• Acolhimento ao estudante em situação de sofrimento psicológico no núcleo de assistência estudantil (nae)
  • Projeto acessibilidade como inclusão social rampas de acesso em estabelecimentos comerciais e públicos na cidade do rio grande, rs
  • Projeto educação ambiental cidadã: uma prática pedagógica interdisciplinar
  • A abordagem do toque terapêutico na disciplina de terapias alternativas aplicada à enfermagem
  • A compreensão cronológica de tempo pelos índios
  • A construção de aprendizagens através de oficinas de músicas com educadores infantis
  • A construção do conhecimento proporcionado pelo pibid nos espaços educativo do caic-furg
  • A educação patrimonial como recurso didático no ensino da história local
  • A formação inicial docente sobre o olhar de bolsistas do subprojeto pibid/inglês – furg
  • A história de vida de um surdo na perspectiva da psicologia social
  • A identidade através do corpo: uma fronteira entre aceitação e o preconceito dentro da escola.
  • A imersão cultural na construção de conhecimentos
  • A implementação do ensino médio politécnico: um estudo de caso na escola estadual de ensino médio lilia neves.
  • A importância de atividades práticas no ensino de biologia
  • A importância do ensino de geografia na educação do campo: diálogos com a escola estadual de ensino fundamental oziel alves pereira - canguçu/rs
  • A interdisciplinaridade através do xadrez
  • A linguagem cartográfica nos anos iniciais: uma proposta do pibid geografia ufpel
  • A manutenção do vinculo nas ações em saúde: uma equação entre ação desejada e necessidade imediata
  • A monitoria instigando o conhecimento: utilização de fungos e bactérias para a alimentação sob a ótica arqueológica
  • A prática pedagógica dos professores de sociologia nas escolas pibidianas
  • A (re)produção de cidadãos redundantes e sua inter-relação com a modernidade líquida e o sistema educacional brasileiro
  • A revisão linguística no contexto da ead
  • A utilização da simulação realística na disciplina de enfermagem em saúde da mulher
  • Ações de educação em saúde em uma unidade clinica assistencial: um relato de experiência.
  • Acolhimento em sala de espera na clínica escola da furg
  • Acompanhamento e avaliação dos estágios obrigatórios e não obrigatórios em engenharia civil da furg - 2013
  • Acompanhamento e melhoria das aulas práticas de farmacologia na disciplina de testes toxicológicos
  • Adaptação da música no contexto escolar
  • Água: o meio ambiente na caixa de pandora
  • Alfabetizando com arte
  • Alunos indígenas na furg
  • Análise em relação ao uso de material digital e impresso produzido para o ensino a distância da furg
  • Aplicação do braço hidráulico como aula prática em sala de aula
  • Apoio pedagógico ao acadêmico indígena na furg
  • "apoio pedagógico docente e discente aos acadêmicos indígenas e quilombolas da furg"
  • Arquitetura e patrimônio no instituto juvenal miller
  • As contribuições da educação musical na escola estadual de ensino médio monsenhor de queiroz; a formação de um grupo musical, baseado nos resultados de um diagnostico
  • As experiencias do pibid enriquecendo a prática docente na graduação ou na formação inicial de professores
  • As ideias jurídico-penais no cenário dos séculos xvii e xviii: o embrião do espírito moderno, a ascenção do ‘paradigma garantista’ e a obra dei delliti e delle pene de cesare beccaria
  • As possibilidades que temos ao repassar o conhecimento: o relato das experiências de ser monitor na academia
  • Atividades dinâmicas: a implicação destas atividades nas relações dentro da sala de aula
  • Atravessando fronteiras: o espanhol numa viagem de imersão
  • Autonomia, cidadania e ética na turma 2en1 da escola assis brasil.
  • "autonomia e cidadania" - o lugar do teatro dentro de um grupo interdisciplinar.
  • Avaliação da vulnerabilidade e do potencial de proteção costeira das dunas frontais do litoral sul do rio grande do sul.
  • Avaliação das habilidades desenvolvidas no programa de educação tutorial na formação profissional dos egressos do pet- engenharia de alimentos - furg.
