- Acolhimento ao estudante em situação de sofrimento psicológico no núcleo de assistência estudantil (nae)
- Projeto acessibilidade como inclusão social rampas de acesso em estabelecimentos comerciais e públicos na cidade do rio grande, rs
- Projeto educação ambiental cidadã: uma prática pedagógica interdisciplinar
- A abordagem do toque terapêutico na disciplina de terapias alternativas aplicada à enfermagem
- A compreensão cronológica de tempo pelos índios
- A construção de aprendizagens através de oficinas de músicas com educadores infantis
- A construção do conhecimento proporcionado pelo pibid nos espaços educativo do caic-furg
- A educação patrimonial como recurso didático no ensino da história local
- A formação inicial docente sobre o olhar de bolsistas do subprojeto pibid/inglês – furg
- A história de vida de um surdo na perspectiva da psicologia social
- A identidade através do corpo: uma fronteira entre aceitação e o preconceito dentro da escola.
- A imersão cultural na construção de conhecimentos
- A implementação do ensino médio politécnico: um estudo de caso na escola estadual de ensino médio lilia neves.
- A importância de atividades práticas no ensino de biologia
- A importância do ensino de geografia na educação do campo: diálogos com a escola estadual de ensino fundamental oziel alves pereira - canguçu/rs
- A interdisciplinaridade através do xadrez
- A linguagem cartográfica nos anos iniciais: uma proposta do pibid geografia ufpel
- A manutenção do vinculo nas ações em saúde: uma equação entre ação desejada e necessidade imediata
- A monitoria instigando o conhecimento: utilização de fungos e bactérias para a alimentação sob a ótica arqueológica
- A prática pedagógica dos professores de sociologia nas escolas pibidianas
- A (re)produção de cidadãos redundantes e sua inter-relação com a modernidade líquida e o sistema educacional brasileiro
- A revisão linguística no contexto da ead
- A utilização da simulação realística na disciplina de enfermagem em saúde da mulher
- Ações de educação em saúde em uma unidade clinica assistencial: um relato de experiência.
- Acolhimento em sala de espera na clínica escola da furg
- Acompanhamento e avaliação dos estágios obrigatórios e não obrigatórios em engenharia civil da furg - 2013
- Acompanhamento e melhoria das aulas práticas de farmacologia na disciplina de testes toxicológicos
- Adaptação da música no contexto escolar
- Água: o meio ambiente na caixa de pandora
- Alfabetizando com arte
- Alunos indígenas na furg
- Análise em relação ao uso de material digital e impresso produzido para o ensino a distância da furg
- Aplicação do braço hidráulico como aula prática em sala de aula
- Apoio pedagógico ao acadêmico indígena na furg
- "apoio pedagógico docente e discente aos acadêmicos indígenas e quilombolas da furg"
- Arquitetura e patrimônio no instituto juvenal miller
- As contribuições da educação musical na escola estadual de ensino médio monsenhor de queiroz; a formação de um grupo musical, baseado nos resultados de um diagnostico
- As experiencias do pibid enriquecendo a prática docente na graduação ou na formação inicial de professores
- As ideias jurídico-penais no cenário dos séculos xvii e xviii: o embrião do espírito moderno, a ascenção do ‘paradigma garantista’ e a obra dei delliti e delle pene de cesare beccaria
- As possibilidades que temos ao repassar o conhecimento: o relato das experiências de ser monitor na academia
- Atividades dinâmicas: a implicação destas atividades nas relações dentro da sala de aula
- Atravessando fronteiras: o espanhol numa viagem de imersão
- Autonomia, cidadania e ética na turma 2en1 da escola assis brasil.
- "autonomia e cidadania" - o lugar do teatro dentro de um grupo interdisciplinar.
- Avaliação da vulnerabilidade e do potencial de proteção costeira das dunas frontais do litoral sul do rio grande do sul.
- Avaliação das habilidades desenvolvidas no programa de educação tutorial na formação profissional dos egressos do pet- engenharia de alimentos - furg.
