Este edital tem como objetivo apoiar a participação de discentes de mestrado e de doutorado, vinculados aos Programas de Pós-Graduação stricto sensu acadêmicos notas 3, 4 e 5, em atividades de intercâmbio, de curta duração, entre grupos de pesquisa e Programas de Pós-Graduação de instituições, nacionais e estrangeiras, com o objetivo de fomentar e fortalecer convênios técnico-científicos.
É condição para concorrer ao Edital não ter sido contemplado em edital de mobilidade, interno ou externo, no período de estudos no curso em que está matriculado. Ou seja, discentes contemplados nos editais PROPESP de Mobilidade Discente 2022 ou 2023 ou em editais de mobilidade de agências de fomento externas, não poderão participar do presente edital.
Inscrições entre 29 de julho e 18 de agosto de 2024

Acesse aqui o edital

RESULTADO PRELIMINAR

RESULTADO FINAL - publicado em 03/09/2024

 

 

 

Apenas nas últimas semanas a Pró-reitoria de Pesquisa de Pós-graduação (PROPESP-FURG) recebeu os resultados dos financiadores quanto ao quantitativo de bolsas a serem disponibilizadas aos estudantes de graduação. Imediatamente procedeu-se à distribuição aos planos de trabalhos, conforme classificação baseada na pontuação obtida no Edital Unificado de Pesquisa. A lista no link abaixo contém os títulos dos planos de trabalho dos bolsistas, proponentes e ordem de classificação, além da categoria e financiador da bolsa. Este processo é informativo, não previsto no cronograma do edital, e visa dar transparência a todo o processo. Os proponentes com cotas alocadas foram informados por email, com as orientações sobre divulgação e seleção de bolsistas, a serem indicados via Sistema.
Houve grande número de propostas inscritas, semelhante a 2023. Apesar dos contratempos como a enchente e a greve, que dificultaram as inscrições, o adiamento dos prazos para inscrição permitiu uma elevada demanda. Outra boa notícia foi o aumento no número de bolsas, com novas cotas de bolsas de IC-Ações afirmativas (PIBIC-Af) e de Iniciação Tecnológica (IT) oriundas do CNPq, conforme gráfico. Apesar dos recursos do orçamento limitados nos últimos anos, a FURG passou de 297 bolsas em 2019 para um total de 386 bolsas em 2024, somados CNPq, FAPERGS e EPEC-FURG; um aumento de quase 30%. Desta forma, um maior número de estudantes receberá bolsas para iniciar ou aprimorar seu desenvolvimento na pesquisa científica e tecnológica.

 

Um total de 250 pesquisadores foram contemplados com bolsas para o período 2024-25, em comparação a 264 em 2024. Isso ocorreu, em parte, devido a uma redução em 19 pesquisadores que solicitaram bolsas neste ano em comparação ao número de pesquisadores que inscreveram projetos em 2023. Por fim, pequenos ajustes foram feitos no edital, após discussão e aprovação pelo Comitê de Ciência, Tecnologia e Inovação (CCTI), para corrigir uma distorção que ocorreu no edital de 2023. Com isso, pesquisadores melhor ranqueados receberam um número de bolsas condizentes com sua produção, sem deixar de manter as ações inclusivas. Assim, neste edital de 2024 obtivemos um cenário de distribuição intermediário em comparação a 2022 e 2023, conforme gráficos. Ressalta-se, entretanto, que o edital de 2024 continua democratizando a distribuição de bolsas para grupos com desvantagens para a produção científica (com cotas para os campi, para mães e gestantes retornado de licença, e para os jovens pesquisadores-recém doutores), e impede a distribuição de 4 quotas para mesmos pesquisador, algo que na prática já vinha acontecendo, em que pese a inexistência de regra explícita. Este item impede a concentração de cotas nos mesmos pesquisadores, algo que ocorria fortemente no passado.

O crescimento das demandas nos anos recentes, ao mesmo tempo em que a FURG consegue obter maior número de bolsas, é visto positivamente, pois reflete a diversificação e ampliação da pesquisa nas mais diversas áreas e em todos os campi em que a FURG está presente, além de atender um maior número de estudantes. Destacamos, por fim, que apesar do aumento no total de bolsas, apenas cerca de 60% dos planos de bolsa demandados podem ser contemplados

Lista de contemplados FAPERGS CNPq e EPEC