O Grupo de Pesquisa em Simulação Social e Ambiental, liderado pelas professoras Diana Francisca Adamatti e Graçaliz Pereira Dimuro, realiza atividades diretamente ligadas ao Grupo de Pesquisa em Sistemas Multiagentes, visto que busca desenvolver modelos, métodos, técnicas e ferramentas computacionais, baseados em agentes, visando à instrumentalização do trabalho de desenvolvimento de simulações sociais e ambientais. Trabalhos desenvolvidos pelo grupo são embasados na interdisciplinaridade: envolvem aspectos das ciências sociais, humanas e biológicas, voltadas para sua aplicação em sistemas computacionais.

Está dividido em duas linhas de pesquisa: a) Simulação Ambiental, que tem foco em simulações de impacto ambiental e gestão do meio ambiente; b) Simulação Social, que tem foco em simulações de políticas públicas e aspectos sociais envolvidos na sociedade.

O grupo é composto por quatro professores da FURG (Antonio Carlos da Rocha Costa, Diana Francisca Adamatti, Marco Aurélio Gomes Barbosa e Graçaliz Pereira Dimuro), uma bolsista de pós-doutorado (Raquel de Miranda Barbosa) e um professor da UFPel (Marilton Sanchotene de Aguiar). Além disso, conta com 4 alunos de mestrado, do Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional (PPGMC/FURG) e 10 alunos de iniciação científica, de diversos cursos de graduação da FURG.

Diversos projetos estão ligados ao grupo de pesquisa. Pode-se salientar o projeto “Rede Social de Simulação Social”, financiado pela FAPERGS/CNPq como um integrador do grupo, pois abrange diversos aspectos das linhas de pesquisa do grupo.

Relacionado a publicações, os pesquisadores do grupo vêm apresentando trabalhos em eventos e periódicos de nível nacional e internacional.