O Comitê de Ética em Pesquisa com seres humanos da Universidade Federal do Rio Grande (CEP-FURG) tem por finalidade defender os interesses dos participantes de pesquisa em sua integridade e dignidade, contribuindo para o desenvolvimento de pesquisas dentro dos padrões éticos consensualmente aceitos e legalmente preconizados, baseando-se nos princípios universalmente aceitos de autonomia, beneficência, não maleficência, justiça e equidade.

A pesquisa envolvendo seres humanos é aquela que tem como participante o ser humano, e que o envolva de forma direta ou indireta, incluindo o manejo de seus dados, informações ou materiais biológicos.

 

O CEP-FURG está credenciado junto a Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP) e constitui-se de um colegiado interdisciplinar e independente, de relevância pública, de caráter consultivo, deliberativo e educativo. O Sistema CEP/CONEP consiste em um sistema integrado, formado pela CONEP como autoridade nacional do Conselho Nacional de Saúde e pelos CEPs como autoridades institucionais. Esse Sistema utiliza mecanismos próprios de inter-relação, num trabalho cooperativo que visa, especialmente, à proteção dos participantes de pesquisa do Brasil, de forma coordenada e descentralizada.

 

Atendimentos do CEP-FURG

Atendimento presencial ou via telefone, no prédio das Pró-Reitorias segundo andar-Propesp, disponível nas segundas-feiras das 8 às 12h, nas terças-feiras das 9 às 13h, nas quartas-feiras das 13h30min às 17h30min, nas quintas-feiras das 9 às 17h30min, ou em outros horários mediante agendamento.  Atendimento em período integral através do e-mail: cep@furg.br. 

Material educativo pode ser consultado em nossas redes sociais, Instagram @cepfurg https://web.facebook.com/cepfurg.comitedeetica.3
 
 
 
 Número: (53) 3237-3013.
 
Anexos