  • Cadernos de panorama geral: os dados do estágio do 3o. ano do curso de pedagogia
  • Caic e etnomatemática: uma proposta de ação pedagógica no processo de releitura das práticas escolares
  • Cartografia e a diversidade cultural gaúcha
  • Cegos e deficientes visuais na escola álvares de azevedo da cidade de rio grande: relações sociais, organização e regulamentações
  • Cenário da hanseníase no brasil: a importância do diagnóstico precoce da doença
  • Cisto de pericárdio: um relato de caso
  • Comemorações e festas escolares: um diálogo com a comunidade
  • Conhecimento fotográfico: pertencimento, memória e fotografia na sala de aula
  • Conscientizando sobre questões sociais através do “era uma vez...” na educação infantil
  • Considerações acerca do tribunal penal internacional e sua conformidade com a legislação brasileira
  • Considerações iniciais da(s) cidadania/estadania no brasil: os contrastes entre a cidadania tripartite de t. h. marshall e a estadania de josé murilo de carvalho
  • Construindo o imagético através da socialização: um trabalho de troca de livros
  • Costumes das diferentes zonas
  • Culturas históricas nos livros didáticos: as diferentes abordagens historiográficas do renascimento nos anos 1970-80
  • Curso popular paidéia: desenvolvimento de aulas de biologia com artefatos culturais para a contextualização dos assuntos com base em educação popular
  • Da anomalia genética à construção de um novo paradigma jurídico: quimerismo genético - em xeque as “certezas” do exame de dna
  • Dança latina como atividade extraclasse do pibid, inserido no ambiente escolar
  • Dançando com o pibid: reflexões a partir da atividade interdisciplinar no ii encontro do pibid ufpel
  • Década de 30: imprensa integralista em rio grande/rs
  • Desenvolvendo a criatividade no ensino técnico profissional com o auxílio de mapas mentais
  • Desenvolvimento de língua estrangeira através do grupo pet
  • Diferenças culturais e identitárias entre os integrantes mais antigos e mais jovens de uma comunidade quilombola remanescente
  • Diretrizes curriculares para educação ambiental – teoria ou prática?
  • Doença de behçet: importante diagnóstico diferencial de úlceras genitais
  • Educação formal e escolha da profissão: um estudo de caso na escola lília neves - rio grande/rs
  • Educação inclusiva e ensino de língua inglesa: um relato
  • Elaboração de exemplos didáticos para análise de percolação de água em areias
  • Eleições no 4º ano: exercitando a cidadania no cotidiano escolar
  • Ensinando língua portuguesa através de textos: aliando teoria e prática
  • Ensino do futebol: discussões a cerca de suas metodologias
  • Entendendo as plantas a partir do experimento com alpiste como prática de ensino para o 1º ano
  • Entraves e possibilidades da avaliação na ead: refletindo sobre a nossa experiência no curso de pedagogia – uab/furg
  • Entre o fazer e o saber sociológico: o processo da construção docente, através da prática desenvolvida no pibid
  • Estágio supervisionado e a formação de profesores no curso de geografia da universidade federal de pelotas-ufpel
  • Estudo do meio: ensino aprendizagem, buscando um olhar interdiciplinar com uma perspectiva socioambiental
  • Febre fobia: interfeência dos pais no manejo da febre na criança
  • Geografia e cidadania
  • Geografia na eja: algumas considerações
  • Grupo de estudos sobre a obra de michel foucault
  • Grupo instrumental: ensino coletivo em um espaço não formal
  • Hannah arendt e a crise na educação
  • Importância da monitora no processo de inclusão de alunos especiais no ensino regular
  • Inclusão da comunidade na escola
  • Inclusão digital através do laboratório de fontes de informações digitais do sistema de bibliotecas da furginclusão digital através do laboratório de fontes de informações digitais do sistema de bibliotecas da furg
  • Inquirição de vítimas de violência através do método do depoimento sem dano
  • Instrumento de pesquisa - catálogo seletivo utilizado para o acervo fotográfico do 1° seminário de ensino em arquivologia do rio grande do sul (searqrs)
  • Interdisciplinaridade, uma questão de conhecimentos
  • Junto e misturado: a importância da interdisciplinaridade na escola
  • Labintur - tecnologias da informação nas práticas de ensino em turismo
  • Lojas fictícias
  • Material concreto e lúdico: um auxílio ao professor
  • Meninas e futebóis no contexto escolar: percebendo relações e não relações
  • Mercado matemático: uma proposta de atividade prática- pibid educação ambiental
  • Meu corpo sou eu
  • Modelagem de processos judicias pela teoria dos jogos
  • Música na sala de aula de língua inglesa no ensino médio: uma experiencia no contexto do pibid/furg
  • Navio negreiro: uma experiência cênica
  • O anacronismo na história da arte aplicado à educação de jovens e adultos
  • O cuidado no ciclo gravidico puerperal vivenciado por estudantes de enfermagem em mobilidade acadêmica na itália
  • O desafio de ensinar física para crianças
  • O desenvolvimento da cidadania no contexto universitário
  • O ensino da sociologia na escola sylvia mello
  • O ensino da sociologia nas escolas em pelotas
  • O ensino de arte através do patrimonio cultural e material da cidade do rio grande:reflexões e desafios permanentes
  • O ensino de ciências e a pesquisa se entrelaçam nos caminhos da educação nos anos iniciais.