- Cadernos de panorama geral: os dados do estágio do 3o. ano do curso de pedagogia
- Caic e etnomatemática: uma proposta de ação pedagógica no processo de releitura das práticas escolares
- Cartografia e a diversidade cultural gaúcha
- Cegos e deficientes visuais na escola álvares de azevedo da cidade de rio grande: relações sociais, organização e regulamentações
- Cenário da hanseníase no brasil: a importância do diagnóstico precoce da doença
- Cisto de pericárdio: um relato de caso
- Comemorações e festas escolares: um diálogo com a comunidade
- Conhecimento fotográfico: pertencimento, memória e fotografia na sala de aula
- Conscientizando sobre questões sociais através do “era uma vez...” na educação infantil
- Considerações acerca do tribunal penal internacional e sua conformidade com a legislação brasileira
- Considerações iniciais da(s) cidadania/estadania no brasil: os contrastes entre a cidadania tripartite de t. h. marshall e a estadania de josé murilo de carvalho
- Construindo o imagético através da socialização: um trabalho de troca de livros
- Costumes das diferentes zonas
- Culturas históricas nos livros didáticos: as diferentes abordagens historiográficas do renascimento nos anos 1970-80
- Curso popular paidéia: desenvolvimento de aulas de biologia com artefatos culturais para a contextualização dos assuntos com base em educação popular
- Da anomalia genética à construção de um novo paradigma jurídico: quimerismo genético - em xeque as “certezas” do exame de dna
- Dança latina como atividade extraclasse do pibid, inserido no ambiente escolar
- Dançando com o pibid: reflexões a partir da atividade interdisciplinar no ii encontro do pibid ufpel
- Década de 30: imprensa integralista em rio grande/rs
- Desenvolvendo a criatividade no ensino técnico profissional com o auxílio de mapas mentais
- Desenvolvimento de língua estrangeira através do grupo pet
- Diferenças culturais e identitárias entre os integrantes mais antigos e mais jovens de uma comunidade quilombola remanescente
- Diretrizes curriculares para educação ambiental – teoria ou prática?
- Doença de behçet: importante diagnóstico diferencial de úlceras genitais
- Educação formal e escolha da profissão: um estudo de caso na escola lília neves - rio grande/rs
- Educação inclusiva e ensino de língua inglesa: um relato
- Elaboração de exemplos didáticos para análise de percolação de água em areias
- Eleições no 4º ano: exercitando a cidadania no cotidiano escolar
- Ensinando língua portuguesa através de textos: aliando teoria e prática
- Ensino do futebol: discussões a cerca de suas metodologias
- Entendendo as plantas a partir do experimento com alpiste como prática de ensino para o 1º ano
- Entraves e possibilidades da avaliação na ead: refletindo sobre a nossa experiência no curso de pedagogia – uab/furg
- Entre o fazer e o saber sociológico: o processo da construção docente, através da prática desenvolvida no pibid
- Estágio supervisionado e a formação de profesores no curso de geografia da universidade federal de pelotas-ufpel
- Estudo do meio: ensino aprendizagem, buscando um olhar interdiciplinar com uma perspectiva socioambiental
- Febre fobia: interfeência dos pais no manejo da febre na criança
- Geografia e cidadania
- Geografia na eja: algumas considerações
- Grupo de estudos sobre a obra de michel foucault
- Grupo instrumental: ensino coletivo em um espaço não formal
- Hannah arendt e a crise na educação
- Importância da monitora no processo de inclusão de alunos especiais no ensino regular
- Inclusão da comunidade na escola
- Inclusão digital através do laboratório de fontes de informações digitais do sistema de bibliotecas da furginclusão digital através do laboratório de fontes de informações digitais do sistema de bibliotecas da furg
- Inquirição de vítimas de violência através do método do depoimento sem dano
- Instrumento de pesquisa - catálogo seletivo utilizado para o acervo fotográfico do 1° seminário de ensino em arquivologia do rio grande do sul (searqrs)
- Interdisciplinaridade, uma questão de conhecimentos
- Junto e misturado: a importância da interdisciplinaridade na escola
- Labintur - tecnologias da informação nas práticas de ensino em turismo
- Lojas fictícias
- Material concreto e lúdico: um auxílio ao professor
- Meninas e futebóis no contexto escolar: percebendo relações e não relações
- Mercado matemático: uma proposta de atividade prática- pibid educação ambiental
- Meu corpo sou eu
- Modelagem de processos judicias pela teoria dos jogos
- Música na sala de aula de língua inglesa no ensino médio: uma experiencia no contexto do pibid/furg
- Navio negreiro: uma experiência cênica
- O anacronismo na história da arte aplicado à educação de jovens e adultos
- O cuidado no ciclo gravidico puerperal vivenciado por estudantes de enfermagem em mobilidade acadêmica na itália
- O desafio de ensinar física para crianças
- O desenvolvimento da cidadania no contexto universitário
- O ensino da sociologia na escola sylvia mello
- O ensino da sociologia nas escolas em pelotas
- O ensino de arte através do patrimonio cultural e material da cidade do rio grande:reflexões e desafios permanentes
- O ensino de ciências e a pesquisa se entrelaçam nos caminhos da educação nos anos iniciais.
