuguesa para crianças, jovens e adultos I e II, das turmas do turno diurno e noturno, desde 2010.

Vale ressaltar que o Núcleo participa no desenvolvimento das Oficinas de Teatro oferecidas para os licenciandos do Curso de Pedagogia, diurno e noturno, na referida disciplina, bem como na Pós-Graduação em Educação Ambiental e em espaços escolares. Nesse sentido, o Núcleo é integrado por professores e alunos da graduação e da pós-graduação em Educação Ambiental, os quais constituem sujeitos multiplicadores da repercussão do Núcleo na comunidade acadêmica e na comunidade escolar. O NUPEATRO é formado pelos seguintes pesquisadores: Pauline Apolinário Czarneski - Graduada em Pedagogia, Licencianda em Letras e Mestre em Educação Ambiental pelo PPGEA-FURG; Lubia Jovania Pinto dos Santos - Graduada em Pedagogia; Bruna Cipolatti Lopes - Graduada em Letras e Graduada em Pedagogia;  Stela Furtado Ieck - Graduada em Letras Português, Graduada em Pedagogia e Mestre em Educação Ambiental; Josineide Ribeiro da Silva, Graduada em Pedagogia e Mestranda no PPGEA-FURG; Juliana Duarte Simões – Graduada em Pedagogia e Mestranda no PPGEA-FURG; Patrícia Antiqueira Vaz – Graduada em Artes Cênicas Licenciatura.

O Núcleo tem participado de diversos eventos nesta Universidade, compartilhando os resultados das pesquisas que vem desenvolvendo a fim de contribuir com informações relativas aos conhecimentos produzidos sobre as questões referentes ao Teatro na Educação, bem como divulgar estes conhecimentos à comunidade acadêmica e contribuir para que os profissionais da Educação Básica e graduandos possam desenvolver uma educação na perspectiva estético-ambiental em suas ações.

Desse modo, o Núcleo busca compreender os contextos educacionais da atualidade e organiza seus procedimentos, propostas e ações tendo como ponto de partida as demandas educacionais locais, enfatizando a compreensão acerca da Educação Estético-Ambiental sobre o Teatro nos diferentes níveis escolares. Este princípio norteia a formação de profissionais conscientes de suas responsabilidades sociais aliando com os saberes acadêmicos, uma vez que o NUPEATRO planeja suas atividades educativas por meio do diálogo com a comunidade.