  • O ensino de ciências nos anos iniciais sob a perspectiva do diálogo
  • O ensino de espanhol nas séries iniciais
  • O ensino de geografia e a avaliação na educação do campo
  • O ensino de química geral numa perspectiva de comunidade aprendente nos cursos de engenharias da furg
  • O ensino do espanhol através de suas variantes
  • O estágio supervisionado para formação de professores
  • O jogo do pontinho como uma estratégia pedagógica
  • O papel da arte na constituição do sujeito cego
  • O pibid como prática docente
  • o pibid na escola: a escrita como forma de interação
  • O pibid na prática de ensino em geografia da escola areal - pelotas/rs
  • O pibid/inglês da furg e a sala de aula: espaço de construção identitária
  • O processo de construção da identidade de descendentes alemães residentes na cidade do rio grande
  • O que somos e fazemos além dos muros da escola. a construção de sujeitos sócios históricos se faz na prática das relações sociais.
  • O tempo da escola e seus desafios
  • O texto em sala de aula: um relato de prática de ensino em língua portuguesa
  • O trabalho de uma supervisora do programa institucional de bolsas de iniciação a docência em pedagogia, educação ambiental
  • O uso de esterotipo no ensino de lingua francesa
  • Oficina de violão clássico: uma proposta de ensino para jovens e adultos
  • Oficinas itinerantes: uma proposta de atividade do pibid geografia ufpel
  • Pacientes em hemodiálise no município do rio grande - ambulatório de nefrologia da famed furg de 2009 a 2012 - características epidemiológicas
  • Percepções do patrimônio da cidade de rio grande: a estação central de rio grande
  • Pibid: educação ambiental na escola
  • Pibid gestão escolar – a formação inicial aprendendo e pesquisando com a escola
  • Pibid humanidades ii: a contribuição das ciências sociais nos que diz respeito aos movimentos sociais
  • Pibid: uma referência para a espacialização geográfica na formação docente.
  • Pibid/música/ufpel: musicalizando a e.e.e. m. santa rita – pelotas – rs.
  • Plataforma moodle no aperfeiçoamento, interdisciplinaridade e no ensino de francês língua estrangeira (fle)
  • Possíveis causas de evasão universitária no curso de psicologia - furg de 2007 a 2012
  • Prática de escrita e reescrita de textos nas aulas de língua portuguesa
  • Práticas do estágio supervisionado em língua portuguesa
  • Práticas no instituto juvenal miller: memória e patrimônio.
  • Procedimentos operacionais padrão (pops) do centro de material do hospital universitário dr miguel riet côrrea jr
  • Professor aprendente, utilizando mapa e dicionário como recurso didático na aula de geografia
  • Programa institucional de bolsa de iniciaçao a docência: suas contribuições na formação do futuro professor de matemática
  • Reciclagem divertida através da sucatoteca
  • Re)educação alimentar: uma proposta pibid gestão escolar para a educação básica
  • Refletindo sobre o ensino de língua portuguesa
  • Reflexões acerca da constitucionalização do direito civil
  • Reflexões acerca do conteúdo esportes na escola, a partir de intervenções do pibid
  • Reflexões de professores em formação: uma análise de narrativas produzidas no subprojeto pibid/inglês da furg
  • Reflexões sobre a importancia do estimulo á leitura em diferentes áreas
  • Relato de caso de diagnóstico de paraparesia espástica tropical associada ao vírus linfotrópico humano de células t (htlv)
  • Relato de experiência: a importância da prática de higiene oral em pacientes da unidade de terapia intensiva.