- O ensino de ciências nos anos iniciais sob a perspectiva do diálogo
- O ensino de espanhol nas séries iniciais
- O ensino de geografia e a avaliação na educação do campo
- O ensino de química geral numa perspectiva de comunidade aprendente nos cursos de engenharias da furg
- O ensino do espanhol através de suas variantes
- O estágio supervisionado para formação de professores
- O jogo do pontinho como uma estratégia pedagógica
- O papel da arte na constituição do sujeito cego
- O pibid como prática docente
- o pibid na escola: a escrita como forma de interação
- O pibid na prática de ensino em geografia da escola areal - pelotas/rs
- O pibid/inglês da furg e a sala de aula: espaço de construção identitária
- O processo de construção da identidade de descendentes alemães residentes na cidade do rio grande
- O que somos e fazemos além dos muros da escola. a construção de sujeitos sócios históricos se faz na prática das relações sociais.
- O tempo da escola e seus desafios
- O texto em sala de aula: um relato de prática de ensino em língua portuguesa
- O trabalho de uma supervisora do programa institucional de bolsas de iniciação a docência em pedagogia, educação ambiental
- O uso de esterotipo no ensino de lingua francesa
- Oficina de violão clássico: uma proposta de ensino para jovens e adultos
- Oficinas itinerantes: uma proposta de atividade do pibid geografia ufpel
- Pacientes em hemodiálise no município do rio grande - ambulatório de nefrologia da famed furg de 2009 a 2012 - características epidemiológicas
- Percepções do patrimônio da cidade de rio grande: a estação central de rio grande
- Pibid: educação ambiental na escola
- Pibid gestão escolar – a formação inicial aprendendo e pesquisando com a escola
- Pibid humanidades ii: a contribuição das ciências sociais nos que diz respeito aos movimentos sociais
- Pibid: uma referência para a espacialização geográfica na formação docente.
- Pibid/música/ufpel: musicalizando a e.e.e. m. santa rita – pelotas – rs.
- Plataforma moodle no aperfeiçoamento, interdisciplinaridade e no ensino de francês língua estrangeira (fle)
- Possíveis causas de evasão universitária no curso de psicologia - furg de 2007 a 2012
- Prática de escrita e reescrita de textos nas aulas de língua portuguesa
- Práticas do estágio supervisionado em língua portuguesa
- Práticas no instituto juvenal miller: memória e patrimônio.
- Procedimentos operacionais padrão (pops) do centro de material do hospital universitário dr miguel riet côrrea jr
- Professor aprendente, utilizando mapa e dicionário como recurso didático na aula de geografia
- Programa institucional de bolsa de iniciaçao a docência: suas contribuições na formação do futuro professor de matemática
- Reciclagem divertida através da sucatoteca
- Re)educação alimentar: uma proposta pibid gestão escolar para a educação básica
- Refletindo sobre o ensino de língua portuguesa
- Reflexões acerca da constitucionalização do direito civil
- Reflexões acerca do conteúdo esportes na escola, a partir de intervenções do pibid
- Reflexões de professores em formação: uma análise de narrativas produzidas no subprojeto pibid/inglês da furg
- Reflexões sobre a importancia do estimulo á leitura em diferentes áreas
- Relato de caso de diagnóstico de paraparesia espástica tropical associada ao vírus linfotrópico humano de células t (htlv)
- Relato de experiência: a importância da prática de higiene oral em pacientes da unidade de terapia intensiva.
- Relato de experiência: uma assistente de lìngua portuguesa na frança
- Retratos da formação profissional: professores de lutas
- Revitalizando as floreiras: prática educativa ambiental em uma escola municipal do rio grande-rs
- Roda de formação pibid: o uso da musica como metodologia de ensino em geografia
- Sair da caverna: a fotografia como exercício pedagógico na formação de um novo olhar
- Simulando a transmissão de características humanas com uma turma de ensino médio.simulando a transmissão de características humanas com uma turma de ensino médio.
- Sistemas processuais penais e o processo penal contemporâneo
- Sofrimento moral e advocacia em saúde na enfermagem: uma revisão sobre o tema
- Sustentabilidade e trabalho
- Tá ligado’ nas questões sociais- projeto pibid das ciências sociais ufpel
- Tecnologia e educação nas atividades do pibid/ufpel
- Temas geradores da 5ª edicao do premio professores do brasil seb/mec
- Trabalhando os biomas brasileiros com jogos didáticos através do pibid biologia
- Um experimento para a conscientização ambiental
- Variação do custo do cesto básico no municipio de rio grande e cassino
- Viabilizando aplicações de acessibilidade no website da furg
- Visita domiciliaria
- Vivências e aprendizagens na gestão democrática