Imprimir

 Legislação Vigente de Reconhecimento:  PORTARIA NORMATIVA No-22, DE 13 DE DEZEMBRO DE 201

 

Verificar se a FURG possui curso similar:

 Verificar no site http://www.propesp.furg.br/ se a FURG mantém programa (mestrado ou doutorado) em área de conhecimento idêntica ou afim, reconhecido pela Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). No site da CAPES o conceito dos cursos poderá ser consultado.

Compare se os conteúdos programáticos do curso cursado são equivalentes aos que o curso de Pós-Graduação da FURG oferece. Tendo dúvidas quanto à equivalência do curso, telefone para a Coordenação de Curso (veja o telefone no site da Universidade) e peça informações sobre os conteúdos programáticos, linhas de pesquisa, etc. Não sendo equivalente, consulte o site da CAPES, entre no link “Cursos Recomendados” e procure Universidades que podem ter curso equivalente.

 

OBS: NÃO SERÃO RECONHECIDOS OS DIPLOMAS DE CURSOS SEMIPRESENCIAIS, A DISTÂNCIA, PRESENCIAIS DE FORMA INTENSIVA OU MINISTRADOS NO BRASIL POR INSTITUIÇÕES ESTRANGEIRAS.

Documentos necessários para o reconhecimento:

 

 

 

 

a) ata ou documento oficial da instituição de origem, no qual devem constar a data da defesa, se for o caso, o título do trabalho, a sua aprovação e os conceitos outorgados;

b) nomes dos participantes da banca examinadora, se for o caso, e do orientador, acompanhados dos respectivos currículos resumidos; e

c) caso o programa de origem não preveja a defesa pública da tese, deve o aluno anexar documento emitido e autenticado pela instituição de origem, descrevendo os procedimentos de avaliação de qualidade da tese ou dissertação, adotados pela instituição, inclusive avaliação cega emitida por parecerista externo.

 

 Obs: Qualquer documento anexado ao processo não será devolvido, inclusive a tese.

 

Pagamento da taxa para revalidação de diploma:

 

A FURG, através da Portaria  Nº 547/2008, instituiu a taxa de revalidação de diploma estrangeiro no valor de R$ 500,00 (quinhentos reais).

Desde janeiro de 2005 é obrigatório utilizar a Guia de Recolhimento da União - GRU pelas unidades orçamentárias vinculadas ao Ministério da Educação, para arrecadação de receitas próprias advindas de pagamento de taxas de qualquer natureza, doações, devolução de valores, indenizações e outros. A GRU pode ser obtida aqui.

 

 

gru1

Como dar início ao processo:

 

Junte todos os documentos necessários para revalidação do diploma de Pós-Graduação expedido no exterior e solicite abertura de processo no Protocolo Geral da FURG (telefone: (53)3233-6696).

 

Endereço para entrega presencial da documentação:

 

Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação – PROPESP

Av. Itália km 8 Bairro Carreiros

CEP 96201-900

Rio Grande – RS

 

A solicitação para abertura do processo deve ser realizada pelo requerente ou por terceiros através de procuração registrada em cartório.  

 

Não será aceita a entrega de documentação por Correio.

 

 

Resumo da Tramitação do processo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Contato

 

E-mail: propesp.secretaria@furg.br

Telefone: (53) 3233-6736