  • Relato de experiência: uma assistente de lìngua portuguesa na frança
  • Retratos da formação profissional: professores de lutas
  • Revitalizando as floreiras: prática educativa ambiental em uma escola municipal do rio grande-rs
  • Roda de formação pibid: o uso da musica como metodologia de ensino em geografia
  • Sair da caverna: a fotografia como exercício pedagógico na formação de um novo olhar
  • Simulando a transmissão de características humanas com uma turma de ensino médio.simulando a transmissão de características humanas com uma turma de ensino médio.
  • Sistemas processuais penais e o processo penal contemporâneo
  • Sofrimento moral e advocacia em saúde na enfermagem: uma revisão sobre o tema
  • Sustentabilidade e trabalho
  • Tá ligado’ nas questões sociais- projeto pibid das ciências sociais ufpel
  • Tecnologia e educação nas atividades do pibid/ufpel
  • Temas geradores da 5ª edicao do premio professores do brasil seb/mec
  • Trabalhando os biomas brasileiros com jogos didáticos através do pibid biologia
  • Um experimento para a conscientização ambiental
  • Variação do custo do cesto básico no municipio de rio grande e cassino
  • Viabilizando aplicações de acessibilidade no website da furg
  • Visita domiciliaria
  • Vivências e aprendizagens na gestão democrática
  • A educação física no sistema único de saúde: olhares a partir de profissionais de uma unidade básica de saúde da cidade do rio grande/rs
  • Material dourado no ensino de progressão aritmética
  • O estágio como importante espaço de formação: experiências no curso de ciências sociais da ufpel
  • A abordagem comparatista e cultural no ensino de línguas estrangeiras
  • A arte como suplemento para o ensino da estatística
  • “a conquista da água”: visão globalizada x direito à vida
  • A construção de saberes através das vivências nos espaços educativos do caic-furg
  • A construção do conhecimento através de atividades lúdicas.
  • A cultura corporal na educação do campo: a educação física nas escolas itinerantes
  • A dança como possibilidade educativa e artística no ambiente escolar
  • A formação de videoteca digital para subsídio à formação do tecnólogo em gestão ambiental
  • A gramática na aula de língua portuguesa: dificuldades e possibilidades de ensino
  • A história e a geografia sob o olhar de pequenos aprendentes
  • A importância da imersão na aprendizagem de língua estrangeira
  • A importância da leitura documentária de materiais não-textuais para o bibliotecário indexador
  • A importância da motivação na aprendizagem
  • A importância do vínculo entre o usuário portador de câncer, seus familiares e a equipe da saúde da família.
  • A importancia emancipatoria avaliativa no uso de diferentes metodologias no pibid de geografia
  • A imunidade dos templos de qualquer culto e o princípio da proporcionalidade como ferramenta de sua interpretação
  • A integração das áreas de conhecimento através do projeto de sinalização do campus carreiros-furg.
  • A monitoria de matemática no ifrs
  • A mudança de paradigma no modelo de ensino-aprendizagem na disciplina de patologia, sob a ótica das diretrizes curriculares para o curso de medicina
  • A música como ferramenta de auxílio na aprendizagem do espanhol
  • A obrigatoriedade do ensino da história e da cultura africana e afro-brasileira: relato de uma experiência
  • A percepção de saúde de indivíduos usuários de drogas e portadores de doenças crônicas: um estudo quantitativo
  • A percepção dos problemas ambientais através de atividades práticas
  • A prática da docência em história através dos estagios na e.e.e.m. dr. augusto duprat
  • A prática da reescrita em uma escola riograndina: um relato de experiência
  • A produção cultural musical da cidade de pelotas e a escola estadual de ensino médio santa rita: uma aproximação do pibid/música/ufpel com o projeto “que som é esse?”
  • A produção gráfica como ferramenta de avaliação da aprendizagem
  • A relação entre o preconceito e o atendimento nos serviços de saúde aos usuários de drogas
  • Acessibilidade do idoso em casa
  • Ações do pibid-francês para reinserção do francês língua estrangeira (fle) no colégio estadual lemos júnior
  • Acompanhamento dos projetos de graduação dos cursos de engenharia mecânica da furg - 2012
  • Acompanhamento e avaliação dos estágios em engenharia civil e engenharia civil empresarial no ano de 2012
  • Acompanhamento e avaliação dos estágios obrigatórios e não obrigatórios dos cursos de engenharia mecânica da furg - 2012
  • Alfabetização cartográfica: essencial para o aprendizado em geografia.
  • Ambiente escolar: a dinâmica entre professores e alunos
  • Análise da inclusão de estudantes com necessidades específicas nos cursos de graduação da furg
  • Análise do perfil do egresso de geografia bacharelado
  • Análise do pibid sobre proposta pedagógica para ensino médio no espaço do pibid
  • Análise dos resultados do minicurso circuitos elétricos: interações com a prática
  • Analise regional do ensino de física
  • Animações como método de ensino de estatística
  • Aplicação de mineração de dados para a seleção de compostos baseada em descritores moleculares
  • Aplicações da energia solar para fins eletroquímicos no ensino da físico-química
  • Aplicações da teoria dos grafos no ensino médio
  • Apoio ao processo de ensino-aprendizagem da aplicação de ferramentas de software livre na análise e síntese de sistemas químicos
  • Aproveitamento do óleo residual de fritura para fabricação de biodiesel
  • Aproximações entre o cuidar e o educar na educação infantil no olhar de pais e professores na escola frederico ernesto buchholz
  • Arte e matemática: explorando a simetria na ilusão de ótica de escher (op art)
  • Arte e matemática: o movimento cubista revelado nas formas da geometria espacial
  • Arte e matemática: possibilidades interdisciplinares no ensino superior
  • Arte e matemática saindo do convencional: o tangram do bi ao tridimensional
  • As noções de tempo histórico nos livros didáticos de história para o segundo ano do ensino fundamental anos iniciais
  • As tecnologias da informação aplicadas ao turismo: práticas e atividades do laboratório de informática e tecnologia da informação - labiti – do curso de turismo binacional, furg.
  • Aspectos históricos que perpassam a educação de jovens e adultos
  • Assistência domiciliar de enfermagem ao portador de acidente de trânsito:relato de experência.
  • Ateliês de escrileitura e a produção da diferença no exercício do escrever
  • Atividade de ensino: monitoria das disciplinas anatomo-fisiologia do sistema nervoso central e; neurociências
  • Atividade experimental na escola – um desafio no ensino básico ao licenciando
  • Atividade experimental: reflexões e ações
  • Atividades de consciência fonológica: uma contribuição para sala de recursos
  • Aula experimental como prática em sala de aula
  • Autonomia escolar e gestão de recursos
  • Avaliação na educação infantil na rede municipal e particular de ensino em rio grande/rs
  • Banco imobiliário matematico
  • Bingo da fatoração: uma maneira lúdica de aprender matematica
  • Bingo dos números inteiros
  • Bismarque,pescando o conhecimento matemático.
  • Brincando e aprendendo
  • Bulliyng – um tema interdisciplinar
  • Canto e violão – uma proposta de musicalização do pibid/música/ufpel na escola estadual ginásio do areal – pelotas/rs
  • Circuitos elétricos residenciais: uma abordagem em sala de aula
  • Clarice lispector na literatura infantil
  • Cluster hoteleiro do extremo mais ao sul do brasil (santa vitória do palmar e chuí).
  • Constrindo laços em um grupo de puericultura
  • Construindo figuras geométricas no plano cartesiano
  • Contando histórias e fazendo história
  • Contextualizando a matemática
  • Contrato de adesão: abusividade contratual nas relações de consumo
  • Cooperativas de mão-de-obra: uma breve investigação a cerca de suas dimensões
  • Criação de um software para reserva de salas da furg
  • Cuidados mediatos ao recém-nascido: um relato de experiência de acadêmicas de enfermagem
  • Desenvolvimento de uma ferramenta educacional para o estudo de famílias lógicas mos estáticas
  • Dicionário:fonte única de sentido?
  • Do conhecimento ao pertencimento: problematizando a realidade socioambiental local com as escolas atendidas pelo teias/furg
  • Do mais ao menos: arte e matemática em movimento
  • Doença de kavasaki: um desafio diagnóstico
  • Economia doméstica: um relato de experiência do pibid - geografia
  • Efeito da exposição do nanomaterial grafeno através da dieta na produção de espécies reativas de oxigênio em diferentes tecidos do camarão branco do pacifico litopenaeus vannamei.
  • Ensinando e aprendendo com música na geografia
  • Ensino de controle de processos químicos pelo uso de software livre
  • Entendendo o espaço através do desenho
  • Entre praças e sepulturas: o espaço urbano como linguagem e dramaturgia de uma cena teatral
  • Equações do 2º grau: atividades contextualizadas
  • “era uma vez: resgatando a convivência familiar e escolar”
  • Erros de medicação:uma revisão bibliográfica
  • Esperança esonhos na volta a escola
  • Estatística: percurso até a atualidade.
  • Estimulando a criatividade
  • Estudo de caso sobre hepatite c: ampliando conhecimentos de estudantes, portador e agentes comunitários de saúde
  • Estudos multidisciplinares em fisiologia e saúde: formação de promotores da saúde
  • Experiência com salas ambientes no ensino de geografia na e. m. e.f. frança pinto
  • Experimentação em sala de aula
  • Experimentando o ato docente: uma visão a partir da escola j. o. m
  • Fabricação de sabão em barra a partir de óleo residual de fritura
  • Física aplicada
  • Física moderna e contemporânea: possíveis caminhos para sala de aula
  • Gincana junina
  • Gingana didática biológica: a importância de uma aula mais dinâmica
  • Globos e mapas como ferramenta didática no ensino de geografia
  • Green it em portugal: consumo consciente
  • Grupo de estudos “a criança e o processo de aprendizagem: construindo um novo olhar sobre a relação entre as práticas pedagógicas e o desenvolvimento psicológico infantil”
  • Grupo de estudos sobre a psicologia analítica de carl gustav jung
  • Grupo de estudos sobre temas diversos da psicologia
  • Hidrólise do acetato de etila catalisada por uma resina catiônica forte
  • Introdução ao estudo numérico de conversores de energia das ondas do mar em energia elétrica
  • Introdução de atividades experimentais no ensino de fisica
  • Investigação da aprendizagem da estatítica na educação básica
  • Livro didático de historia como produto: relações entre ensino e políticas educacionais
  • Mais educação: uma perspectiva de dialogo entre a universidade e a escola
  • Manutenção e suporte do c3
  • Monitoria de anatomia humana: chega de dúvidas
  • Monitoria de bioquímica médica: um programa de ensinagem
  • Monitoria de gestão de acervos: uma nova visão sobre a disciplina
  • Monitoria: uma experiência de aprendizagem docente com licenciandos e licenciandas de geografia da furg na disciplina de eja
  • Monômios e suas operações: construção e resolução de problemas contextualizados
  • Núcleo de estudos sobre populações costeiras e tradicionais- neco
  • O apoio pedagógico de matemática através da exploração do raciocínio lógico
  • O complexo de édipo: de sófocles a shakespeare
  • O contexto pedagógico nos anos iniciais
  • O controle dos espaços e a regulação dos sujeitos infantis: práticas cotidianas na educação infantil
  • O debate como estratégia de ensino
  • O desafio da educação em saúde com idosos – um relato de experiência
  • O desafio de ensinar física para crianças
  • O discurso sobre o politicamente correto
  • O ensino contextualizado dos biomas brasileiros nos 6º anos: uma experiência do pibid biologia
  • O ensino de história da áfrica e da cultura afro-brasileira nas escolas: as repercussões na implantação da lei 10639/2003
  • O “juri simulado” como ferramenta de ensino nas aulas de história
  • O laboratório de ensino e prática docente na formação professores
  • O lúdico como mediador de aprendizagem
  • O lúdico na formação de novas palavras: jogos fonológicos
  • O lúdico nos processos de desenvolvimento e aprendizagem escolar
  • O negro na cidade do rio grande: legado cultural, social e religioso (1930 – 1950)
  • O salário na sociedade moderna: os impactos da inovação tecnológica e os direitos ao salário justo e ao trabalho decente na perspectiva do trabalho bancário.
  • O sistema de alojamento conjunto: uma revisão integrativa
  • O uso de metodologias educativas unidas às tecnologias digitais na disciplina de direito processual civil
  • Objetos cotidianos: o uso dos inventários pos-mortem como via de acesso à cultura material no âmbito do projeto “paisagens e identidades: a modernidade riograndina”
  • Objetos virtuais de aprendizagem: tecnologia virtual no auxilio ao ensino superior
  • Oficina de atividades de consciência fonológica
  • Os deslocamentos ocorridos nas concepções pedagógicas na educação infantil: estudo de caso de uma emei na cidade do rio grande
  • Os direitos sociais e os efeitos da globalização nas relações de trabalho contemporâneas.
  • Osteoartropatia hipertrófica secundária à neoplasia pulmonar
  • Para além do relato: conhecendo a realidade das escolas participantes do pibid geografia
  • Passaporte para a francofonia
  • Percepção de parturientes adolescentes a respeito das relações interpessoais com a equipe de saúde
  • Pibid construindo conhecimentos
  • Pibid educação física furg as referências dos primeiros passos
  • Pibid educação física: reflexões no espaço escolar
  • Pibid- história da furg (re) construindo conceitos
  • Pilares da relação médico-paciente: a relaçao aluno-paciente em semiologia
  • Prácticas motivadoras en clases de lengua española
  • Prática artística e patrimonial no instituto juvenal miller
  • Pratica docente e o pibid no estágio do ensino fundamental
  • Primeiras experiências na docência.
  • Processo de enfermagem de um paciente com diagnóstico clínico de pneumonia
  • Programa institucional de desenvolvimento do estudante (pde) no núcleo de design e diagramação da sead - furg
  • Programa para incentivo das atividades acadêmicas dos estudantes de engenharia bioquímica: ano 3
  • Projeto prodocência: estimulando professores e alunos na construção do conhecimento coletivo
  • Projetos temáticos: uma proposta para um ensino mais efeciente de língua materna
  • Proteção da criança frente à publicidade abusiva
  • Prova brasil impactos, limites e possiblidades – um estudo de caso em cinco municípios da zona sul
  • Qualidade de vida em pacientes idosos com osteoporose: um estudo transversal
  • Química nova na escola: a temática “água” potencializando a aprendizagem e a formação de professores de química
  • Reciclagem
  • Recontar histórias que as pibidianas contam
  • Recrutas da alegria: relação estudante -paciente
  • Recurso didático no ensino de ciências: possibilitando o aprendizado dos seres vivos através de vídeos
  • Registros de inserção na educação infantil: um olhar a partir da emei castelo branco
  • Relato de caso: esclerose múltipla
  • Relato de experiência: a humanização dos cuidados em sáude através do projeto recrutas da alegria da universidade federal de rio grande (furg)
  • Relato de experiência de estágio no cras
  • Repensando perspectivas no estágio supervisionado em história
  • Resgate do histórico dos centros de atenção psicossocial de rio grande - rs
  • Roleta das equações
  • Saberes populares
  • Série de casos de colecistectomia videolaparoscópica com 3 e 4 incisões
  • Sistema de representação em arquitetura: utilização de softwares na otimização de projetos com base no gerenciamento da informação
  • Tanque de percolação e drenagem de água em solos: projeto, construção e teste
  • Teatro na escola: desenvolvendo a tolerância
  • Tecendo diálogo entre a memória e o patrimõnio local através do projeto de iniciação à docência
  • Tecnologia para inclusão digital de pessoas surdas: sistema de tradução online português/libras
  • Turismo e tecnologias da informação: uma experiência de monitoria no laboratório de informática do curso de turismo - labintur.
  • Um estudo da partícula “se” como indeterminador ou apassivador e seu uso em textos jornalísticos e em textos produzidos em sala de aula
  • Um projeto de trabalho interdisciplinar
  • Um relato sobre o processo de diagramação da coleção cadernos pedagógicos da ead
  • Uma experiência de formação profissional junto ao núcleo de revisão linguística da sead - furg
  • Uma proposta para a melhoria da aquisição e desenvolvimento de habilidades em disciplinas básicas da ciência da computação
  • Uma reflexão sobre a educação e a produção acadêmica em tempos de greve na furg
  • Uso de células solares fotovoltaicas para divulgação da química em escolas e feira de ciências
  • Utilização da internet como ferramenta para qualificação do ensino de graduação em microbiologia e imunologia
  • Vivencias em escola rural com formação compartilhada
  • "viver e conviver é uma arte: em busca de qualidade de vida e de um bom convívio na ceu-paraíso."